Cumprimento das orientações acerca dos bufetes escolares para as escolas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Filipa da Silva Mendes, 1987-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/24338
Resumo: Tese de mestrado, Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2016
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spelling Cumprimento das orientações acerca dos bufetes escolares para as escolas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário de PortugalEscolaBufetesOferta alimentarAlimentação saudávelEducação alimentarTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeTese de mestrado, Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2016Introdução: os jovens cada vez passam mais tempo nas escolas, e as suas escolhas alimentares cada vez são mais influenciadas. De acordo com isso a Direção Geral da Educação publicou um guia das Orientações para os Bufetes escolares (OBE), de modo a conseguir promover um estilo de vida saudável apostando na prevenção. Objetivos: diagnosticar o estado da oferta alimentar nos bufetes e máquinas de venda automática (MVA) em estabelecimentos públicos e privados dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário de Portugal. Metodologia: este estudo foi feito a nível nacional e foram incluídas 156 escolas públicas e 5 escolas privadas do 2 e 3ºciclos e secundárias de todo o país e ilhas. Realizou-se um questionário que foi enviado às ditas escolas via Google docs. Após a receção dos questionários, foi verificada se estas seguiam o guia das OBE e se a oferta alimentar nos bufetes escolares estava de acordo com o mesmo. Verificou-se ainda se existe a promoção dos Géneros Alimenticios a Promover (GAP) e a abolição dos Géreros Alimentícios a não Disponibilizar (GAND), como também qual o horário de abertura e fecho do bufete e a disponibilização espacial dos GAP e dos GAND. Calculou-se a proporção Géneros Alimenticios a Promover (GAP) / Géneros Alimenticios a Limitar (GAL). Resultados: 41,7% das escolas possuem todos os ciclos de ensino, 3,7% cumprem os horários dos dois períodos do bufete escolar e 66% das escolas encerram à hora de almoço. Quanto à disponibilização espacial as escolas no geral não cumprem as OBE. Apenas 1,3% das escolas respeitam a proporcionalidade indicada no OBE entre os géneros alimentícios “a limitar” e “a promover”, que é de 1:3. Podemos afirmar que a proporção média obtida entre o número de géneros alimentícios “a limitar” e “a promover” é de 0,89. Assim, com 95% de confiança podemos afirmar que a proporção média se encontra compreendida entre 0,845 e 0,941. Conclusão: A maioria dos estabelecimentos não cumpre a proporção de géneros alimentícios a promover/ géneros alimentícios a limitar (3:1). Quase todos os bufetes escolares bem como as máquinas de venda automática não cumprem o guia das Orientações para os Bufetes escolares (OBE) e possuem géneros Alimentícios a Não disponibilizar.Introduction: Young people increasingly spend more time in schools, and there food choices are increasingly being influenced. According to that the General Office of Education published a guide of the guidelines for school cafeterias (OBE) in order to be able to promote a healthy lifestyle focusing on prevention. Objectives: To diagnose the state of food supply in cafeterias and vending machines (MVA) in public and private institutions in the second and third cycles and secondary education in mainland Portugal and the autonomous regions of Madeira and the Azores. Methodology: This study was done at national level and included 156 public schools and 5 private schools in the second and third cycles and secondary across the contry and islands. A questionnaire was made and sent to these scholls via Google docs. On Receipt it was checked whether schools met the guide of the OBE, the food supply in school cafeterias are in accordance with the OBE, if there is the promotion of GAP and the abolition of GAND, there was the opening and closing of the cafeteria the spatial availability of GAD and GAND. Then athe proportion GAP/GAL was calculated Results: 41.7 % of schools have all educational cycles, 3.7 % encounter/obey/meet the schedules of the two periods of school buffet 66% of schools close at lunchtime. As for the space reserved for the schools’ provisions in general, they do not meet the OBE. Only 1.3 % of the schools respect the proportionality indicated in OBE about foods that “should be limited" and "that should be promoted" with a ratio of 1:3. We can say that the average ratio achieved between the number of foods that “should be limited" and "that should be promoted" is 0.89. So with 95 % confidence we can say that the average ratio is between 0.845 and 0.941. Conclusion: Most establishments fail to comply with the proportion of foods that “should be limited" and "that should be promoted” (3:1). Almost all school buffets as well as their vending machines do not comply with the OBE guide and have foods that they should not have.Carmo, Isabel do, 1940-Moreira, PedroRepositório da Universidade de LisboaCorreia, Filipa da Silva Mendes, 1987-2016-07-15T09:52:13Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24338TID:201156237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:29.919674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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