A mediação na promoção da inclusão social em famílias socialmente desfavorecidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/34838 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
id |
RCAP_ca70c98609d2992453246d7bad741b59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34838 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A mediação na promoção da inclusão social em famílias socialmente desfavorecidas364.46Ciências Sociais::SociologiaRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)O presente relatório foi realizado tendo em consideração o estágio curricular de cerca de nove meses numa IPSS, mais precisamente num Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social na cidade de Guimarães. Este projeto incidiu num bairro social, maioritariamente com elementos de famílias beneficiárias do rendimento social de inserção e/ou famílias multiproblemáticas e em exclusão social. Neste sentido, tentamos aplicar os conhecimentos de mediação a este campo de intervenção. A mediação tem vindo a evoluir ao longo dos tempos. Se antes apenas se tinha uma visão pouco desenvolvida sobre mediação, onde o mediador seria um elemento neutro num problema entre duas (ou mais pessoas), hoje em dia aplica-se cada vez mais ao campo social, onde está a crescer investigação nesse sentido. Neste relatório, perspetivamos a mediação com outro sentido. Assim, será importante olharmos a mediação com outros olhos, afirmando-se não só como um meio alternativo de conflitos entre duas pessoas, mas sim como um meio alternativo e de aprendizagem para resolver problemas de uma escala maior, como é o caso da exclusão social. Este projeto teve como objetivos compreender a importância da mediação em famílias que sofrem de exclusão social; melhorar a intervenção da equipa multidisciplinar que trabalha com estas famílias; (re)estabelecer a ligação dos pais com a escola dos filhos e de famílias em exclusão social com a restante comunidade; Promover uma convivência frutífera entre os vários elementos do públicoalvo, e entre estes e a restante comunidade; e potenciar a cidadania ativa do público-alvo. Quanto à metodologia adotada, como em qualquer intervenção, será importante iniciar-se com uma análise de conteúdo, conhecendo os projetos já existentes e conceitos a reter. A observação foi uma constante neste projeto, para conhecer os padrões culturais do público-alvo e, posteriormente, observar as mudanças ocorridas com a intervenção realizada. O grupo de foco foi a metodologia adotada para o primeiro momento do estágio, no sentido de percebermos a imagem que os seus utentes possuem do trabalho do local de estágio. Já os diários de bordo, bem como os inquéritos por questionário, permitiram guiar e avaliar a prática ao longo do estágio. O brainstorming, a metodologia S-IVAM e as Histórias de Vida permitiram desenvolver os últimos dois momentos do estágio – Diálogos e Agir em Comunidade – tentando ir ao encontro dos objetivos traçados inicialmente. Por último, este projeto teve como resultados a aproximação dos pais à escola e a melhoria das suas atitudes parentais. Fomentou a cidadania ativa, envolvendo o público-alvo no desenvolvimento de projetos em prol da comunidade. Para além disso, perspetivamos o papel da mediação neste contexto como potenciadora da comunicação, da convivência frutífera e cidadania ativa.This report was done after a professional practice about nine months in a Private Institution of Social Solidarity, more precisely in a cabinet of care and social support in Guimarães. This project was focused in a social neighbourhood with socially disadvantaged families and social exclusion. So, we applied knowledge of mediation on this field of intervention. The mediation has been evolving. If there was a vison a little undeveloped of mediation, where the mediator would be a neutral element, today mediation applies in social context, growing investigations of this theme. In this report we look into mediation with other sense. So, it will be important to look into mediation with other eyes, stating itself not only as an alternative mean of conflict between two people, but as an alternative and learning way to solve problems in a larger scale environment, such as social exclusion. This project had, as objectives, understanding the importance of mediation in socially disadvantaged families and the importance of mediation to solve social exclusion; improve the intervention of the team who works with these families; (re)connect the connection with parents and school; (re)connect families in social exclusion with the community; promote harmonious coexistence between socially disadvantaged families and the community; potentiate active citizenship in this public. Regarding the adopted methodology, as in any intervention, it is important to start with an analysis of content, knowing the existing projects and concepts. The observation was constant in this project, to know the cultural patterns of the target audience and, afterwards, to observe the changes that occurred with the intervention. The focus group was the adopted methodology for the first stage of the training, to understand the opinion of the users about the work made in the training place. On the other hand, the daily records as well as the surveys by questionnaire, allowed to conduct and assess all the practice during the training. The brainstorming, the S-IVAM methodology and the Life Stories allowed to develop the two last stages of the training – Dialogues and Acting in Community – trying to meet the initial goals. Finally, this project had as a result the proximity of parents to school and the improvement of their parental attitudes. It has promoted the active citizenship, involving the target audience in the development of projects in favour of the community. Furthermore, we have foreseen, in this context, the role of mediation as an important promoter of the communication, the harmonious coexistence and the active citizenship.Guimarães, FernandoUniversidade do MinhoCosta, Ana Catarina Sousa20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34838por201514826info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:59.265783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação na promoção da inclusão social em famílias socialmente desfavorecidas |
title |
A mediação na promoção da inclusão social em famílias socialmente desfavorecidas |
spellingShingle |
A mediação na promoção da inclusão social em famílias socialmente desfavorecidas Costa, Ana Catarina Sousa 364.46 Ciências Sociais::Sociologia |
title_short |
A mediação na promoção da inclusão social em famílias socialmente desfavorecidas |
title_full |
A mediação na promoção da inclusão social em famílias socialmente desfavorecidas |
title_fullStr |
A mediação na promoção da inclusão social em famílias socialmente desfavorecidas |
title_full_unstemmed |
A mediação na promoção da inclusão social em famílias socialmente desfavorecidas |
title_sort |
A mediação na promoção da inclusão social em famílias socialmente desfavorecidas |
author |
Costa, Ana Catarina Sousa |
author_facet |
Costa, Ana Catarina Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Fernando Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Catarina Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
364.46 Ciências Sociais::Sociologia |
topic |
364.46 Ciências Sociais::Sociologia |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/34838 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/34838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201514826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133137902501888 |