Intervenção comunitária para a promoção da literacia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23556 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialização em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
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Intervenção comunitária para a promoção da literaciaBibliotecas municipaisDesenvolvimento comunitárioEducação interculturalJardim de infânciaLiteracia familiarRelatórios de estágio de mestrado - 2015Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialização em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente relatório de estágio pretende espelhar inúmeras aprendizagens adquiridas e experienciadas ao longo de nove meses de estágio curricular, no âmbito do segundo ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação na Especialização em Educação Intercultural O estágio decorreu no K´CIDADE, Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano, iniciativa da Fundação Aga Khan Portugal que se centra na profunda convicção de que todas as pessoas, independentemente de quem são, de onde nascem, do nível de escolaridade ou de qualificação que alcançaram, possuem saberes, capacidades e competências, por vezes desconhecidas, mas que, uma vez desocultadas podem ter um papel significativo de mudança na sua qualidade de vida. Ao longo do relatório irei reforçar por diversas vezes a importância da reflexão crítica e ponderada sobre a interação com o diferente para o desenvolvimento do conhecimento de outras culturas e heranças, para a consciencialização de si e do outro, dos seus limites, dúvidas e atitudes face ao que os rodeia diariamente. Estas reflexões descrevem o trabalho realizado em torno do projeto nuclear de estágio que consistiu num Programa de Literacia Familiar, desenhado para contextos de educação não formal, nomeadamente Bibliotecas Municipais. Este projeto pretende reforçar o papel educativo das bibliotecas, em concreto na área da aquisição da linguagem escrita pelas crianças, colocando as bibliotecas mais uma vez como parceiros das famílias e escolas no domínio da literacia. Ao mesmo tempo, na relação com as famílias e técnicos, construíram-se recursos com vista à construção de diálogos passíveis de favorecer o (re) conhecimento da diversidade, respeito pelo outro, e ainda, a exploração de conceitos, valores e competências associadas à educação intercultural. De facto, as bibliotecas municipais assim como outros contextos educativos não formais dirigidos à comunidade são espaços-tempos em que faz todo o sentido a educação intercultural.This paper aims to show the wealth of experiences and knowledge acquired through nine months of curricular internship, in the second cycle of Higher Education studies leading to a Master’s Degree in Science of Education, specializing in Intercultural Education. The internship took place within K’CIDADE, an Urban Community Development Program, an initiative by the Aga Khan Portugal Foundation which is centered on a deep conviction that everybody, regardless of who they are, where they are from, if they’ve gone through formal schooling or not, have - sometimes unknowingly - knowledge, skills and capabilities that can have a significant role in changing their quality of life. Through this paper, I will highlight the importance of critical and considerate reflection about the interaction with the different, aiming to knowledge development of other cultures and heritages, self-awareness and of others, within their boundaries, doubts and attitudes facing what surround us every day. These reflections describe the work made around the central project of this internship, which consisted in a Family Literacy Program, designed for non-formal educational contexts, in this case Municipal Libraries. This project aims to reinforce the educational role of libraries, specifically in the written language acquisition by children, putting libraries as partner of families and schools on literacy domain. At the same time, in the relationship between families and technicians, resources were built to better dialogues that benefit diversity knowledge, respect for others and to explore concepts, values and competences associated with intercultural education. In fact, libraries and other non-formal contexts that target communities are spaces and times in which intercultural education makes sense.Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Catarina da Costa2016-04-27T17:42:06Z20152014-10-152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23556TID:201236290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:52.764918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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