Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84293 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
id |
RCAP_bb4143b703b393544c9e595043d4477e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84293 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de modaAcessórios de modaConsumo conscienteDesign de moda sustentávelSustentabilidadeSustainabilitySustainable fashion designFashion accessoriesConscious consumptionHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaA indústria da moda, na qual se incluem os acessórios de moda, é uma indústria globalizada com produção e consumo massificados. A rápida obsolescência dos produtos conduziu a que o impacto ambiental dos acessórios de moda se tornasse significativo. Na última década, no entanto, verificou-se um aumento da sensibilidade por parte das marcas de moda para com as preocupações sustentáveis, não só ambientais como sociais e muitas definiram novas estratégias com foco na sustentabilidade. Este novo paradigma surge com suporte no movimento de consumo consciente e foca o desenvolvimento de novos fatores de diferenciação, com as marcas de acessórios a explorar conceitos sustentáveis de criação de produto. Este estudo investiga e explora questões relacionadas com a moda sustentável e o consumo consciente, os consumidores, as suas características e a sua influência sobre as decisões das marcas e o impacto do novo contexto competitivo sobre os acessórios de moda e os seus atributos. Procura, também, contribuir para a caracterização do movimento de slow fashion, frequentemente associado ao design sustentável e ao consumo consciente, e estabelecer os atributos que definem os acessórios de moda sustentável.The fashion industry, which includes fashion accessories, is a globalized industry with mass production and consumption. The fast obsolescence of fashion accessories has led to a significant environmental impact. In the last decade, however, there has been an increase in fashion brands' sensitivity to sustainable concerns, not only environmental but also social, and many have defined new strategies with a focus on sustainability. This new paradigm emerges based on the conscious consumption movement and focuses on the development of new differentiating factors, with accessory brands exploring sustainable concepts of product creation. This study investigates and explores issues related to sustainable fashion and conscious consumption, consumers, their characteristics and their influence on brand decisions and the impact of the new competitive context on fashion accessories and their attributes. It also seeks to contribute to the characterization of the slow fashion movement, often associated with sustainable design and conscious consumption, and to establish the attributes that define sustainable fashion accessories.Guedes, GraçaUniversidade do MinhoSousa, Carla Andreia Santos20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84293por203260422info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:25.810327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda |
title |
Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda |
spellingShingle |
Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda Sousa, Carla Andreia Santos Acessórios de moda Consumo consciente Design de moda sustentável Sustentabilidade Sustainability Sustainable fashion design Fashion accessories Conscious consumption Humanidades::Artes |
title_short |
Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda |
title_full |
Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda |
title_fullStr |
Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda |
title_full_unstemmed |
Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda |
title_sort |
Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda |
author |
Sousa, Carla Andreia Santos |
author_facet |
Sousa, Carla Andreia Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guedes, Graça Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Carla Andreia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessórios de moda Consumo consciente Design de moda sustentável Sustentabilidade Sustainability Sustainable fashion design Fashion accessories Conscious consumption Humanidades::Artes |
topic |
Acessórios de moda Consumo consciente Design de moda sustentável Sustentabilidade Sustainability Sustainable fashion design Fashion accessories Conscious consumption Humanidades::Artes |
description |
Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/84293 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/84293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203260422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132586762567680 |