A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Adelaide Batista
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1336
Resumo: O relatório que se apresenta tenta espelhar o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo com alunos integrados nas turmas 8.º C, 10.º C e 12.º H para o Português e nas turmas 7.º B, 8.º B e 10.º B/C/D para o Espanhol. Tratando-se de uma prática supervisionada bidisciplinar (Língua Portuguesa e Espanhol), traça alguns caminhos relativos ao ensino de gramática, mais particularmente ao Conhecimento Explícito da Língua (CEL), no que se refere ao Português, relacionado com as mudanças que estes aspetos comportam, no que concerne ao ensino e aprendizagem dos alunos. Engloba, igualmente, as reflexões sustentadas em prática pedagógica numa perspetiva reflexiva.
id RCAP_d4a5c7c8f7dffc88d9d50595e7bcc5dc
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gramática na aula de língua portuguesa e de espanholCaminhos para uma prática pedagógica reflexivaLíngua portuguesa - Ensino-aprendizagem - GramáticaLíngua espanhola - Ensino-aprendizagem - GramáticaEscola - Ensino-aprendizagem - Supervisão - Estágio pedagógicoO relatório que se apresenta tenta espelhar o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo com alunos integrados nas turmas 8.º C, 10.º C e 12.º H para o Português e nas turmas 7.º B, 8.º B e 10.º B/C/D para o Espanhol. Tratando-se de uma prática supervisionada bidisciplinar (Língua Portuguesa e Espanhol), traça alguns caminhos relativos ao ensino de gramática, mais particularmente ao Conhecimento Explícito da Língua (CEL), no que se refere ao Português, relacionado com as mudanças que estes aspetos comportam, no que concerne ao ensino e aprendizagem dos alunos. Engloba, igualmente, as reflexões sustentadas em prática pedagógica numa perspetiva reflexiva.El informe que se presenta a continuación intenta reflejar el Trabajo Pedagógico realizado en ''Escola Secundária Campos Melo'' con alumnos que pertenecen a los cursos de 8. º C, 10. º C e 12.º H para Portugués y a los cursos de 7. º B, 8. º B e 10. º B/C/D para Español, se trata de una práctica bidisciplinar supervisada, describe algunos caminos relativos a la enseñanza de la gramática, más concretamente del CEL, como se refiere en portugués, relacionados con los cambios que estos aspectos realizan en la enseñanza – aprendizaje de los alumnos. Engloba, igualmente, las reflexiones defendidas en la práctica pedagógica con una perspectiva reflexiva, proyectando una actividad docente próxima y de excelencia.Universidade da Beira InteriorOsório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumPinto, Maria Adelaide Batista2013-09-19T10:19:44Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:11.997829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol
Caminhos para uma prática pedagógica reflexiva
title A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol
spellingShingle A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol
Pinto, Maria Adelaide Batista
Língua portuguesa - Ensino-aprendizagem - Gramática
Língua espanhola - Ensino-aprendizagem - Gramática
Escola - Ensino-aprendizagem - Supervisão - Estágio pedagógico
title_short A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol
title_full A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol
title_fullStr A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol
title_full_unstemmed A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol
title_sort A gramática na aula de língua portuguesa e de espanhol
author Pinto, Maria Adelaide Batista
author_facet Pinto, Maria Adelaide Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Adelaide Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Ensino-aprendizagem - Gramática
Língua espanhola - Ensino-aprendizagem - Gramática
Escola - Ensino-aprendizagem - Supervisão - Estágio pedagógico
topic Língua portuguesa - Ensino-aprendizagem - Gramática
Língua espanhola - Ensino-aprendizagem - Gramática
Escola - Ensino-aprendizagem - Supervisão - Estágio pedagógico
description O relatório que se apresenta tenta espelhar o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo com alunos integrados nas turmas 8.º C, 10.º C e 12.º H para o Português e nas turmas 7.º B, 8.º B e 10.º B/C/D para o Espanhol. Tratando-se de uma prática supervisionada bidisciplinar (Língua Portuguesa e Espanhol), traça alguns caminhos relativos ao ensino de gramática, mais particularmente ao Conhecimento Explícito da Língua (CEL), no que se refere ao Português, relacionado com as mudanças que estes aspetos comportam, no que concerne ao ensino e aprendizagem dos alunos. Engloba, igualmente, as reflexões sustentadas em prática pedagógica numa perspetiva reflexiva.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-19T10:19:44Z
2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1336
url http://hdl.handle.net/10400.6/1336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136331739168768