Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14074 |
Resumo: | A presente investigação tem como objectivo principal analisar a relação existente entre a qualidade dos vínculos estabelecidos entre as figuras cuidadoras e os seus filhos e o rendimento escolar. A amostra é composta por 87 crianças (N = 87), de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Inventário para a Vinculação para a Infância e Adolescência (IVIA), Questionário de Atribuições Causais para o Rendimento Escolar (QARE) e Inventário de Metas Académicas (IMA). Os resultados obtidos indicam que: crianças com padrão de vinculação segura apresentam resultados escolares mais positivos, estabelecem metas mais orientadas para a aprendizagem e atribuem um maior número de causas para o seu rendimento escolar. Crianças com padrão de vinculação ansiosa-ambivalente estabelecem metas mais orientadas para o desempenho e crianças com padrão de vinculação evitante tendem a centrar o seu desempenho somente nas suas capacidades; ABSTRACT: This research has a main objective to analyze the relationship between the quality of the attachment established between the figures caregivers and their children and school performance. The sample comprised 87 children (N = 87), of both sexes, aged between 10 and 13 years. We used the following assessment tools: Attachment Inventory for Children and Adolescents (IVIA), Causal Attributions Questionnaire for Educational Achievement (QARE) and Academic Goals Inventory (IMA). The results indicate that: children with secure attachment patterns have more positive school outcomes, set goals more oriented toward learning and give a greater number of causes for their academic performance. Children with anxious-ambivalent attachment patterns oriented more set goals for performance and children with avoidant attachment patterns tend to focus their performance only on their capabilities. |
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Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratórioVinculaçãoFamíliaEnvolvimento parentalRendimento escolarMetas académicasAtribuições causaisAttachementFamilyParental involvementSchool performanceAcademic goalsCausal attributionsA presente investigação tem como objectivo principal analisar a relação existente entre a qualidade dos vínculos estabelecidos entre as figuras cuidadoras e os seus filhos e o rendimento escolar. A amostra é composta por 87 crianças (N = 87), de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Inventário para a Vinculação para a Infância e Adolescência (IVIA), Questionário de Atribuições Causais para o Rendimento Escolar (QARE) e Inventário de Metas Académicas (IMA). Os resultados obtidos indicam que: crianças com padrão de vinculação segura apresentam resultados escolares mais positivos, estabelecem metas mais orientadas para a aprendizagem e atribuem um maior número de causas para o seu rendimento escolar. Crianças com padrão de vinculação ansiosa-ambivalente estabelecem metas mais orientadas para o desempenho e crianças com padrão de vinculação evitante tendem a centrar o seu desempenho somente nas suas capacidades; ABSTRACT: This research has a main objective to analyze the relationship between the quality of the attachment established between the figures caregivers and their children and school performance. The sample comprised 87 children (N = 87), of both sexes, aged between 10 and 13 years. We used the following assessment tools: Attachment Inventory for Children and Adolescents (IVIA), Causal Attributions Questionnaire for Educational Achievement (QARE) and Academic Goals Inventory (IMA). The results indicate that: children with secure attachment patterns have more positive school outcomes, set goals more oriented toward learning and give a greater number of causes for their academic performance. Children with anxious-ambivalent attachment patterns oriented more set goals for performance and children with avoidant attachment patterns tend to focus their performance only on their capabilities.Universidade de Évora2015-04-14T13:47:05Z2015-04-142012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14074http://hdl.handle.net/10174/14074porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt684Ferreira, Neuza Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:23.087702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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