Predição do desempenho combinado no remo em escaler a partir de características morfológicas, fisiológicas e de aptidão física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7185 |
Resumo: | O Remo em escaler (RE) é uma embarcação que permite 10 remadores mais o timoneiro, de popa quadrada e proa fina, com cinco bancadas com vogas, sota-vogas, meios, sota-proas e proas, sendo dois remadores sentados em cada bordo, posicionados lado a lado, são utilizados em competições Nacionais e Internacionais. O objetivo foi verificar se o desempenho do barco pode ser predito pela média das características físicas gerais dos remadores (morfológicas, fisiológicas, aptidão física e performanceno remoergômetro). Participaram do estudo 20 atletas de remo em escaler da Escola Naval, do sexo masculino, com idade entre 21,35 ± 0,98 anos. Os remadores foram submetidos a um exame de absortometria radiológica de dupla energia (DEXA), um teste máximo de 500 metros no remoergômetro e no barco na água, testes de força máxima e o teste do consumo máximo de oxigênio no remoergômetro. Foi utilizado o programa estatístico SPSS 16 para testar a normalidade e homocedasticidade das variáveis e também ajustes de modelo de regressão linear simples e múltipla. A velocidade média do barco na água apresentou correlação e significativa estatistica com a estatura (r=0,46; p<0,05), com a envergadura (r=0,46; p<0,05), com a velocidade média no remoergômetro (r=0,48; p<0,05) e watt médio (r=0,41), apresentou ainda, que a envergadura tem um coeficiente de determinação (R2=0,21; SEE=0,22) para velocidade média do barco e o watt médio um coeficiente de determinação (R2=0,84; SEE=0,06) para a velocidade média no remoergômetro. A regressão linear múltipla no modelo antropometria apresentou (R2=0,25; SEE=0,26), a força (R2=0,45; SEE=0,25), a força-potência (R2=0,43; SEE=0,23) e a combinação de todas as variáveis apresentadas neste estudo (R2=0,59; SEE=0,28). Concluímos que a combinação das variáveis parece explicar de melhor forma a variação da velocidade do barco do que os demais modelos apresentados neste estudo. Estudos futuros devem ser desenvolvidos com um numero maior de remadores e com mais variáveis, para melhor explicar esta variação. |
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Predição do desempenho combinado no remo em escaler a partir de características morfológicas, fisiológicas e de aptidão físicaRemo em escalerDesempenhoMarinha do BrasilO Remo em escaler (RE) é uma embarcação que permite 10 remadores mais o timoneiro, de popa quadrada e proa fina, com cinco bancadas com vogas, sota-vogas, meios, sota-proas e proas, sendo dois remadores sentados em cada bordo, posicionados lado a lado, são utilizados em competições Nacionais e Internacionais. O objetivo foi verificar se o desempenho do barco pode ser predito pela média das características físicas gerais dos remadores (morfológicas, fisiológicas, aptidão física e performanceno remoergômetro). Participaram do estudo 20 atletas de remo em escaler da Escola Naval, do sexo masculino, com idade entre 21,35 ± 0,98 anos. Os remadores foram submetidos a um exame de absortometria radiológica de dupla energia (DEXA), um teste máximo de 500 metros no remoergômetro e no barco na água, testes de força máxima e o teste do consumo máximo de oxigênio no remoergômetro. Foi utilizado o programa estatístico SPSS 16 para testar a normalidade e homocedasticidade das variáveis e também ajustes de modelo de regressão linear simples e múltipla. A velocidade média do barco na água apresentou correlação e significativa estatistica com a estatura (r=0,46; p<0,05), com a envergadura (r=0,46; p<0,05), com a velocidade média no remoergômetro (r=0,48; p<0,05) e watt médio (r=0,41), apresentou ainda, que a envergadura tem um coeficiente de determinação (R2=0,21; SEE=0,22) para velocidade média do barco e o watt médio um coeficiente de determinação (R2=0,84; SEE=0,06) para a velocidade média no remoergômetro. A regressão linear múltipla no modelo antropometria apresentou (R2=0,25; SEE=0,26), a força (R2=0,45; SEE=0,25), a força-potência (R2=0,43; SEE=0,23) e a combinação de todas as variáveis apresentadas neste estudo (R2=0,59; SEE=0,28). Concluímos que a combinação das variáveis parece explicar de melhor forma a variação da velocidade do barco do que os demais modelos apresentados neste estudo. Estudos futuros devem ser desenvolvidos com um numero maior de remadores e com mais variáveis, para melhor explicar esta variação.The Rowing Jolly Boat (RE) is a boat that allows 10 rowers plus the helmsman, square stern and fine bow, with five seats with stroke, after stroke, medium, props and bows, two rowers are seated on each board, Positioned side by side, are used in national and international competitions. The objective was to verify if the boat performance can be predicted by the average of the general physical characteristics of the rowers (morphological, physiological, physical fitness and performance ergometer). Twenty rowing rower athletes of the Naval School, male, aged 21.35 ± 0.98 years, participated in the study. The rowers were submitted to a dual energy radiological absorptiometry (DEXA) test, a maximum test of 500 meters in the ergometer rowing and in the boat in the water, tests of maximum force and the test of the maximum consumption of oxygen in the ergometer rowing. The statistical program SPSS 16 was used to test the normality and homoscedasticity of variables and also adjustments of simple and multiple linear regression model. The mean velocity of the boat in the water presented significant correlation with height (r = 0.46, p <0.05), with the wingspan (r = 0.46, p <0.05), with mean velocity (r = 0.48, p <0.05) and mean watt (r = 0.41), also showed that the span has a coefficient of determination (R2 = 0.21, SEE = 0.22) For mean boat velocity and mean watt a coefficient of determination (R2 = 0.84; SEE = 0.06) for the mean velocity in the ergometer rowing. The multiple linear regression in the anthropometry model presented (R2 = 0.25, SEE = 0.26), strength (R2 = 0.45, SEE = 0.25), power-strength (R2 = 0.43, SEE = 0.23) and the combination of all the variables presented in this study (R2 = 0.59; SEE = 0.28). We conclude that the combination of the variables seems to explain better the boat speed variation than the other models presented in this study. Future studies should be developed with a larger number of rowers and with more variables, to better explain this variation.2017-01-30T09:31:43Z2017-01-30T00:00:00Z2017-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7185porSilva, Fábio Barreto Maia dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:29:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:24.603925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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