Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Francisca Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25748
Resumo: A rápida evolução da ciência e tecnologia da atualidade tem contribuído para uma sociedade em constante mudança e com grande necessidade de adaptação. Essa mudança constitui-se assim como um desafio para os professores que necessitam mudar as suas práticas de ensino/ aprendizagem e arranjar estratégias para promover o empenho e atenção dos seus alunos nas aulas. É neste contexto que surge o presente estudo, no qual se entrevistaram alunos do 3.º e 4.º anos e três docentes do 1.º CEB de uma escola do distrito de Aveiro. O mesmo tem como intuito perceber, se para estes sujeitos, a implementação de atividades práticas em ciências promove melhorias no empenho e atenção dos alunos. As entrevistas constituíram-se assim como único instrumento de recolha de dados utilizado, seguindo-se a análise de conteúdo das gravações áudio e suas transcrições. Os resultados principais apontam que quer os professores, quer os alunos consideram que no global os alunos estão empenhados e atentos nas aulas de Ciências. Entre as diversas razões referem o uso de atividades ou estratégias novas ou diferentes, como as práticas e experimentais e gostarem de ensinar/ aprender novos conteúdos. Pode-se concluir que, na perspetiva dos alunos e dos docentes entrevistados, a implementação de atividades práticas nas aulas, quer sejam experimentais, laboratoriais, de campo, influenciam as atitudes dos alunos, melhorando o seu empenho e atenção.
id RCAP_c9b257558cbde302a4e51b4178994039
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1º CEBAtividades práticasEmpenhoAtençãoEnsino das ciências no 1.º CEBA rápida evolução da ciência e tecnologia da atualidade tem contribuído para uma sociedade em constante mudança e com grande necessidade de adaptação. Essa mudança constitui-se assim como um desafio para os professores que necessitam mudar as suas práticas de ensino/ aprendizagem e arranjar estratégias para promover o empenho e atenção dos seus alunos nas aulas. É neste contexto que surge o presente estudo, no qual se entrevistaram alunos do 3.º e 4.º anos e três docentes do 1.º CEB de uma escola do distrito de Aveiro. O mesmo tem como intuito perceber, se para estes sujeitos, a implementação de atividades práticas em ciências promove melhorias no empenho e atenção dos alunos. As entrevistas constituíram-se assim como único instrumento de recolha de dados utilizado, seguindo-se a análise de conteúdo das gravações áudio e suas transcrições. Os resultados principais apontam que quer os professores, quer os alunos consideram que no global os alunos estão empenhados e atentos nas aulas de Ciências. Entre as diversas razões referem o uso de atividades ou estratégias novas ou diferentes, como as práticas e experimentais e gostarem de ensinar/ aprender novos conteúdos. Pode-se concluir que, na perspetiva dos alunos e dos docentes entrevistados, a implementação de atividades práticas nas aulas, quer sejam experimentais, laboratoriais, de campo, influenciam as atitudes dos alunos, melhorando o seu empenho e atenção.The fast evolution of science and technology nowadays has created a society in constant change and also with great need of adjustment. This change, bilds a challenge for future teachers who need to adapt their teaching practices and develop strategies to promote the commitment and attention of their students in class. Is in this context that the present study arises, in which students of the 3rd and 4th grades, as well as, three teachers of the primary school located in the district of Aveiro, Portugal were interviewed. The purpose is to understand if, for these subjects, the practical activities implementation in science, promotes improvements in the effort and attention of the students. The instrument of choise used to collect data was the interviews, followed by content analysis of audio recordings and their transcriptions. The main results indicate that teachers and students consider that overall students are committed and attentive to science classes. Among the various reasons they refer the use of new or different activities or strategies, such as practical and experimental ones, and to teach / learn new contents. We can conclude that, from the perspective of the students and teachers interviewed, the practical activities implementation in the classes, whether experimental, laboratory or field, influence the students' attitudes, improving their commitment and attention.2019-04-11T09:12:31Z2018-11-27T00:00:00Z2018-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25748TID:202231976porSilva, Ana Francisca Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:54Zoai:ria.ua.pt:10773/25748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:54.087179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1º CEB
title Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1º CEB
spellingShingle Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1º CEB
Silva, Ana Francisca Alves
Atividades práticas
Empenho
Atenção
Ensino das ciências no 1.º CEB
title_short Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1º CEB
title_full Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1º CEB
title_fullStr Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1º CEB
title_full_unstemmed Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1º CEB
title_sort Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1º CEB
author Silva, Ana Francisca Alves
author_facet Silva, Ana Francisca Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Francisca Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades práticas
Empenho
Atenção
Ensino das ciências no 1.º CEB
topic Atividades práticas
Empenho
Atenção
Ensino das ciências no 1.º CEB
description A rápida evolução da ciência e tecnologia da atualidade tem contribuído para uma sociedade em constante mudança e com grande necessidade de adaptação. Essa mudança constitui-se assim como um desafio para os professores que necessitam mudar as suas práticas de ensino/ aprendizagem e arranjar estratégias para promover o empenho e atenção dos seus alunos nas aulas. É neste contexto que surge o presente estudo, no qual se entrevistaram alunos do 3.º e 4.º anos e três docentes do 1.º CEB de uma escola do distrito de Aveiro. O mesmo tem como intuito perceber, se para estes sujeitos, a implementação de atividades práticas em ciências promove melhorias no empenho e atenção dos alunos. As entrevistas constituíram-se assim como único instrumento de recolha de dados utilizado, seguindo-se a análise de conteúdo das gravações áudio e suas transcrições. Os resultados principais apontam que quer os professores, quer os alunos consideram que no global os alunos estão empenhados e atentos nas aulas de Ciências. Entre as diversas razões referem o uso de atividades ou estratégias novas ou diferentes, como as práticas e experimentais e gostarem de ensinar/ aprender novos conteúdos. Pode-se concluir que, na perspetiva dos alunos e dos docentes entrevistados, a implementação de atividades práticas nas aulas, quer sejam experimentais, laboratoriais, de campo, influenciam as atitudes dos alunos, melhorando o seu empenho e atenção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27T00:00:00Z
2018-11-27
2019-04-11T09:12:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25748
TID:202231976
url http://hdl.handle.net/10773/25748
identifier_str_mv TID:202231976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137643353604096