Da língua portuguesa à língua espanhola: uma abordagem ao funcionamento da língua
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1986 |
Resumo: | Na escolha do tema deste trabalho tive em consideração a importância que o domínio do funcionamento da língua ocupa no processo de ensino-aprendizagem das línguas citadas no título. De facto, essa presença manifesta-se ao nível do domínio da oralidade (compreensão/expressão) e da escrita (compreensão/expressão), sendo, por essa razão, oportuno reflectir sobre a abordagem que é lhe é feita nos manuais. O título “Da Língua Portuguesa à Língua Espanhola – uma abordagem ao funcionamento da língua” reflecte esse objectivo. A parte A deste trabalho está direccionada para a reflexão de conceitos fundamentais e quase omnipresentes para a prática lectiva de qualquer professor de línguas: a supervisão pedagógica, o manual escolar e o funcionamento da língua. O processo de supervisão pedagógica é um processo fulcral para a construção de saberes e competências inerentes à função docente. Por outro lado, no desempenho das funções de docente, o manual escolar apresenta-se como uma ferramenta de trabalho quase indispensável, talvez por essa razão valha a pena reflectir sobre a sua evolução ao longo do tempo e sobre o seu papel dentro do processo de ensino-aprendizagem. É nessa sequência que apresento uma análise dos manuais A Casa da Língua 7 e Español 1. Essa análise pretenderá aferir se dentro do domínio do funcionamento da língua os manuais seleccionados, um de língua materna e outro de língua estrangeira, dão resposta a uma determinada chave de competências que engloba as dimensões cognitiva, instrumental, de desenvolvimento de valores, criativa, pessoal e discursiva. A activação dessas seis dimensões nos manuais escolares revela-se fulcral no processo de ensino-aprendizagem de uma língua, seja materna, seja estrangeira, pois conduz os alunos a uma aprendizagem que integra a análise e a reflexão sobre a língua. Ao longo da análise que efectuei apresentei algumas ideias/sugestões que poderão colmatar algumas lacunas apresentadas. A parte B desta dissertação centra-se sobre a supervisão pedagógica realizada durante o transacto ano lectivo e tem como finalidade dar a conhecer o caminho que trilhei, as aprendizagens realizadas, mas, principalmente, reflectir acerca dessa trajectória, pois só através da reflexão e auto-análise poderei melhorar o meu desempenho enquanto docente. Para tal, no capítulo I é feita uma descrição da escola, das turmas e dos cargos que desempenho. Seguem-se reflexões sobre as aulas assistidas e os respectivos materiais utilizados. O capítulo V é destinado à apresentação de uma unidade didáctica dirigida ao sétimo ano e a alguns materiais elaborados. O último capítulo tem como finalidade espelhar e analisar a trajectória realizada. |
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