Estudo sobre a utilização das obras portuguesas para clarinete e piano no ensino básico e secundário de música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16234 |
Resumo: | Este relatório descreve o trabalho realizado ao longo de um ano de estágio, no Conservatório de Música de Paredes, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE/ESE. Encontra-se dividido em três partes. A primeira parte é dedicada à descrição da instituição que me acolheu. A segunda parte apresenta a minha Prática de Ensino Supervisionada com os respetivos registos de observação e de lecionação. O último capítulo aborda o Projeto de Intervenção que pretende investigar a utilização das obras portuguesas para clarinete e piano no ensino básico e secundário de música. Com a realização deste projeto, para além do fornecimento de informação atual sobre o nível de disseminação deste repertório, apresento um contributo para o ensino do instrumento na medida em que incluo uma proposta de catálogo para utilização destas obras no ensino básico e secundário. Os questionários realizados aos alunos participantes do projeto de intervenção revelaram pormenores positivos na utilização deste repertório. As entrevistas realizadas aos intérpretes e compositores revelaram-se um importante contributo para o presente relatório e permitiram verificar a importância que este espólio apresenta para a formação dos jovens clarinetistas. |
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Estudo sobre a utilização das obras portuguesas para clarinete e piano no ensino básico e secundário de músicaClarinete e pianoMúsica portuguesaCompositoresCatalogaçãoRepertórioEnsino básicoEnsino secundárioClarinet and pianoPortuguese musicComposersCatalogRepertoireMidlle schoolHigh schoolEste relatório descreve o trabalho realizado ao longo de um ano de estágio, no Conservatório de Música de Paredes, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE/ESE. Encontra-se dividido em três partes. A primeira parte é dedicada à descrição da instituição que me acolheu. A segunda parte apresenta a minha Prática de Ensino Supervisionada com os respetivos registos de observação e de lecionação. O último capítulo aborda o Projeto de Intervenção que pretende investigar a utilização das obras portuguesas para clarinete e piano no ensino básico e secundário de música. Com a realização deste projeto, para além do fornecimento de informação atual sobre o nível de disseminação deste repertório, apresento um contributo para o ensino do instrumento na medida em que incluo uma proposta de catálogo para utilização destas obras no ensino básico e secundário. Os questionários realizados aos alunos participantes do projeto de intervenção revelaram pormenores positivos na utilização deste repertório. As entrevistas realizadas aos intérpretes e compositores revelaram-se um importante contributo para o presente relatório e permitiram verificar a importância que este espólio apresenta para a formação dos jovens clarinetistas.This report represents the work accomplished during a year of internship, held at the Conservatório de Música de Paredes, within the scope of the Master’s in music teaching ESMAE/ESE. It is divided into three parts. The first part is the description of the institution that hosted me. The second one refers to the Supervised Teaching Practice. And the third chapter is about the Intervention Project, that intend to investigate the use of Portuguese works for clarinet and piano in musical education. The goal of this project is contributing with more information about the knowingness of these Portuguese works and give a catalog proposal that includes repertoire for clarinet and piano which can be used in musical teaching. The Students questionnaires was an important contribute to this project. The Artist performers and Composer interviews allowed to identify the importance of this works for Portuguese musical student’s integrity.Pinto, Nuno FernandesCardoso, FredericRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Sara Márcia Meireles2020-09-07T10:58:18Z2020-07-292020-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16234TID:202506479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:27.356883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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