Design emocional: experiência sensorial em acessório de moda com invisuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Moema Cândida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/27587
Resumo: Dissertação de mestrado em Design e Comunicação de Moda
id RCAP_c9bbfba85cea8c61aaefa35beefa88a6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design emocional: experiência sensorial em acessório de moda com invisuaisDesign emocionalExperiência com produtoDesign multissensorialInvisuaisAcessórios de modaEmotional designProduct experienceMultisensory designBlind peopleFashion accessories687Dissertação de mestrado em Design e Comunicação de ModaA consideração do desempenho emocional, no desenvolvimento de um produto, tornou-se tão importante quanto outros fatores projetuais, uma vez que projetar para as emoções pode vir a influenciar o interesse do utilizador, estimulando a sua criatividade e gerando seu bem-estar. A vertente emocional do design pode ser justificada pelos paradigmas culturais, demandas comerciais ou necessidades individuais, como por exemplo: da procura de produtos que proporcionem novas experiências, da dificuldade em conseguir vantagens comerciais ou da busca por produtos personalizados que satisfaçam as necessidades fisiológicas e afetivas do utilizador. O trabalho aborda a forma como os produtos podem proporcionar emoções positivas. O estudo defende que através dos sentidos sensoriais o utilizador reconhece e explora o mundo, construindo o elo afetivo destes com o que os rodeia, contribuindo para uma experiência agradável, e criando uma relação mais próxima com os objetos. Quando os sentidos sensoriais não funcionam corretamente a experiência torna-se incompleta, podendo interferir na maneira em que o utilizador percebe o produto. Com o intuito de conceber um produto que estabeleça uma relação mais próxima com o utilizador invisual, trabalhando os sentidos sensoriais para que sejam aliciadas emoções positivas, desenvolve-se a Metodologia de Design para a Emoção (Design Methods for Emotions - DEME), que contribui para o desenvolvimento de produtos multissensoriais. Mesmo que o produto seja baseado nas características e necessidades sensoriais dos invisuais, tornou-se necessário avaliar o desempenho do objeto. As preferências do utilizador perante o produto concebido foram obtidas com o auxílio de método de Avaliação Multissensorial Experimental, em que, através dos sentidos sensoriais os invisuais interagem com anéis.The consideration of the emotional performance, in the development of a product, has become as important as other design factors, since that to design for the emotions might influence the user's interests, stimulating their creativity and providing well-being. The emotional aspect of the design can be justified by cultural paradigms and commercial or individual needs, such as: demand for products that provide new experiences, the difficulty in obtaining commercial advantage and in the pursuit of personalized products that meets the physiological and affective needs of the user. The dissertation addresses the way how products can provide positive emotions. The study maintains that through sensorial senses, the user recognizes and explores the world, building its affective link with the environment, contributing to a pleasant experience and creating a closer relation with the objects. When the sensorial senses are not working properly the experience becomes incomplete, which may interfere with the manner in which the user perceives the product. Aiming to design a product that establishes a closer relation with the blind user, working the sensorial senses so that positive emotions can be enticed, is developed a methodology - Design Methods for Emotions (DEME), which contributes for the development of multisensory products. Even if the product is based on the characteristics and sensorial needs of the visually impaired, it became necessary to evaluate the performance of the object. User preferences towards the product designed were obtained with the assistance of a multisensory experimental appraisal method, in which, through the sensorial senses blind people interact with rings.Providência, BUniversidade do MinhoCosta, Moema Cândida20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27587por201194031info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:13.961710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design emocional: experiência sensorial em acessório de moda com invisuais
title Design emocional: experiência sensorial em acessório de moda com invisuais
spellingShingle Design emocional: experiência sensorial em acessório de moda com invisuais
Costa, Moema Cândida
Design emocional
Experiência com produto
Design multissensorial
Invisuais
Acessórios de moda
Emotional design
Product experience
Multisensory design
Blind people
Fashion accessories
687
title_short Design emocional: experiência sensorial em acessório de moda com invisuais
title_full Design emocional: experiência sensorial em acessório de moda com invisuais
title_fullStr Design emocional: experiência sensorial em acessório de moda com invisuais
title_full_unstemmed Design emocional: experiência sensorial em acessório de moda com invisuais
title_sort Design emocional: experiência sensorial em acessório de moda com invisuais
author Costa, Moema Cândida
author_facet Costa, Moema Cândida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Providência, B
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Moema Cândida
dc.subject.por.fl_str_mv Design emocional
Experiência com produto
Design multissensorial
Invisuais
Acessórios de moda
Emotional design
Product experience
Multisensory design
Blind people
Fashion accessories
687
topic Design emocional
Experiência com produto
Design multissensorial
Invisuais
Acessórios de moda
Emotional design
Product experience
Multisensory design
Blind people
Fashion accessories
687
description Dissertação de mestrado em Design e Comunicação de Moda
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/27587
url http://hdl.handle.net/1822/27587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201194031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133127038205952