A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-dia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Natércia Maria Fernandes Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/368
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, no ano lectivo de 2010/2011. Este estudo tem como objectivo descrever o trabalho realizado por mim e pelo meu grupo de estágio ao longo de todo o estágio pedagógico, assim como analisar e reflectir sobre as conexões que o processo ensino/aprendizagem poderá estabelecer entre a Matemática e o dia-a-dia dos educandos. Como vivemos num mundo global e multicultural, repleto de contínuas mudanças, torna-se importante reflectir sobre a Matemática e as suas aplicações no mundo em que vivemos, uma vez que esta ciência goza de diversas conexões com o quotidiano. Deste modo, com o presente trabalho pretende-se procurar e demonstrar evidências de que a Matemática é um conhecimento que encontra-se presente em tudo o que nos rodeia, sendo imprescindível demonstrar aos alunos e à sociedade as suas conexões e utilidades na vida quotidiana. Assim, estaremos a contribuir para que estes vejam a Matemática como um saber que permite a evolução do mundo e da mente humana representando esta ciência, um património mundial.
id RCAP_389f3e67398f31bdaf3568541b506b53
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/368
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-diaMatemáticaConexõesQuotidianoEvoluçãoProcesso de ensino-aprendizagemEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.Centro de Ciências Exatas e da EngenhariaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, no ano lectivo de 2010/2011. Este estudo tem como objectivo descrever o trabalho realizado por mim e pelo meu grupo de estágio ao longo de todo o estágio pedagógico, assim como analisar e reflectir sobre as conexões que o processo ensino/aprendizagem poderá estabelecer entre a Matemática e o dia-a-dia dos educandos. Como vivemos num mundo global e multicultural, repleto de contínuas mudanças, torna-se importante reflectir sobre a Matemática e as suas aplicações no mundo em que vivemos, uma vez que esta ciência goza de diversas conexões com o quotidiano. Deste modo, com o presente trabalho pretende-se procurar e demonstrar evidências de que a Matemática é um conhecimento que encontra-se presente em tudo o que nos rodeia, sendo imprescindível demonstrar aos alunos e à sociedade as suas conexões e utilidades na vida quotidiana. Assim, estaremos a contribuir para que estes vejam a Matemática como um saber que permite a evolução do mundo e da mente humana representando esta ciência, um património mundial.Universidade da MadeiraFernandes, Elsa Maria dos SantosDigitUMaCamacho, Natércia Maria Fernandes Pereira2013-04-16T11:24:13Z20112013-04-16T00:00:00Z2013-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:05.304525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-dia
title A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-dia
spellingShingle A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-dia
Camacho, Natércia Maria Fernandes Pereira
Matemática
Conexões
Quotidiano
Evolução
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
title_short A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-dia
title_full A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-dia
title_fullStr A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-dia
title_full_unstemmed A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-dia
title_sort A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-dia
author Camacho, Natércia Maria Fernandes Pereira
author_facet Camacho, Natércia Maria Fernandes Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Elsa Maria dos Santos
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Natércia Maria Fernandes Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Conexões
Quotidiano
Evolução
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
topic Matemática
Conexões
Quotidiano
Evolução
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, no ano lectivo de 2010/2011. Este estudo tem como objectivo descrever o trabalho realizado por mim e pelo meu grupo de estágio ao longo de todo o estágio pedagógico, assim como analisar e reflectir sobre as conexões que o processo ensino/aprendizagem poderá estabelecer entre a Matemática e o dia-a-dia dos educandos. Como vivemos num mundo global e multicultural, repleto de contínuas mudanças, torna-se importante reflectir sobre a Matemática e as suas aplicações no mundo em que vivemos, uma vez que esta ciência goza de diversas conexões com o quotidiano. Deste modo, com o presente trabalho pretende-se procurar e demonstrar evidências de que a Matemática é um conhecimento que encontra-se presente em tudo o que nos rodeia, sendo imprescindível demonstrar aos alunos e à sociedade as suas conexões e utilidades na vida quotidiana. Assim, estaremos a contribuir para que estes vejam a Matemática como um saber que permite a evolução do mundo e da mente humana representando esta ciência, um património mundial.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-04-16T11:24:13Z
2013-04-16T00:00:00Z
2013-04-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/368
url http://hdl.handle.net/10400.13/368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129900829900800