Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carla Andreia Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84293
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
id RCAP_bb4143b703b393544c9e595043d4477e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de modaAcessórios de modaConsumo conscienteDesign de moda sustentávelSustentabilidadeSustainabilitySustainable fashion designFashion accessoriesConscious consumptionHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaA indústria da moda, na qual se incluem os acessórios de moda, é uma indústria globalizada com produção e consumo massificados. A rápida obsolescência dos produtos conduziu a que o impacto ambiental dos acessórios de moda se tornasse significativo. Na última década, no entanto, verificou-se um aumento da sensibilidade por parte das marcas de moda para com as preocupações sustentáveis, não só ambientais como sociais e muitas definiram novas estratégias com foco na sustentabilidade. Este novo paradigma surge com suporte no movimento de consumo consciente e foca o desenvolvimento de novos fatores de diferenciação, com as marcas de acessórios a explorar conceitos sustentáveis de criação de produto. Este estudo investiga e explora questões relacionadas com a moda sustentável e o consumo consciente, os consumidores, as suas características e a sua influência sobre as decisões das marcas e o impacto do novo contexto competitivo sobre os acessórios de moda e os seus atributos. Procura, também, contribuir para a caracterização do movimento de slow fashion, frequentemente associado ao design sustentável e ao consumo consciente, e estabelecer os atributos que definem os acessórios de moda sustentável.The fashion industry, which includes fashion accessories, is a globalized industry with mass production and consumption. The fast obsolescence of fashion accessories has led to a significant environmental impact. In the last decade, however, there has been an increase in fashion brands' sensitivity to sustainable concerns, not only environmental but also social, and many have defined new strategies with a focus on sustainability. This new paradigm emerges based on the conscious consumption movement and focuses on the development of new differentiating factors, with accessory brands exploring sustainable concepts of product creation. This study investigates and explores issues related to sustainable fashion and conscious consumption, consumers, their characteristics and their influence on brand decisions and the impact of the new competitive context on fashion accessories and their attributes. It also seeks to contribute to the characterization of the slow fashion movement, often associated with sustainable design and conscious consumption, and to establish the attributes that define sustainable fashion accessories.Guedes, GraçaUniversidade do MinhoSousa, Carla Andreia Santos20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84293por203260422info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:25.810327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda
title Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda
spellingShingle Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda
Sousa, Carla Andreia Santos
Acessórios de moda
Consumo consciente
Design de moda sustentável
Sustentabilidade
Sustainability
Sustainable fashion design
Fashion accessories
Conscious consumption
Humanidades::Artes
title_short Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda
title_full Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda
title_fullStr Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda
title_full_unstemmed Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda
title_sort Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda
author Sousa, Carla Andreia Santos
author_facet Sousa, Carla Andreia Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes, Graça
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Carla Andreia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Acessórios de moda
Consumo consciente
Design de moda sustentável
Sustentabilidade
Sustainability
Sustainable fashion design
Fashion accessories
Conscious consumption
Humanidades::Artes
topic Acessórios de moda
Consumo consciente
Design de moda sustentável
Sustentabilidade
Sustainability
Sustainable fashion design
Fashion accessories
Conscious consumption
Humanidades::Artes
description Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84293
url https://hdl.handle.net/1822/84293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203260422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132586762567680