Projeto Intergeracional: Intergeracionalidade e respostas sociais: Mitigação do idadismo por meio de práticas intergeracionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/30765 |
Resumo: | O idadismo, preconceito com base na idade que se reflete em atitudes e práticas negativas em relação aos indivíduos, afeta sobretudo as pessoas mais velhas, e tem forte influência na conceptualização e construção de políticas públicas que respondam aos desafios do envelhecimento populacional. O idadismo é vastamente reproduzido e aceite socialmente, inclusive pelas próprias pessoas mais velhas, tornando-se um obstáculo particularmente difícil de transpor no desígnio do envelhecimento ativo. No contexto da revolução demográfica em curso, torna-se essencial o desenvolvimento de ações capazes de desconstruir preconceções acerca da velhice e do processo de envelhecimento, promovendo o bem-estar e práticas de interação social positiva entre gerações. Publicado em 2021 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Relatório Mundial sobre o Idadismo, reforça a importância das iniciativas e atividades intergeracionais, envolvendo os governos locais, famílias e jovens. O Projeto Intergeracional apresentado, pretende analisar de que forma o contacto intergeracional pode influenciar o preconceito idadista, promovendo o encontro de duas respostas sociais, a Universidade Sénior e a Componente de Apoio à Família (CAF), na freguesia de Alcântara. Para analisar os resultados da iniciativa intergeracional, procedeu-se a uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos, através da triangulação de dados de inquéritos, entrevistas e notas do terreno, de forma a recolher informações acerca de impactos, obstáculos e dificuldades. O Projeto caracteriza-se pelo desenho colaborativo de um projeto intergeracional, planeado e posto em prática, analisando as experiências dos participantes, de forma a formular possíveis conclusões, e estimulando a reflexão para a mudança. |
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Projeto Intergeracional: Intergeracionalidade e respostas sociais: Mitigação do idadismo por meio de práticas intergeracionaisIdadismo -- AgeismIntergeracionalidadeInvestigação açãoUniversidade séniorComponente de apoio à famíliaIntergenerationalityAction-researchSenior universityFamily support componentO idadismo, preconceito com base na idade que se reflete em atitudes e práticas negativas em relação aos indivíduos, afeta sobretudo as pessoas mais velhas, e tem forte influência na conceptualização e construção de políticas públicas que respondam aos desafios do envelhecimento populacional. O idadismo é vastamente reproduzido e aceite socialmente, inclusive pelas próprias pessoas mais velhas, tornando-se um obstáculo particularmente difícil de transpor no desígnio do envelhecimento ativo. No contexto da revolução demográfica em curso, torna-se essencial o desenvolvimento de ações capazes de desconstruir preconceções acerca da velhice e do processo de envelhecimento, promovendo o bem-estar e práticas de interação social positiva entre gerações. Publicado em 2021 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Relatório Mundial sobre o Idadismo, reforça a importância das iniciativas e atividades intergeracionais, envolvendo os governos locais, famílias e jovens. O Projeto Intergeracional apresentado, pretende analisar de que forma o contacto intergeracional pode influenciar o preconceito idadista, promovendo o encontro de duas respostas sociais, a Universidade Sénior e a Componente de Apoio à Família (CAF), na freguesia de Alcântara. Para analisar os resultados da iniciativa intergeracional, procedeu-se a uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos, através da triangulação de dados de inquéritos, entrevistas e notas do terreno, de forma a recolher informações acerca de impactos, obstáculos e dificuldades. O Projeto caracteriza-se pelo desenho colaborativo de um projeto intergeracional, planeado e posto em prática, analisando as experiências dos participantes, de forma a formular possíveis conclusões, e estimulando a reflexão para a mudança.Ageism, prejudice based on age, refers to negative attitudes and practices towards individuals, affecting mostly old people and with a strong influence in the conceptualization and the construction of public policies that address the challenges of population-ageing. Ageism is socially reproduced and vastly accepted by individuals, counting on the old people perspective as well, becoming a particularly difficult obstacle to surpass on the matter of active aging. In the course of demographic revolution, it becomes essential the development of efficient actions that are capable of deconstructing preconceptions related to age and aging process, promoting well-being and practices of positive social interaction between generations. In 2021, the Global Report on Ageism was published by the World Health Organization (WHO), in which it is reinforced the importance of intergenerational initiatives and activities, involving local governments, families and youth. This Intergenerational Project, seeks to analyze how does the intergenerational contact influence ageism, based on a collaborative model of construction of intergenerational activities, promoting meetings between two social responses, the Senior University and the Family Support Component, in Alcântara. To analyze the results of the intergenerational initiative, a combination of quantitative and qualitative methods was used, through the triangulation of data from surveys, interviews and field notes, in order to collect information on impacts, obstacles and difficulties. The Project is characterized by the collaborative design of an intergenerational project, planned and put into practice, with the aim to analyze the participants experiences, formulating conclusions, and stimulating reflection for change.2024-02-01T12:04:14Z2023-12-20T00:00:00Z2023-12-202023-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30765TID:203469089porOliveira, Ema deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:21:00Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:04.581689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O idadismo, preconceito com base na idade que se reflete em atitudes e práticas negativas em relação aos indivíduos, afeta sobretudo as pessoas mais velhas, e tem forte influência na conceptualização e construção de políticas públicas que respondam aos desafios do envelhecimento populacional. O idadismo é vastamente reproduzido e aceite socialmente, inclusive pelas próprias pessoas mais velhas, tornando-se um obstáculo particularmente difícil de transpor no desígnio do envelhecimento ativo. No contexto da revolução demográfica em curso, torna-se essencial o desenvolvimento de ações capazes de desconstruir preconceções acerca da velhice e do processo de envelhecimento, promovendo o bem-estar e práticas de interação social positiva entre gerações. Publicado em 2021 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Relatório Mundial sobre o Idadismo, reforça a importância das iniciativas e atividades intergeracionais, envolvendo os governos locais, famílias e jovens. O Projeto Intergeracional apresentado, pretende analisar de que forma o contacto intergeracional pode influenciar o preconceito idadista, promovendo o encontro de duas respostas sociais, a Universidade Sénior e a Componente de Apoio à Família (CAF), na freguesia de Alcântara. Para analisar os resultados da iniciativa intergeracional, procedeu-se a uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos, através da triangulação de dados de inquéritos, entrevistas e notas do terreno, de forma a recolher informações acerca de impactos, obstáculos e dificuldades. O Projeto caracteriza-se pelo desenho colaborativo de um projeto intergeracional, planeado e posto em prática, analisando as experiências dos participantes, de forma a formular possíveis conclusões, e estimulando a reflexão para a mudança. |
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