Os papéis do gestor e a cultura organizacional numa empresa de formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniela Alexandra Vitorino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/55582
Resumo: Relatório da Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_ca1a5ed77ea6d63407f945a354291be1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/55582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os papéis do gestor e a cultura organizacional numa empresa de formação profissionalFormação profissionalCultura organizacionalGestoresEstrutura organizacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022O relatório de estágio “Os papéis do gestor e a cultura organizacional numa empresa de formação profissional”, aborda a questão do trabalho do gestor atendendo à sua cultura organizacional. Mais precisamente, o trabalho visa descrever, analisar e compreender a cultura organizacional de uma empresa de formação profissional, assim como caraterizar os papéis dos gestores envolvidos na investigação, tendo por base o seu trabalho quotidiano. No que concerne aos objetivos do mesmo, estes prendem-se com: (a) caraterização da organização e da cultura organizacional existente; (b) caraterização do trabalho dos gestores e das tarefas por eles desenvolvidas; (c) identificação dos papéis desempenhados pelos gestores no decorrer das suas funções. Por conseguinte, de forma a atingir estes objetivos, procedi à realização de um estudo de caráter qualitativo, recorrendo às seguintes técnicas de recolha de dados: a) análise documental utilizada para a caraterização da empresa; b) observação participante para identificar e descrever o quotidiano dos gestores, nomeadamente as tarefas e funções desenvolvidas pelos mesmos; c) entrevista semiestruturada à Gestora responsável pelo Departamento de Formação do Citeforma para perceber a visão que esta tem acerca do seu papel na empresa e das funções que desempenha; d) diário de campo utilizado para registar as notas de campo acerca daquilo que foi sendo observado e vivenciado quotidianamente. No que diz respeito ao tratamento destes dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Com base no estudo realizado, o relatório documenta a experiência formativa ocorrida numa empresa com uma modalidade de partilha cultural diferenciadora, devido à estruturação evidente entre os vários departamentos existentes. Paralelamente, é possível identificar também a predominância de uma Cultura de Objetivos e Cultura de Atena, na medida em que o trabalho desenvolvido é voltado para a obtenção de resultados, provenientes de objetivos previamente delimitados. Por último, através do projeto de investigação, foi possível identificar e descrever os vários papéis desempenhados pelos gestores da empresa. Assim sendo, tendo por base o trabalho quotidiano desenvolvido pelos gestores, é possível aferir que os mesmos concentram um maior desempenho nos papéis interpessoais e informacionais, refletindo a importância conferida ao trabalho em equipa e regular planeamento e organização.The internship report “The manager's roles and organizational culture in a professional training company”, addresses the issue of the manager's work taking into account the existing organizational culture. In this way, I will start by describing, analysing and understanding the organizational culture of Citeforma and, later, characterizing the roles of the managers involved in the research based on their daily work. With regard to its objectives, these are related to: (a) characterization of the organization and the existing organizational culture; (b) characterization of the managers' daily lives and the tasks they perform; (c) identification of the roles played by managers in the course of their functions; (d) understand the manager's perception of her work in the organization. Therefore, in order to achieve these objectives, I carried out a qualitative study: a) document analysis used to characterize the company; b) participant observation to identify and describe the daily life of managers, namely the tasks and functions performed by them; c) semistructured interview with the Citeforma manager to understand her view of her role in the company and the functions she performs; d) field diary used to record field notes about what was observed and experienced on a daily basis. With regard to the treatment of these data, content analysis was used. Based on the study carried out, the report documents the training experience that took place in a company with a differentiating cultural sharing modality, due to the evident structuring between the various existing departments. At the same time, it is also possible to identify the predominance of a Culture of Objectives and Culture of Athena, insofar as the work developed is aimed at obtaining results from previously defined objectives. Finally, through the research project, it was possible to identify and describe the various roles played by the company's managers. Therefore, based on the daily work carried out by managers, it is possible that they focus on interpersonal and greater informational performance, reflecting on conferring their organization as a team and regular functions and work.Viseu, SofiaRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Daniela Alexandra Vitorino2023-01-03T15:14:12Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/55582TID:203287584porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:02:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/55582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:14.774436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os papéis do gestor e a cultura organizacional numa empresa de formação profissional
title Os papéis do gestor e a cultura organizacional numa empresa de formação profissional
spellingShingle Os papéis do gestor e a cultura organizacional numa empresa de formação profissional
Carvalho, Daniela Alexandra Vitorino
Formação profissional
Cultura organizacional
Gestores
Estrutura organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os papéis do gestor e a cultura organizacional numa empresa de formação profissional
title_full Os papéis do gestor e a cultura organizacional numa empresa de formação profissional
title_fullStr Os papéis do gestor e a cultura organizacional numa empresa de formação profissional
title_full_unstemmed Os papéis do gestor e a cultura organizacional numa empresa de formação profissional
title_sort Os papéis do gestor e a cultura organizacional numa empresa de formação profissional
author Carvalho, Daniela Alexandra Vitorino
author_facet Carvalho, Daniela Alexandra Vitorino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viseu, Sofia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Daniela Alexandra Vitorino
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Cultura organizacional
Gestores
Estrutura organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação profissional
Cultura organizacional
Gestores
Estrutura organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-03T15:14:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/55582
TID:203287584
url http://hdl.handle.net/10451/55582
identifier_str_mv TID:203287584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134614840672256