Formação de impressões, falsas memórias e efeito de primazia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Gabriela Maurício
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6925
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
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spelling Formação de impressões, falsas memórias e efeito de primaziaFormação de impressõesFalsas memóriasPersonalidadeTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012O presente estudo pretende verificar se o Efeito de Primazia (Asch, 1946) poderá constituir um reflexo da organização dos traços de personalidade na memória dos sujeitos. Deste modo, com o intuito de se explorarem as suas bases cognitivas, pretende-se replicar este efeito aplicando-se a adaptação do Paradigma DRM de Garcia-Marques et al. (2010). Tendo-se utilizado traços correspondentes aos quatro clusters das Teorias Implícitas de Personalidade (Rosenberg, Nelson & Vivekananthan, 1968), foram construídas listas constituídas por traços desses clusters e por palavras atemáticas. Desta forma, pretende-se testar se o Efeito de Primazia se poderá traduzir num maior número de Falsas Memórias relativas à primeira metade da lista. No teste Standard verificou-se que os participantes em Formação de Impressões, ao contrário dos participantes em Memória, demonstraram a existência de uma diferença positiva entre as Falsas Memórias positivas e as Falsas Memórias negativas, verificando-se a coincidência entre o Efeito de Primazia e um Efeito de Valência que, assim, se potenciam. Deste modo, e tendo em consideração que no teste Gist não existiu um Efeito de Primazia significante, este efeito poderá ser explicado por um processo de Monitorização. Finalmente, propõe-se a Complexidade Cognitiva como uma variável moderadora da influência do Efeito de Primazia.The present study aims to verify if the Primacy Effect (Asch, 1946) might be a reflection of the personality traits organization in subjects’ memory. Thus, in order to explore its cognitive bases, the study intends to replicate this effect using an adaptation of the DRM Paradigm used by Garcia-Marques et al. (2010). Traces corresponding to the four clusters of the Implicit Theory of Personality (Rosenberg, Nelson & Vivekananthan, 1968) were used and lists consisting of these clusters traces and athematic words were constructed. Thus, it is intended to test whether the Primacy Effect can translate into more False Memory for the first half of the list. The Standard test showed that participants in Impression Formation, unlike participants in Memory, demonstrated the existence of a positive difference between the positive False Memories and the negative False Memories, indicating a coincidence between an Primacy Effect and an Valency Effect, which, then, potentiate themselves. Thus, taking into consideration that in Gist test there wasn’t a significant Primacy Effect, this effect could be explained by a Monitoring process. Finally, it is proposed that Cognitive Complexity could be a moderating variable of the Primacy Effect.Marques, Leonel Garcia, 1958-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Maria Gabriela Maurício2012-09-19T11:56:33Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6925porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:52.611556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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