Da língua portuguesa à língua espanhola: uma abordagem ao funcionamento da língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Cristina Isabel Gomes da Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1986
Resumo: Na escolha do tema deste trabalho tive em consideração a importância que o domínio do funcionamento da língua ocupa no processo de ensino-aprendizagem das línguas citadas no título. De facto, essa presença manifesta-se ao nível do domínio da oralidade (compreensão/expressão) e da escrita (compreensão/expressão), sendo, por essa razão, oportuno reflectir sobre a abordagem que é lhe é feita nos manuais. O título “Da Língua Portuguesa à Língua Espanhola – uma abordagem ao funcionamento da língua” reflecte esse objectivo. A parte A deste trabalho está direccionada para a reflexão de conceitos fundamentais e quase omnipresentes para a prática lectiva de qualquer professor de línguas: a supervisão pedagógica, o manual escolar e o funcionamento da língua. O processo de supervisão pedagógica é um processo fulcral para a construção de saberes e competências inerentes à função docente. Por outro lado, no desempenho das funções de docente, o manual escolar apresenta-se como uma ferramenta de trabalho quase indispensável, talvez por essa razão valha a pena reflectir sobre a sua evolução ao longo do tempo e sobre o seu papel dentro do processo de ensino-aprendizagem. É nessa sequência que apresento uma análise dos manuais A Casa da Língua 7 e Español 1. Essa análise pretenderá aferir se dentro do domínio do funcionamento da língua os manuais seleccionados, um de língua materna e outro de língua estrangeira, dão resposta a uma determinada chave de competências que engloba as dimensões cognitiva, instrumental, de desenvolvimento de valores, criativa, pessoal e discursiva. A activação dessas seis dimensões nos manuais escolares revela-se fulcral no processo de ensino-aprendizagem de uma língua, seja materna, seja estrangeira, pois conduz os alunos a uma aprendizagem que integra a análise e a reflexão sobre a língua. Ao longo da análise que efectuei apresentei algumas ideias/sugestões que poderão colmatar algumas lacunas apresentadas. A parte B desta dissertação centra-se sobre a supervisão pedagógica realizada durante o transacto ano lectivo e tem como finalidade dar a conhecer o caminho que trilhei, as aprendizagens realizadas, mas, principalmente, reflectir acerca dessa trajectória, pois só através da reflexão e auto-análise poderei melhorar o meu desempenho enquanto docente. Para tal, no capítulo I é feita uma descrição da escola, das turmas e dos cargos que desempenho. Seguem-se reflexões sobre as aulas assistidas e os respectivos materiais utilizados. O capítulo V é destinado à apresentação de uma unidade didáctica dirigida ao sétimo ano e a alguns materiais elaborados. O último capítulo tem como finalidade espelhar e analisar a trajectória realizada.
id RCAP_c9d881317b5cd7ec390fd43df4f8cd35
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da língua portuguesa à língua espanhola: uma abordagem ao funcionamento da línguaManual escolarEnsino-aprendizagemNa escolha do tema deste trabalho tive em consideração a importância que o domínio do funcionamento da língua ocupa no processo de ensino-aprendizagem das línguas citadas no título. De facto, essa presença manifesta-se ao nível do domínio da oralidade (compreensão/expressão) e da escrita (compreensão/expressão), sendo, por essa razão, oportuno reflectir sobre a abordagem que é lhe é feita nos manuais. O título “Da Língua Portuguesa à Língua Espanhola – uma abordagem ao funcionamento da língua” reflecte esse objectivo. A parte A deste trabalho está direccionada para a reflexão de conceitos fundamentais e quase omnipresentes para a prática lectiva de qualquer professor de línguas: a supervisão pedagógica, o manual escolar e o funcionamento da língua. O processo de supervisão pedagógica é um processo fulcral para a construção de saberes e competências inerentes à função docente. Por outro lado, no desempenho das funções de docente, o manual escolar apresenta-se como uma ferramenta de trabalho quase indispensável, talvez por essa razão valha a pena reflectir sobre a sua evolução ao longo do tempo e sobre o seu papel dentro do processo de ensino-aprendizagem. É nessa sequência que apresento uma análise dos manuais A Casa da Língua 7 e Español 1. Essa análise pretenderá aferir se dentro do domínio do funcionamento da língua os manuais seleccionados, um de língua materna e outro de língua estrangeira, dão resposta a uma determinada chave de competências que engloba as dimensões cognitiva, instrumental, de desenvolvimento de valores, criativa, pessoal e discursiva. A activação dessas seis dimensões nos manuais escolares revela-se fulcral no processo de ensino-aprendizagem de uma língua, seja materna, seja estrangeira, pois conduz os alunos a uma aprendizagem que integra a análise e a reflexão sobre a língua. Ao longo da análise que efectuei apresentei algumas ideias/sugestões que poderão colmatar algumas lacunas apresentadas. A parte B desta dissertação centra-se sobre a supervisão pedagógica realizada durante o transacto ano lectivo e tem como finalidade dar a conhecer o caminho que trilhei, as aprendizagens realizadas, mas, principalmente, reflectir acerca dessa trajectória, pois só através da reflexão e auto-análise poderei melhorar o meu desempenho enquanto docente. Para tal, no capítulo I é feita uma descrição da escola, das turmas e dos cargos que desempenho. Seguem-se reflexões sobre as aulas assistidas e os respectivos materiais utilizados. O capítulo V é destinado à apresentação de uma unidade didáctica dirigida ao sétimo ano e a alguns materiais elaborados. O último capítulo tem como finalidade espelhar e analisar a trajectória realizada.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumFélix, Cristina Isabel Gomes da Costa2014-07-03T14:20:47Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:43.426352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da língua portuguesa à língua espanhola: uma abordagem ao funcionamento da língua
title Da língua portuguesa à língua espanhola: uma abordagem ao funcionamento da língua
spellingShingle Da língua portuguesa à língua espanhola: uma abordagem ao funcionamento da língua
Félix, Cristina Isabel Gomes da Costa
Manual escolar
Ensino-aprendizagem
title_short Da língua portuguesa à língua espanhola: uma abordagem ao funcionamento da língua
title_full Da língua portuguesa à língua espanhola: uma abordagem ao funcionamento da língua
title_fullStr Da língua portuguesa à língua espanhola: uma abordagem ao funcionamento da língua
title_full_unstemmed Da língua portuguesa à língua espanhola: uma abordagem ao funcionamento da língua
title_sort Da língua portuguesa à língua espanhola: uma abordagem ao funcionamento da língua
author Félix, Cristina Isabel Gomes da Costa
author_facet Félix, Cristina Isabel Gomes da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Cristina Isabel Gomes da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Manual escolar
Ensino-aprendizagem
topic Manual escolar
Ensino-aprendizagem
description Na escolha do tema deste trabalho tive em consideração a importância que o domínio do funcionamento da língua ocupa no processo de ensino-aprendizagem das línguas citadas no título. De facto, essa presença manifesta-se ao nível do domínio da oralidade (compreensão/expressão) e da escrita (compreensão/expressão), sendo, por essa razão, oportuno reflectir sobre a abordagem que é lhe é feita nos manuais. O título “Da Língua Portuguesa à Língua Espanhola – uma abordagem ao funcionamento da língua” reflecte esse objectivo. A parte A deste trabalho está direccionada para a reflexão de conceitos fundamentais e quase omnipresentes para a prática lectiva de qualquer professor de línguas: a supervisão pedagógica, o manual escolar e o funcionamento da língua. O processo de supervisão pedagógica é um processo fulcral para a construção de saberes e competências inerentes à função docente. Por outro lado, no desempenho das funções de docente, o manual escolar apresenta-se como uma ferramenta de trabalho quase indispensável, talvez por essa razão valha a pena reflectir sobre a sua evolução ao longo do tempo e sobre o seu papel dentro do processo de ensino-aprendizagem. É nessa sequência que apresento uma análise dos manuais A Casa da Língua 7 e Español 1. Essa análise pretenderá aferir se dentro do domínio do funcionamento da língua os manuais seleccionados, um de língua materna e outro de língua estrangeira, dão resposta a uma determinada chave de competências que engloba as dimensões cognitiva, instrumental, de desenvolvimento de valores, criativa, pessoal e discursiva. A activação dessas seis dimensões nos manuais escolares revela-se fulcral no processo de ensino-aprendizagem de uma língua, seja materna, seja estrangeira, pois conduz os alunos a uma aprendizagem que integra a análise e a reflexão sobre a língua. Ao longo da análise que efectuei apresentei algumas ideias/sugestões que poderão colmatar algumas lacunas apresentadas. A parte B desta dissertação centra-se sobre a supervisão pedagógica realizada durante o transacto ano lectivo e tem como finalidade dar a conhecer o caminho que trilhei, as aprendizagens realizadas, mas, principalmente, reflectir acerca dessa trajectória, pois só através da reflexão e auto-análise poderei melhorar o meu desempenho enquanto docente. Para tal, no capítulo I é feita uma descrição da escola, das turmas e dos cargos que desempenho. Seguem-se reflexões sobre as aulas assistidas e os respectivos materiais utilizados. O capítulo V é destinado à apresentação de uma unidade didáctica dirigida ao sétimo ano e a alguns materiais elaborados. O último capítulo tem como finalidade espelhar e analisar a trajectória realizada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2014-07-03T14:20:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1986
url http://hdl.handle.net/10400.6/1986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136335794012160