Três grandes marcos da primeira década de história dos sites de redes sociais de larga escala: Friendster, MySpace, Facebook e a sua atomização em sites de redes sociais de nicho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moreira, Maria Faia Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29084
Resumo: Este artigo apresenta a evolução histórica dos sites de redes sociais de larga escala, desde a sua gênese nas comunidades on-line até à sua consolidação em gigantes de abrangência mundial avaliados em vários bilhões de dólares americanos. É dado particular destaque a três destes sites de redes sociais de larga escala: Friendster, MySpace e Facebook. São analisados o fenômeno da expansão dos sites de redes sociais e o fenômeno dos sites de redes sociais de nicho. Finalmente, é proposta uma reflexão sobre se a gênese e ascensão do Facebook como site de rede social dominante marca o final da era dos sites de redes sociais de larga escala, rumo a uma realidade mais atomizada, onde redes sociais de nicho tiram partido das sinergias existentes entre os seus utilizadores.
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spelling Três grandes marcos da primeira década de história dos sites de redes sociais de larga escala: Friendster, MySpace, Facebook e a sua atomização em sites de redes sociais de nichoThree Milestones of the First Decade of the History of Large Scale Social Networking Sites: Friendster, MySpace, Facebook and the atomization into Niche Social Networking SitesRedes Sociais; Sites de Redes Sociais (SRS); Friendster; MySpace; Facebook.Este artigo apresenta a evolução histórica dos sites de redes sociais de larga escala, desde a sua gênese nas comunidades on-line até à sua consolidação em gigantes de abrangência mundial avaliados em vários bilhões de dólares americanos. É dado particular destaque a três destes sites de redes sociais de larga escala: Friendster, MySpace e Facebook. São analisados o fenômeno da expansão dos sites de redes sociais e o fenômeno dos sites de redes sociais de nicho. Finalmente, é proposta uma reflexão sobre se a gênese e ascensão do Facebook como site de rede social dominante marca o final da era dos sites de redes sociais de larga escala, rumo a uma realidade mais atomizada, onde redes sociais de nicho tiram partido das sinergias existentes entre os seus utilizadores.Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Pedro Miguel Alves RibeiroMoreira, Maria Faia Rafael2023-10-19T15:23:43Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-22T01:32:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:20.744805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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