Case study: Internationalization of Portuguese SME to the Brazilian market
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6982 |
Resumo: | Este projeto, tal como o nome revela, é um estudo do caso de uma pequena média empresa Portuguesa que concorre no mercado das soluções de energia renovável, nomeadamente no campo de aquecimento, ventilação e ar condicionado que tem a intenção de entrar no mercado Brasileiro. As principais questões investigadas são: qual a melhor estratégia de entrada no mercado, quais os riscos envolvidos e qual é o mercado alvo, seu potencial e seu desenvolvimento futuro. A parte teórica introduz o Risco cultural, Risco do país, Risco cambial e Risco comercial tendo em conta as questões práticas relacionadas com o processo de internacionalização. O caso de estudo começa com a descrição da empresa juntamente com a revelação da sua estratégia comercial. A secção seguinte inclui o levantamento dos indicadores macroeconómicos mais relevantes e o seu histórico durante a última década. Na terceira secção, a análise setorial, aborda duma forma prática os indicadores importantes para a empresa. A última parte deste capítulo interliga os conceitos teóricos com os indicadores em termos das necessidades da empresa, estratégia comercial e estratégia da entrada. Com base nos resultados foi concluído que a estratégia de internacionalização que oferece mais benefícios é o Investimento Direto Estrangeiro, e que o estado com melhor infraestrutura, ambientes político, social e económico é São Paulo. Em relação ao futuro do Brasil, a análise indica que com maior probabilidade o Brasil manterá as suas presentes tendências em termos do desenvolvimento e o crescimento económico. |
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Case study: Internationalization of Portuguese SME to the Brazilian marketRisco de internacionalizaçãoIvestimento direto estrangeiroAnálise macroeconómicaAnálise setorialInternationalization riskForeign direct investmentMacroeconomic analysisSectorial analysisEste projeto, tal como o nome revela, é um estudo do caso de uma pequena média empresa Portuguesa que concorre no mercado das soluções de energia renovável, nomeadamente no campo de aquecimento, ventilação e ar condicionado que tem a intenção de entrar no mercado Brasileiro. As principais questões investigadas são: qual a melhor estratégia de entrada no mercado, quais os riscos envolvidos e qual é o mercado alvo, seu potencial e seu desenvolvimento futuro. A parte teórica introduz o Risco cultural, Risco do país, Risco cambial e Risco comercial tendo em conta as questões práticas relacionadas com o processo de internacionalização. O caso de estudo começa com a descrição da empresa juntamente com a revelação da sua estratégia comercial. A secção seguinte inclui o levantamento dos indicadores macroeconómicos mais relevantes e o seu histórico durante a última década. Na terceira secção, a análise setorial, aborda duma forma prática os indicadores importantes para a empresa. A última parte deste capítulo interliga os conceitos teóricos com os indicadores em termos das necessidades da empresa, estratégia comercial e estratégia da entrada. Com base nos resultados foi concluído que a estratégia de internacionalização que oferece mais benefícios é o Investimento Direto Estrangeiro, e que o estado com melhor infraestrutura, ambientes político, social e económico é São Paulo. Em relação ao futuro do Brasil, a análise indica que com maior probabilidade o Brasil manterá as suas presentes tendências em termos do desenvolvimento e o crescimento económico.This final project is a case study of a Portuguese SME company competing in the field of renewable energy in the HVAC sector with the intention to enter the Brazilian market. The main research issues of this project are the best strategy for entering the market, the risks involved and the target market, its potential and the possible future development. In the theoretical part, the Cultural risk, the Country risk, the Currency risk and the Commercial risk are introduced considering practical issues that are important for the internationalization process. The case study starts with the description of the company together with its current business strategy, followed by the section with the most important macroeconomic indicators of the country and their evolution over the last decade. Another part, the analyses of sectors, is assessing more practical indicators for the company, the entering strategy and the targeting of the market. The last part of this chapter presents the connection of the analyzed indicators with the theoretical part in terms of the company needs, business strategy and the entering strategy built. Based on the results it was concluded that the internationalization strategy which represents the most benefits and advantages for the company is FDI and the state with the best infrastructures and political, social and economic environment is São Paulo. As for the future of Brazil, the analysis indicates that with the highest probability Brazil will maintain the current tendencies in terms of the economic development and the economic growth.2014-04-22T17:02:46Z2013-12-02T00:00:00Z2013-12-022013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6982TID:201019078engKomarek, Lubosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:03.430429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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