Predição do desempenho combinado no remo em escaler a partir de características morfológicas, fisiológicas e de aptidão física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fábio Barreto Maia da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7185
Resumo: O Remo em escaler (RE) é uma embarcação que permite 10 remadores mais o timoneiro, de popa quadrada e proa fina, com cinco bancadas com vogas, sota-vogas, meios, sota-proas e proas, sendo dois remadores sentados em cada bordo, posicionados lado a lado, são utilizados em competições Nacionais e Internacionais. O objetivo foi verificar se o desempenho do barco pode ser predito pela média das características físicas gerais dos remadores (morfológicas, fisiológicas, aptidão física e performanceno remoergômetro). Participaram do estudo 20 atletas de remo em escaler da Escola Naval, do sexo masculino, com idade entre 21,35 ± 0,98 anos. Os remadores foram submetidos a um exame de absortometria radiológica de dupla energia (DEXA), um teste máximo de 500 metros no remoergômetro e no barco na água, testes de força máxima e o teste do consumo máximo de oxigênio no remoergômetro. Foi utilizado o programa estatístico SPSS 16 para testar a normalidade e homocedasticidade das variáveis e também ajustes de modelo de regressão linear simples e múltipla. A velocidade média do barco na água apresentou correlação e significativa estatistica com a estatura (r=0,46; p<0,05), com a envergadura (r=0,46; p<0,05), com a velocidade média no remoergômetro (r=0,48; p<0,05) e watt médio (r=0,41), apresentou ainda, que a envergadura tem um coeficiente de determinação (R2=0,21; SEE=0,22) para velocidade média do barco e o watt médio um coeficiente de determinação (R2=0,84; SEE=0,06) para a velocidade média no remoergômetro. A regressão linear múltipla no modelo antropometria apresentou (R2=0,25; SEE=0,26), a força (R2=0,45; SEE=0,25), a força-potência (R2=0,43; SEE=0,23) e a combinação de todas as variáveis apresentadas neste estudo (R2=0,59; SEE=0,28). Concluímos que a combinação das variáveis parece explicar de melhor forma a variação da velocidade do barco do que os demais modelos apresentados neste estudo. Estudos futuros devem ser desenvolvidos com um numero maior de remadores e com mais variáveis, para melhor explicar esta variação.
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