O lugar do olhar : desenho, arte, composição e imaginação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rute Maria Lopes, 1979-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23390
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_62006ca5bcc49aaee4e215b1f0dadd45
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lugar do olhar : desenho, arte, composição e imaginaçãoDesenhoObservaçãoEducação - arteRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015Com o estudo apresentado neste relatório pretendeu-se averiguar de que modo é que o Desenho desenvolve a capacidade Cognitiva do adolescente. Sendo o desenho um domínio fundamental na área curricular da disciplina de desenho, procurou-se saber quias as estratégias indicadas para o ensino dos alunos do 11.ºano de escolaridade e que capacidades e competências é que a aprendizagem e a pratica do desenho de observação desenvolvem nestes mesmos alunos. Deste modo, “O lugar do olhar: desenho, arte, composição e imaginação” assume como uma articulação entre a ação e a reflecção critica em Artes Visuais, pensando no papel deste professor como artista e desta área específica na paisagem urbana. Num mundo contemporâneo cada vez mais repleto de mensagens visuais, torna-se fundamental que os alunos de artes visuais entendam criticamente os fenómenos da visão e da perceção. No desenvolvimento do projeto em contexto de ensino, na disciplina de Desenho, foram utilizadas várias metodologias que abarcaram visitas de estudo ao meio envolvente da cidade de Torres Vedras (praça, bibliotecas, pracetas, ruas…), analise e interpretação de obras, concretização de trabalhos práticas e montagem exposição. No desenvolvimento do seu trabalho os alunos utilizaram o desenho e a fotografia. Conclui-se que a prática do desenho desenvolve no aluno o pensamento precetivo, contribuindo para um desenvolvimento integral da sua capacidade cognitiva. Verificou-se que os alunos aprenderam a observar o meio envolvente, e consequentemente a representarem com mais naturalismo os assuntos que observaram.This is study shows the correlation between design and the cognitive development in adolescence. Design is a fundamental domain in the Scholl subject Design. Therefore this study tried to find out which teaching strategies would be appropriate for 11 th grade students. As well as to determine which shills and competence does the learning and practice of observing designs develop in these students. “O lugar do olhar: desenho, arte, composição e imaginação” is an articulation between achon and critical refflection em visual artes, vewing the teacher’s role as na artista, specifically in urban landscaping. In a contemporary world filled with visual messages, it has become fundamental that students in visual artes have a critical understanding of vision and perception phenomenons. In the development of this study various methodologies were used such as: field trips to the city of Torres Vedras (squares, libraries, streets…); analization and interpretation of arte works displayed in the city; creating and showing students art, works in an exposition. To develop their art works students used designs, photography and installation. This study concludes that the practice of design develops in students their perceptive thought, contributing to the development of their cognitive ability. The study concludes that students learned how to observe their surrounding and consequently to naturally represent the subjects they observed.Trindade, António de Oriol, 1967-Repositório da Universidade de LisboaSoares, Rute Maria Lopes, 1979-2016-04-14T10:01:20Z20152015-03-042015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23390TID:201370840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:45.252828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do olhar : desenho, arte, composição e imaginação
title O lugar do olhar : desenho, arte, composição e imaginação
spellingShingle O lugar do olhar : desenho, arte, composição e imaginação
Soares, Rute Maria Lopes, 1979-
Desenho
Observação
Educação - arte
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short O lugar do olhar : desenho, arte, composição e imaginação
title_full O lugar do olhar : desenho, arte, composição e imaginação
title_fullStr O lugar do olhar : desenho, arte, composição e imaginação
title_full_unstemmed O lugar do olhar : desenho, arte, composição e imaginação
title_sort O lugar do olhar : desenho, arte, composição e imaginação
author Soares, Rute Maria Lopes, 1979-
author_facet Soares, Rute Maria Lopes, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trindade, António de Oriol, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rute Maria Lopes, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Observação
Educação - arte
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Desenho
Observação
Educação - arte
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-03-04
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-14T10:01:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23390
TID:201370840
url http://hdl.handle.net/10451/23390
identifier_str_mv TID:201370840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134318104150016