O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/23006 |
Resumo: | O projeto MatDance corresponde a uma experiência de ensino realizada no 1º ciclo do ensino básico em Portugal, numa turma de 3º ano de escolaridade (alunos com 9 anos). Esta experiência surge no âmbito de uma investigação desenvolvida sob a modalidade de design-research por uma equipa interdisciplinar, com o objetivo global de compreender o potencial do estabelecimento de conexões entre a Matemática e a Dança para a aprendizagem dos alunos. Descrevemos a experiência de ensino realizada, os seus fundamentos e tarefas propostas aos alunos, envolvendo a combinação de atividades de Dança e de Matemática. Apresentamos exemplos de conexões estabelecidas com conteúdos matemáticos diversos, nomeadamente da geometria. A análise da resposta a um questionário revela que os alunos atribuíram uma grande importância às relações que estabeleceram entre os conteúdos matemáticos e as danças, o que potenciou a compreensão dos conceitos e a percepção da sua aplicação. Revela-se também a satisfação das crianças com o enriquecimento do seu património cultural e com o facto de terem conseguido aprender a dançar com confiança e prazer, num ambiente emocionalmente positivo. |
id |
RCAP_ca5c67a447017c3c6715fb1537a7ed1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/23006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentidoMatemática no 1º cicloConexõesDançaO projeto MatDance corresponde a uma experiência de ensino realizada no 1º ciclo do ensino básico em Portugal, numa turma de 3º ano de escolaridade (alunos com 9 anos). Esta experiência surge no âmbito de uma investigação desenvolvida sob a modalidade de design-research por uma equipa interdisciplinar, com o objetivo global de compreender o potencial do estabelecimento de conexões entre a Matemática e a Dança para a aprendizagem dos alunos. Descrevemos a experiência de ensino realizada, os seus fundamentos e tarefas propostas aos alunos, envolvendo a combinação de atividades de Dança e de Matemática. Apresentamos exemplos de conexões estabelecidas com conteúdos matemáticos diversos, nomeadamente da geometria. A análise da resposta a um questionário revela que os alunos atribuíram uma grande importância às relações que estabeleceram entre os conteúdos matemáticos e as danças, o que potenciou a compreensão dos conceitos e a percepção da sua aplicação. Revela-se também a satisfação das crianças com o enriquecimento do seu património cultural e com o facto de terem conseguido aprender a dançar com confiança e prazer, num ambiente emocionalmente positivo.FESPM2018-03-16T12:32:24Z2018-03-162017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/23006http://hdl.handle.net/10174/23006por• Canavarro, A. P. , & Prieto, M. (2017). O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido. In Libro de Actas do Congresso VIII CIBEM, Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (pp. 177-185). Jaén: FESPM. (ISBN 978-84-945722-3-4)naosimnaoapc@uevora.ptmerce.prieto@sapo.pt229Canavarro, Ana PaulaPrieto, Mercedesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:44Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:54.784921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido |
title |
O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido |
spellingShingle |
O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido Canavarro, Ana Paula Matemática no 1º ciclo Conexões Dança |
title_short |
O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido |
title_full |
O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido |
title_fullStr |
O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido |
title_full_unstemmed |
O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido |
title_sort |
O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido |
author |
Canavarro, Ana Paula |
author_facet |
Canavarro, Ana Paula Prieto, Mercedes |
author_role |
author |
author2 |
Prieto, Mercedes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canavarro, Ana Paula Prieto, Mercedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática no 1º ciclo Conexões Dança |
topic |
Matemática no 1º ciclo Conexões Dança |
description |
O projeto MatDance corresponde a uma experiência de ensino realizada no 1º ciclo do ensino básico em Portugal, numa turma de 3º ano de escolaridade (alunos com 9 anos). Esta experiência surge no âmbito de uma investigação desenvolvida sob a modalidade de design-research por uma equipa interdisciplinar, com o objetivo global de compreender o potencial do estabelecimento de conexões entre a Matemática e a Dança para a aprendizagem dos alunos. Descrevemos a experiência de ensino realizada, os seus fundamentos e tarefas propostas aos alunos, envolvendo a combinação de atividades de Dança e de Matemática. Apresentamos exemplos de conexões estabelecidas com conteúdos matemáticos diversos, nomeadamente da geometria. A análise da resposta a um questionário revela que os alunos atribuíram uma grande importância às relações que estabeleceram entre os conteúdos matemáticos e as danças, o que potenciou a compreensão dos conceitos e a percepção da sua aplicação. Revela-se também a satisfação das crianças com o enriquecimento do seu património cultural e com o facto de terem conseguido aprender a dançar com confiança e prazer, num ambiente emocionalmente positivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2018-03-16T12:32:24Z 2018-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/23006 http://hdl.handle.net/10174/23006 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/23006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
• Canavarro, A. P. , & Prieto, M. (2017). O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido. In Libro de Actas do Congresso VIII CIBEM, Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (pp. 177-185). Jaén: FESPM. (ISBN 978-84-945722-3-4) nao sim nao apc@uevora.pt merce.prieto@sapo.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FESPM |
publisher.none.fl_str_mv |
FESPM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136621180747776 |