Henri Tomasi: concerto para trompete e orquestra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18171 |
Resumo: | O Trabalho de projecto incide sobre uma análise ao concerto para trompete e Orquestra de Henri Tomasi. O mesmo inclui outros aspectos como a biografia do autor, detecções de incorrecções nas partituras e dificuldades técnicas para o intérprete, culminando na comparação entre duas interpretações (de Winton Marsalis e Maurice André), aspectos que possibilitaram o conhecimento pleno da obra. Tomasi, com o seu estilo de composição lírico e intenso compôs aquela que foi a obra impulsionadora de um género musical e que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do trompete. A análise à peça concluiu que estamos perante um concerto desafiante para os intérpretes, com 3 andamentos compostos numa linguagem maioritariamente tonal, com apontamentos de bitonalidade, durante os quais Tomasi desenvolve motivos que transforma e repete ao longo do concerto (estando sempre em desenvolvimento contínuo); trata-se ainda de uma composição que não obedece estritamente à estrutura imposta para este género (concerto); ABSTRACT: This project work focuses on the analysis of the concerto for trumpet and orchestra by Henri Tomasi. It also includes other aspects that contribute to a better understanding of the work, such as the biography of the composer, detection of errors in the scores and technical difficulties to the performer, culminating in a comparison between two interpretations (Winton Marsalis and Maurice André). Tomasi, with its lyrical and intense compositional style, helped develop a musical genre that contributed significantly to the development of the trumpet repertoire. The analysis of the piece shows how challenging it is for performers, with three movements composed in a mostly tonal language, with passages of bitonality. Tomasi developed elements that repeat and transform themselves throughout the concerto (being always in continuous development). As a whole, this concert does not strictly conform to the structure usually associated with this type of form. |
id |
RCAP_ca68828533d0dd21ec419ccb7f1613b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Henri Tomasi: concerto para trompete e orquestraO Trabalho de projecto incide sobre uma análise ao concerto para trompete e Orquestra de Henri Tomasi. O mesmo inclui outros aspectos como a biografia do autor, detecções de incorrecções nas partituras e dificuldades técnicas para o intérprete, culminando na comparação entre duas interpretações (de Winton Marsalis e Maurice André), aspectos que possibilitaram o conhecimento pleno da obra. Tomasi, com o seu estilo de composição lírico e intenso compôs aquela que foi a obra impulsionadora de um género musical e que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do trompete. A análise à peça concluiu que estamos perante um concerto desafiante para os intérpretes, com 3 andamentos compostos numa linguagem maioritariamente tonal, com apontamentos de bitonalidade, durante os quais Tomasi desenvolve motivos que transforma e repete ao longo do concerto (estando sempre em desenvolvimento contínuo); trata-se ainda de uma composição que não obedece estritamente à estrutura imposta para este género (concerto); ABSTRACT: This project work focuses on the analysis of the concerto for trumpet and orchestra by Henri Tomasi. It also includes other aspects that contribute to a better understanding of the work, such as the biography of the composer, detection of errors in the scores and technical difficulties to the performer, culminating in a comparison between two interpretations (Winton Marsalis and Maurice André). Tomasi, with its lyrical and intense compositional style, helped develop a musical genre that contributed significantly to the development of the trumpet repertoire. The analysis of the piece shows how challenging it is for performers, with three movements composed in a mostly tonal language, with passages of bitonality. Tomasi developed elements that repeat and transform themselves throughout the concerto (being always in continuous development). As a whole, this concert does not strictly conform to the structure usually associated with this type of form.Universidade de Évora2016-03-18T16:08:40Z2016-03-182012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18171http://hdl.handle.net/10174/18171porDepartamento de Músicateses@bib.uevora.pt203Ramalho, Hélio Manuel Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:07.566106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Henri Tomasi: concerto para trompete e orquestra |
title |
Henri Tomasi: concerto para trompete e orquestra |
spellingShingle |
Henri Tomasi: concerto para trompete e orquestra Ramalho, Hélio Manuel Marques |
title_short |
Henri Tomasi: concerto para trompete e orquestra |
title_full |
Henri Tomasi: concerto para trompete e orquestra |
title_fullStr |
Henri Tomasi: concerto para trompete e orquestra |
title_full_unstemmed |
Henri Tomasi: concerto para trompete e orquestra |
title_sort |
Henri Tomasi: concerto para trompete e orquestra |
author |
Ramalho, Hélio Manuel Marques |
author_facet |
Ramalho, Hélio Manuel Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Hélio Manuel Marques |
description |
O Trabalho de projecto incide sobre uma análise ao concerto para trompete e Orquestra de Henri Tomasi. O mesmo inclui outros aspectos como a biografia do autor, detecções de incorrecções nas partituras e dificuldades técnicas para o intérprete, culminando na comparação entre duas interpretações (de Winton Marsalis e Maurice André), aspectos que possibilitaram o conhecimento pleno da obra. Tomasi, com o seu estilo de composição lírico e intenso compôs aquela que foi a obra impulsionadora de um género musical e que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do trompete. A análise à peça concluiu que estamos perante um concerto desafiante para os intérpretes, com 3 andamentos compostos numa linguagem maioritariamente tonal, com apontamentos de bitonalidade, durante os quais Tomasi desenvolve motivos que transforma e repete ao longo do concerto (estando sempre em desenvolvimento contínuo); trata-se ainda de uma composição que não obedece estritamente à estrutura imposta para este género (concerto); ABSTRACT: This project work focuses on the analysis of the concerto for trumpet and orchestra by Henri Tomasi. It also includes other aspects that contribute to a better understanding of the work, such as the biography of the composer, detection of errors in the scores and technical difficulties to the performer, culminating in a comparison between two interpretations (Winton Marsalis and Maurice André). Tomasi, with its lyrical and intense compositional style, helped develop a musical genre that contributed significantly to the development of the trumpet repertoire. The analysis of the piece shows how challenging it is for performers, with three movements composed in a mostly tonal language, with passages of bitonality. Tomasi developed elements that repeat and transform themselves throughout the concerto (being always in continuous development). As a whole, this concert does not strictly conform to the structure usually associated with this type of form. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2016-03-18T16:08:40Z 2016-03-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18171 http://hdl.handle.net/10174/18171 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música teses@bib.uevora.pt 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136583500169216 |