Project-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Anabela Carvalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Sandra, Moreira, Francisco, Lima, Rui M., Carvalho, José Dinis Araújo, Sousa, Rui M., Mesquita, Diana, Hattum, Natascha Janssen Van
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74884
Resumo: As instituições de ensino superior estão cada vez mais preocupadas com a necessidade de implementar práticas de ensino e de aprendizagem centradas no estudante. Os métodos tradicionais de ensino, baseados exclusivamente em aulas expositivas, têm se revelado pouco eficazes para promover o desenvolvimento e formação global dos nossos estudantes. As crescentes exigências do mercado de trabalho, que procuram um perfil profissional não só baseado em competências técnicas de uma determinada área de conhecimento, mas antes uma variedade de competências transversais, como o trabalho em equipa, a resolução de problemas, a responsabilidade, gestão do tempo, criatividade, inovação, resiliência, etc. exigem que as universidades se aproximem da realidade e prática profissional dos futuros graduados, criando oportunidades para a cooperação e desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Adicionalmente, a estrutura tradicional de organização em disciplinas que as isola em si mesmo e que não permitem ao aluno ter uma visão sistémica dos problemas, visão esta tão necessária no contexto profissional, requer mudanças ou abordagens que obriguem o aluno a ter esta visão sistémica e holística. Este livro apresenta a metodologia de Project-based Learning (PBL) ou Aprendizagem baseada em Projeto, desde a sua fase de preparação até à sua implementação num curso de Engenharia. Nesse sentido, visa constituir-se como um recurso de apoio a todos os interessados em implementar PBL, nos seus contextos de ensino e de aprendizagem. Apresenta uma descrição detalhada das etapas e procedimentos necessários para a preparação, definição, arranque, execução e finalização do processo PBL, partindo da realidade de um contexto concreto, nomeadamente, o curso de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal.
id RCAP_ca5dd3983a68979dcc6dc4888107dff4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Project-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de EngenhariaEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasAs instituições de ensino superior estão cada vez mais preocupadas com a necessidade de implementar práticas de ensino e de aprendizagem centradas no estudante. Os métodos tradicionais de ensino, baseados exclusivamente em aulas expositivas, têm se revelado pouco eficazes para promover o desenvolvimento e formação global dos nossos estudantes. As crescentes exigências do mercado de trabalho, que procuram um perfil profissional não só baseado em competências técnicas de uma determinada área de conhecimento, mas antes uma variedade de competências transversais, como o trabalho em equipa, a resolução de problemas, a responsabilidade, gestão do tempo, criatividade, inovação, resiliência, etc. exigem que as universidades se aproximem da realidade e prática profissional dos futuros graduados, criando oportunidades para a cooperação e desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Adicionalmente, a estrutura tradicional de organização em disciplinas que as isola em si mesmo e que não permitem ao aluno ter uma visão sistémica dos problemas, visão esta tão necessária no contexto profissional, requer mudanças ou abordagens que obriguem o aluno a ter esta visão sistémica e holística. Este livro apresenta a metodologia de Project-based Learning (PBL) ou Aprendizagem baseada em Projeto, desde a sua fase de preparação até à sua implementação num curso de Engenharia. Nesse sentido, visa constituir-se como um recurso de apoio a todos os interessados em implementar PBL, nos seus contextos de ensino e de aprendizagem. Apresenta uma descrição detalhada das etapas e procedimentos necessários para a preparação, definição, arranque, execução e finalização do processo PBL, partindo da realidade de um contexto concreto, nomeadamente, o curso de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal.UMinho EditoraUniversidade do MinhoAlves, Anabela CarvalhoFernandes, SandraMoreira, FranciscoLima, Rui M.Carvalho, José Dinis AraújoSousa, Rui M.Mesquita, DianaHattum, Natascha Janssen Van2021-11-112021-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74884por10.21814/uminho.ed.26978-989-8974-26-6https://doi.org/10.21814/uminho.ed.26info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:19.970050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Project-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia
title Project-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia
spellingShingle Project-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia
Alves, Anabela Carvalho
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Project-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia
title_full Project-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia
title_fullStr Project-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia
title_full_unstemmed Project-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia
title_sort Project-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia
author Alves, Anabela Carvalho
author_facet Alves, Anabela Carvalho
Fernandes, Sandra
Moreira, Francisco
Lima, Rui M.
Carvalho, José Dinis Araújo
Sousa, Rui M.
Mesquita, Diana
Hattum, Natascha Janssen Van
author_role author
author2 Fernandes, Sandra
Moreira, Francisco
Lima, Rui M.
Carvalho, José Dinis Araújo
Sousa, Rui M.
Mesquita, Diana
Hattum, Natascha Janssen Van
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Anabela Carvalho
Fernandes, Sandra
Moreira, Francisco
Lima, Rui M.
Carvalho, José Dinis Araújo
Sousa, Rui M.
Mesquita, Diana
Hattum, Natascha Janssen Van
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description As instituições de ensino superior estão cada vez mais preocupadas com a necessidade de implementar práticas de ensino e de aprendizagem centradas no estudante. Os métodos tradicionais de ensino, baseados exclusivamente em aulas expositivas, têm se revelado pouco eficazes para promover o desenvolvimento e formação global dos nossos estudantes. As crescentes exigências do mercado de trabalho, que procuram um perfil profissional não só baseado em competências técnicas de uma determinada área de conhecimento, mas antes uma variedade de competências transversais, como o trabalho em equipa, a resolução de problemas, a responsabilidade, gestão do tempo, criatividade, inovação, resiliência, etc. exigem que as universidades se aproximem da realidade e prática profissional dos futuros graduados, criando oportunidades para a cooperação e desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Adicionalmente, a estrutura tradicional de organização em disciplinas que as isola em si mesmo e que não permitem ao aluno ter uma visão sistémica dos problemas, visão esta tão necessária no contexto profissional, requer mudanças ou abordagens que obriguem o aluno a ter esta visão sistémica e holística. Este livro apresenta a metodologia de Project-based Learning (PBL) ou Aprendizagem baseada em Projeto, desde a sua fase de preparação até à sua implementação num curso de Engenharia. Nesse sentido, visa constituir-se como um recurso de apoio a todos os interessados em implementar PBL, nos seus contextos de ensino e de aprendizagem. Apresenta uma descrição detalhada das etapas e procedimentos necessários para a preparação, definição, arranque, execução e finalização do processo PBL, partindo da realidade de um contexto concreto, nomeadamente, o curso de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11
2021-11-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74884
url http://hdl.handle.net/1822/74884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.21814/uminho.ed.26
978-989-8974-26-6
https://doi.org/10.21814/uminho.ed.26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132821762080769