Modelo Conceptual para a Criação de uma Marca de Moda de Pele Sustentável Vegan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Sara Coutinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10520
Resumo: Atualmente, a atividade humana e a exploração intensa dos recursos naturais, leva cada vez mais a uma preocupação relacionada com práticas e metodologias sustentáveis, aplicadas ao meio ambiente e ao nosso quotidiano. Grandes marcas como Gucci, Versace, entre outras, estão a deixar de usar peles naturais para passarem a inserir-se no movimento sustentável. A sustentabilidade é indispensável para satisfazer as necessidades da presente geração e das seguintes. Por este motivo, a presente dissertação insere-se nesta temática. A pertinência do estudo da relação do branding de moda e a sustentabilidade face aos desafios atuais da indústria têxtil, as novas maneiras de entender o design, a produção e o consumo de moda é fulcral para realçar a importância das diversas opções de materiais, integração de técnicas e métodos sustentáveis na gestão de empresas. Esta dissertação tem como intuito entender quais os critérios para o desenvolvimento de um modelo conceptual para a criação de uma marca de moda sustentável vegan, baseando-se numa pesquisa mista. Ou seja, uma pesquisa interventiva e não-interventiva. Nãointerventiva no sentido que ocorre a criação das questões de investigação, revisão bibliográfica, casos de estudo e a triangulação dos dados e conhecimento adquirido. Interventiva na materialização dos resultados da pesquisa com aplicação prática, ou seja, o conhecimento teórico é aplicado e concretizado numa prova de conceito. Através dessa prova cria-se um modelo conceptual para a criação de uma marca de moda de pele sustentável vegan, que é o culminar da investigação. Este modelo pode, e deve, ser aplicado tanto em novas empresas, como em empresas que tenham interesse na aplicação de metodologias sustentáveis.
id RCAP_c9e427fcc25ca2c5ef90161483d0572c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo Conceptual para a Criação de uma Marca de Moda de Pele Sustentável VeganBrandingDesign de ModaSustentabilidadeVeganDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de ModaAtualmente, a atividade humana e a exploração intensa dos recursos naturais, leva cada vez mais a uma preocupação relacionada com práticas e metodologias sustentáveis, aplicadas ao meio ambiente e ao nosso quotidiano. Grandes marcas como Gucci, Versace, entre outras, estão a deixar de usar peles naturais para passarem a inserir-se no movimento sustentável. A sustentabilidade é indispensável para satisfazer as necessidades da presente geração e das seguintes. Por este motivo, a presente dissertação insere-se nesta temática. A pertinência do estudo da relação do branding de moda e a sustentabilidade face aos desafios atuais da indústria têxtil, as novas maneiras de entender o design, a produção e o consumo de moda é fulcral para realçar a importância das diversas opções de materiais, integração de técnicas e métodos sustentáveis na gestão de empresas. Esta dissertação tem como intuito entender quais os critérios para o desenvolvimento de um modelo conceptual para a criação de uma marca de moda sustentável vegan, baseando-se numa pesquisa mista. Ou seja, uma pesquisa interventiva e não-interventiva. Nãointerventiva no sentido que ocorre a criação das questões de investigação, revisão bibliográfica, casos de estudo e a triangulação dos dados e conhecimento adquirido. Interventiva na materialização dos resultados da pesquisa com aplicação prática, ou seja, o conhecimento teórico é aplicado e concretizado numa prova de conceito. Através dessa prova cria-se um modelo conceptual para a criação de uma marca de moda de pele sustentável vegan, que é o culminar da investigação. Este modelo pode, e deve, ser aplicado tanto em novas empresas, como em empresas que tenham interesse na aplicação de metodologias sustentáveis.Nowadays, human activity and the intense exploitation of natural resources increasingly lead to a concern with sustainable practices and methodologies, applied to the environment and our daily lives. Big brands like Gucci, Versace, among others, are moving from using natural skins to ironing for sustainable movement. Sustainability is indispensable for requirements such as the needs of the present generation and the following. For this reason, the present dissertation is included in this theme. The relevance of the study of the relationship of fashion branding and the sustainability in the face of the current challenges of the textile industry, as new ways of understanding fashion design, production, and consumption of fashion is central to highlight the importance of various material options, integration of sustainable techniques and methods in business management. This dissertation has as understanding the requirements for the development of a conceptual model for the creation of a sustainable vegan fashion brand, based on mixed research. In other words, interventional and non-interventional research. Non-interventional in the sense that the creation of research questions, literature review, case studies and the triangulation of data and acquired knowledge occurs. Interventive in the materialization of research results with practical application, the theoretical knowledge acquired will be applied and materialized in a proof of concept. This proof creates a conceptual model for creating a sustainable vegan skin fashion brand, which is the culmination of the research. This model can and should be applied to both startups and companies interested in applying sustainable methodologies.Miguel, Rui Alberto LopesuBibliorumRosa, Sara Coutinho2020-11-05T14:44:44Z2019-11-192019-09-302019-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10520TID:202467155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:24Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:27.437052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo Conceptual para a Criação de uma Marca de Moda de Pele Sustentável Vegan
title Modelo Conceptual para a Criação de uma Marca de Moda de Pele Sustentável Vegan
spellingShingle Modelo Conceptual para a Criação de uma Marca de Moda de Pele Sustentável Vegan
Rosa, Sara Coutinho
Branding
Design de Moda
Sustentabilidade
Vegan
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
title_short Modelo Conceptual para a Criação de uma Marca de Moda de Pele Sustentável Vegan
title_full Modelo Conceptual para a Criação de uma Marca de Moda de Pele Sustentável Vegan
title_fullStr Modelo Conceptual para a Criação de uma Marca de Moda de Pele Sustentável Vegan
title_full_unstemmed Modelo Conceptual para a Criação de uma Marca de Moda de Pele Sustentável Vegan
title_sort Modelo Conceptual para a Criação de uma Marca de Moda de Pele Sustentável Vegan
author Rosa, Sara Coutinho
author_facet Rosa, Sara Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, Rui Alberto Lopes
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Sara Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Design de Moda
Sustentabilidade
Vegan
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
topic Branding
Design de Moda
Sustentabilidade
Vegan
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
description Atualmente, a atividade humana e a exploração intensa dos recursos naturais, leva cada vez mais a uma preocupação relacionada com práticas e metodologias sustentáveis, aplicadas ao meio ambiente e ao nosso quotidiano. Grandes marcas como Gucci, Versace, entre outras, estão a deixar de usar peles naturais para passarem a inserir-se no movimento sustentável. A sustentabilidade é indispensável para satisfazer as necessidades da presente geração e das seguintes. Por este motivo, a presente dissertação insere-se nesta temática. A pertinência do estudo da relação do branding de moda e a sustentabilidade face aos desafios atuais da indústria têxtil, as novas maneiras de entender o design, a produção e o consumo de moda é fulcral para realçar a importância das diversas opções de materiais, integração de técnicas e métodos sustentáveis na gestão de empresas. Esta dissertação tem como intuito entender quais os critérios para o desenvolvimento de um modelo conceptual para a criação de uma marca de moda sustentável vegan, baseando-se numa pesquisa mista. Ou seja, uma pesquisa interventiva e não-interventiva. Nãointerventiva no sentido que ocorre a criação das questões de investigação, revisão bibliográfica, casos de estudo e a triangulação dos dados e conhecimento adquirido. Interventiva na materialização dos resultados da pesquisa com aplicação prática, ou seja, o conhecimento teórico é aplicado e concretizado numa prova de conceito. Através dessa prova cria-se um modelo conceptual para a criação de uma marca de moda de pele sustentável vegan, que é o culminar da investigação. Este modelo pode, e deve, ser aplicado tanto em novas empresas, como em empresas que tenham interesse na aplicação de metodologias sustentáveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
2019-09-30
2019-11-19T00:00:00Z
2020-11-05T14:44:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10520
TID:202467155
url http://hdl.handle.net/10400.6/10520
identifier_str_mv TID:202467155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136395249319936