A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1336 |
Resumo: | O relatório que se apresenta tenta espelhar o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo com alunos integrados nas turmas 8.º C, 10.º C e 12.º H para o Português e nas turmas 7.º B, 8.º B e 10.º B/C/D para o Espanhol. Tratando-se de uma prática supervisionada bidisciplinar (Língua Portuguesa e Espanhol), traça alguns caminhos relativos ao ensino de gramática, mais particularmente ao Conhecimento Explícito da Língua (CEL), no que se refere ao Português, relacionado com as mudanças que estes aspetos comportam, no que concerne ao ensino e aprendizagem dos alunos. Engloba, igualmente, as reflexões sustentadas em prática pedagógica numa perspetiva reflexiva. |
id |
RCAP_d4a5c7c8f7dffc88d9d50595e7bcc5dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1336 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gramática na aula de língua portuguesa e de espanholCaminhos para uma prática pedagógica reflexivaLíngua portuguesa - Ensino-aprendizagem - GramáticaLíngua espanhola - Ensino-aprendizagem - GramáticaEscola - Ensino-aprendizagem - Supervisão - Estágio pedagógicoO relatório que se apresenta tenta espelhar o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo com alunos integrados nas turmas 8.º C, 10.º C e 12.º H para o Português e nas turmas 7.º B, 8.º B e 10.º B/C/D para o Espanhol. Tratando-se de uma prática supervisionada bidisciplinar (Língua Portuguesa e Espanhol), traça alguns caminhos relativos ao ensino de gramática, mais particularmente ao Conhecimento Explícito da Língua (CEL), no que se refere ao Português, relacionado com as mudanças que estes aspetos comportam, no que concerne ao ensino e aprendizagem dos alunos. Engloba, igualmente, as reflexões sustentadas em prática pedagógica numa perspetiva reflexiva.El informe que se presenta a continuación intenta reflejar el Trabajo Pedagógico realizado en ''Escola Secundária Campos Melo'' con alumnos que pertenecen a los cursos de 8. º C, 10. º C e 12.º H para Portugués y a los cursos de 7. º B, 8. º B e 10. º B/C/D para Español, se trata de una práctica bidisciplinar supervisada, describe algunos caminos relativos a la enseñanza de la gramática, más concretamente del CEL, como se refiere en portugués, relacionados con los cambios que estos aspectos realizan en la enseñanza – aprendizaje de los alumnos. Engloba, igualmente, las reflexiones defendidas en la práctica pedagógica con una perspectiva reflexiva, proyectando una actividad docente próxima y de excelencia.Universidade da Beira InteriorOsório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumPinto, Maria Adelaide Batista2013-09-19T10:19:44Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:11.997829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol Caminhos para uma prática pedagógica reflexiva |
title |
A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol |
spellingShingle |
A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol Pinto, Maria Adelaide Batista Língua portuguesa - Ensino-aprendizagem - Gramática Língua espanhola - Ensino-aprendizagem - Gramática Escola - Ensino-aprendizagem - Supervisão - Estágio pedagógico |
title_short |
A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol |
title_full |
A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol |
title_fullStr |
A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol |
title_full_unstemmed |
A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol |
title_sort |
A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol |
author |
Pinto, Maria Adelaide Batista |
author_facet |
Pinto, Maria Adelaide Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Adelaide Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Ensino-aprendizagem - Gramática Língua espanhola - Ensino-aprendizagem - Gramática Escola - Ensino-aprendizagem - Supervisão - Estágio pedagógico |
topic |
Língua portuguesa - Ensino-aprendizagem - Gramática Língua espanhola - Ensino-aprendizagem - Gramática Escola - Ensino-aprendizagem - Supervisão - Estágio pedagógico |
description |
O relatório que se apresenta tenta espelhar o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo com alunos integrados nas turmas 8.º C, 10.º C e 12.º H para o Português e nas turmas 7.º B, 8.º B e 10.º B/C/D para o Espanhol. Tratando-se de uma prática supervisionada bidisciplinar (Língua Portuguesa e Espanhol), traça alguns caminhos relativos ao ensino de gramática, mais particularmente ao Conhecimento Explícito da Língua (CEL), no que se refere ao Português, relacionado com as mudanças que estes aspetos comportam, no que concerne ao ensino e aprendizagem dos alunos. Engloba, igualmente, as reflexões sustentadas em prática pedagógica numa perspetiva reflexiva. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-19T10:19:44Z 2013-06 2013-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1336 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136331739168768 |