Intervenção comunitária numa Associação : os desafios da educação não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Ana Rita Alves González
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22665
Resumo: Relatório de estágio mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
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spelling Intervenção comunitária numa Associação : os desafios da educação não formalEducação de adultosEducação não formalAssociaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2015Relatório de estágio mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente relatório é o resultado do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Formação de Adultos, que decorreu, durante nove meses, na Associação Graal. O principal objetivo do estágio foi acompanhar e participar nos projetos da Associação, tendo por base os seus princípios orientadores: sensibilizar e conscientizar para a mudança. O estágio centrou-se na intervenção comunitária, apoiada em dinâmicas educativas não formais. Ao longo do estágio, colaborei num conjunto de projetos, nomeadamente na preparação e dinamização de ações de sensibilização com jovens, no apoio à Formação Inicial do Banco de Tempo, no planeamento do Encontro Nacional e Internacional do Banco de Tempo, no apoio à elaboração de uma candidatura a financiamento, na organização de dossiers dos projetos para Auditoria, no tratamento de questionários de avaliação das formações e na elaboração de publicações de determinados projetos. Salienta-se que a dinâmica de estágio é enquadrada e analisada à luz dos elementos teóricos do campo da Educação de Adultos, decorrentes do pensamento de autores como Rui Canário, Paulo Freire, Ivan Illich e Matthias Finger. Quanto à organização do relatório, este encontra-se organizado em dois capítulos: no primeiro apresentam-se os conteúdos teóricos que enquadram a dinâmica de estágio, destacando-se a emergência do campo da Educação de Adultos, os seus princípios orientadores, a distinção entre as modalidades educativas (educação formal, educação não formal e educação informal), os contributos de Paulo Freire e o papel do terceiro setor na Educação de Adultos; enquanto o segundo capítulo, incide na reflexão das atividades realizadas no estágio, procurando-se uma articulação entre os elementos teóricos anteriormente identificados e a prática resultante do estágio. O desenvolvimento do estágio na Associação Graal possibilitou-me, sobretudo, compreender o funcionamento de uma Organização Não Governamental e a importância de trabalhar com as pessoas. Foi um período rico em aprendizagens, a título pessoal, o que me permitiu consolidar conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura e do Mestrado e estabelecer relações entre esses conhecimentos e as práticas educativas, como também refletir sobre a relação com o “eu” – numa perspetiva de autoconhecimento –, com o “outro” e com a educação.The current report is the result of the curricular internship in Associação Graal, within Educational Sciences Master’s programme, specialization field in Adult Education, which lasted nine months. The main objective of the internship was to follow and participate in the Association’s projects, based on its guiding principles: to sensitize and raise awareness for the change. The internship focused on community intervention, supported by non-formal educational dynamics. Throughout the internship, I collaborated in a set of projects, namely in the preparation and awareness raising actions with young people, in support to Formação Inicial do Banco de Tempo, in planning the Encontro Nacional e Internacional do Banco de Tempo, in support to the elaboration of a funding application, in the organization of project’s dossiers to auditing, in the processing of evaluation questionnaires of the formations and also in the elaboration of certain project’s publications. It is important to refer that this internship dynamic is framed and analysed according to theoretical elements of the Adults Education field, derived from several authors’ thinking, such as Rui Canário, Paulo Freire, Ivan Illich and Matthias Finger. Regarding this report’s organization, it is composed by two chapters: in the first one are presented the theoretical elements framed in this internship dynamic, with emphasis on the emergence of the Adult Education field, its guiding principles, the distinction between educational methods (formal education, non-formal education and informal education), Paulo Freire’s contributions and also the role of the third sector in Adult Education; whereas in the second chapter, the focus is in the reflection about the activities realized in the internship, trying to connect the theoretical elements previously identified and the practice obtained during the internship. This internship in Associação Graal has allowed me, above all, to understand the normal operation of a Non-Governmental Organization and the importance of working with people. As a person, it was a period rich in learning experiences, which allowed me to consolidate knowledge acquired during the Bachelor and Master’s degree, to establish connections between the knowledge and educational practices, and also to reflect about the relation with “me” – in a selfknowledge perspective –, with the “other” and with the education.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaBernardo, Ana Rita Alves González2016-02-15T12:06:18Z20152015-10-142015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22665TID:201072335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:12.909759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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