Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/25031 |
Resumo: | Neste estudo, partindo do reconhecimento da importância da educação das populações para a salvaguarda e a proteção do património cultural, estipula-se o objetivo de refletir sobre a favorabilidade da construção de projetos de educação patrimonial direcionados aos públicos escolares. Para isso, toma-se como estudo de caso um conjunto de atividades municipais de educação patrimonial, englobadas no serviço educativo da Câmara Municipal da Moita. Através deste trabalho procura-se, por um lado, compreender quais os objetivos e linhas estratégicas desse projeto e de que forma é operacionalizado, e por outro, identificar e analisar os níveis de adesão das escolas deste concelho às atividades, perceber que relevância é atribuída por estas à educação patrimonial como recurso para a educação comunitária, e possíveis fragilidades que desincentivem a sua adesão. |
id |
RCAP_c99d661e6b665d1f51ac73de141bdf5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/25031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da MoitaPatrimónio cultural -- Cultural heritageEducação comunitária -- Community educationEducação não formal -- Non-formal educationEducação patrimonialHeritage educationNeste estudo, partindo do reconhecimento da importância da educação das populações para a salvaguarda e a proteção do património cultural, estipula-se o objetivo de refletir sobre a favorabilidade da construção de projetos de educação patrimonial direcionados aos públicos escolares. Para isso, toma-se como estudo de caso um conjunto de atividades municipais de educação patrimonial, englobadas no serviço educativo da Câmara Municipal da Moita. Através deste trabalho procura-se, por um lado, compreender quais os objetivos e linhas estratégicas desse projeto e de que forma é operacionalizado, e por outro, identificar e analisar os níveis de adesão das escolas deste concelho às atividades, perceber que relevância é atribuída por estas à educação patrimonial como recurso para a educação comunitária, e possíveis fragilidades que desincentivem a sua adesão.In this study, starting from the recognition of the importance of educating populations to safeguard and protect cultural heritage, the objective is stipulated to reflect on the favorability of building heritage education projects aimed at school audiences. For this, a set of municipal heritage education activities is taken as a case study, included in the educational service of the Municipality of Moita. Through this work, it is sought on one hand, to understand the objectives and strategic lines of this project and how it is operationalized, and on the other hand, to identify and analyze the levels of adherence of schools in this municipality to the activities, disclosing what relevance is attributed by them to heritage education as a resource for community education, and possible weaknesses that discourage their adherence.2022-04-05T09:08:17Z2022-01-28T00:00:00Z2022-01-282021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/25031TID:202976475porCondeço, Luís Guilherme Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/25031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:12.792949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita |
title |
Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita |
spellingShingle |
Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita Condeço, Luís Guilherme Silva Património cultural -- Cultural heritage Educação comunitária -- Community education Educação não formal -- Non-formal education Educação patrimonial Heritage education |
title_short |
Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita |
title_full |
Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita |
title_fullStr |
Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita |
title_full_unstemmed |
Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita |
title_sort |
Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita |
author |
Condeço, Luís Guilherme Silva |
author_facet |
Condeço, Luís Guilherme Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Condeço, Luís Guilherme Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Património cultural -- Cultural heritage Educação comunitária -- Community education Educação não formal -- Non-formal education Educação patrimonial Heritage education |
topic |
Património cultural -- Cultural heritage Educação comunitária -- Community education Educação não formal -- Non-formal education Educação patrimonial Heritage education |
description |
Neste estudo, partindo do reconhecimento da importância da educação das populações para a salvaguarda e a proteção do património cultural, estipula-se o objetivo de refletir sobre a favorabilidade da construção de projetos de educação patrimonial direcionados aos públicos escolares. Para isso, toma-se como estudo de caso um conjunto de atividades municipais de educação patrimonial, englobadas no serviço educativo da Câmara Municipal da Moita. Através deste trabalho procura-se, por um lado, compreender quais os objetivos e linhas estratégicas desse projeto e de que forma é operacionalizado, e por outro, identificar e analisar os níveis de adesão das escolas deste concelho às atividades, perceber que relevância é atribuída por estas à educação patrimonial como recurso para a educação comunitária, e possíveis fragilidades que desincentivem a sua adesão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11 2022-04-05T09:08:17Z 2022-01-28T00:00:00Z 2022-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/25031 TID:202976475 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/25031 |
identifier_str_mv |
TID:202976475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134709808103424 |