Case study: Internationalization of Portuguese SME to the Brazilian market

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Komarek, Lubos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6982
Resumo: Este projeto, tal como o nome revela, é um estudo do caso de uma pequena média empresa Portuguesa que concorre no mercado das soluções de energia renovável, nomeadamente no campo de aquecimento, ventilação e ar condicionado que tem a intenção de entrar no mercado Brasileiro. As principais questões investigadas são: qual a melhor estratégia de entrada no mercado, quais os riscos envolvidos e qual é o mercado alvo, seu potencial e seu desenvolvimento futuro. A parte teórica introduz o Risco cultural, Risco do país, Risco cambial e Risco comercial tendo em conta as questões práticas relacionadas com o processo de internacionalização. O caso de estudo começa com a descrição da empresa juntamente com a revelação da sua estratégia comercial. A secção seguinte inclui o levantamento dos indicadores macroeconómicos mais relevantes e o seu histórico durante a última década. Na terceira secção, a análise setorial, aborda duma forma prática os indicadores importantes para a empresa. A última parte deste capítulo interliga os conceitos teóricos com os indicadores em termos das necessidades da empresa, estratégia comercial e estratégia da entrada. Com base nos resultados foi concluído que a estratégia de internacionalização que oferece mais benefícios é o Investimento Direto Estrangeiro, e que o estado com melhor infraestrutura, ambientes político, social e económico é São Paulo. Em relação ao futuro do Brasil, a análise indica que com maior probabilidade o Brasil manterá as suas presentes tendências em termos do desenvolvimento e o crescimento económico.
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