Exploração da perspetiva de professor/a investigador/a em propostas contemporâneas de Educação de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Maria Pacheco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7093
Resumo: Introdução: Na atualidade, existem propostas curriculares e praxeológicas de Educação de Infância de grande qualidade. O papel da investigação desenvolvida por práticos na construção dessas propostas é relevante para apoiar processos de discussão acerca da qualidade das práticas e para sustentar a formação dos profissionais. Objetivos: Analisar três propostas contemporâneas de Educação de Infância de cariz socioconstrutivista e de reconhecida qualidade, procurando identificar indicadores de relevância e potencial da perspetiva de educador/a investigador/a. Métodos: A seleção das três propostas, Educação Experiencial, Abordagem Reggio Emilia e Centro Pen Green, resultou do cruzamento entre as cinco perspetivas de Educação de Infância destacadas pela OCDE e os modelos curriculares classificados concretizando uma pedagogia da participação, tendo ainda em conta o acesso a documentação relevante para o tópico em análise. A partir de características de investigação efetuada por práticos, analisaram-se documentos de apresentação e investigação realizada sobre cada uma das perspetivas, identificando zonas de aproximação ou concretização das características de investigação desenvolvida por práticos. Resultados: Os resultados revelam apropriações e focos distintos em cada perspetiva, conjugando-se numa arena favorável para que a Educação de Infância seja (re)construída pelos seus profissionais. Conclusão: A qualidade em Educação de Infância inclui a participação dos profissionais na construção das práticas, identificando-se formas distintas de concretizar esses contributos. A inclusão destas perspectivas e da sua apropriação da ideia de um professor investigador são relevantes na formação de educadores de infância, especialmente na sua diversidade.
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