Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Neuza Maria Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14074
Resumo: A presente investigação tem como objectivo principal analisar a relação existente entre a qualidade dos vínculos estabelecidos entre as figuras cuidadoras e os seus filhos e o rendimento escolar. A amostra é composta por 87 crianças (N = 87), de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Inventário para a Vinculação para a Infância e Adolescência (IVIA), Questionário de Atribuições Causais para o Rendimento Escolar (QARE) e Inventário de Metas Académicas (IMA). Os resultados obtidos indicam que: crianças com padrão de vinculação segura apresentam resultados escolares mais positivos, estabelecem metas mais orientadas para a aprendizagem e atribuem um maior número de causas para o seu rendimento escolar. Crianças com padrão de vinculação ansiosa-ambivalente estabelecem metas mais orientadas para o desempenho e crianças com padrão de vinculação evitante tendem a centrar o seu desempenho somente nas suas capacidades; ABSTRACT: This research has a main objective to analyze the relationship between the quality of the attachment established between the figures caregivers and their children and school performance. The sample comprised 87 children (N = 87), of both sexes, aged between 10 and 13 years. We used the following assessment tools: Attachment Inventory for Children and Adolescents (IVIA), Causal Attributions Questionnaire for Educational Achievement (QARE) and Academic Goals Inventory (IMA). The results indicate that: children with secure attachment patterns have more positive school outcomes, set goals more oriented toward learning and give a greater number of causes for their academic performance. Children with anxious-ambivalent attachment patterns oriented more set goals for performance and children with avoidant attachment patterns tend to focus their performance only on their capabilities.
id RCAP_ca73e95651bfe82e522ef97f2044d4e9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14074
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratórioVinculaçãoFamíliaEnvolvimento parentalRendimento escolarMetas académicasAtribuições causaisAttachementFamilyParental involvementSchool performanceAcademic goalsCausal attributionsA presente investigação tem como objectivo principal analisar a relação existente entre a qualidade dos vínculos estabelecidos entre as figuras cuidadoras e os seus filhos e o rendimento escolar. A amostra é composta por 87 crianças (N = 87), de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Inventário para a Vinculação para a Infância e Adolescência (IVIA), Questionário de Atribuições Causais para o Rendimento Escolar (QARE) e Inventário de Metas Académicas (IMA). Os resultados obtidos indicam que: crianças com padrão de vinculação segura apresentam resultados escolares mais positivos, estabelecem metas mais orientadas para a aprendizagem e atribuem um maior número de causas para o seu rendimento escolar. Crianças com padrão de vinculação ansiosa-ambivalente estabelecem metas mais orientadas para o desempenho e crianças com padrão de vinculação evitante tendem a centrar o seu desempenho somente nas suas capacidades; ABSTRACT: This research has a main objective to analyze the relationship between the quality of the attachment established between the figures caregivers and their children and school performance. The sample comprised 87 children (N = 87), of both sexes, aged between 10 and 13 years. We used the following assessment tools: Attachment Inventory for Children and Adolescents (IVIA), Causal Attributions Questionnaire for Educational Achievement (QARE) and Academic Goals Inventory (IMA). The results indicate that: children with secure attachment patterns have more positive school outcomes, set goals more oriented toward learning and give a greater number of causes for their academic performance. Children with anxious-ambivalent attachment patterns oriented more set goals for performance and children with avoidant attachment patterns tend to focus their performance only on their capabilities.Universidade de Évora2015-04-14T13:47:05Z2015-04-142012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14074http://hdl.handle.net/10174/14074porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt684Ferreira, Neuza Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:23.087702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratório
title Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratório
spellingShingle Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratório
Ferreira, Neuza Maria Martins
Vinculação
Família
Envolvimento parental
Rendimento escolar
Metas académicas
Atribuições causais
Attachement
Family
Parental involvement
School performance
Academic goals
Causal attributions
title_short Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratório
title_full Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratório
title_fullStr Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratório
title_sort Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratório
author Ferreira, Neuza Maria Martins
author_facet Ferreira, Neuza Maria Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Neuza Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Vinculação
Família
Envolvimento parental
Rendimento escolar
Metas académicas
Atribuições causais
Attachement
Family
Parental involvement
School performance
Academic goals
Causal attributions
topic Vinculação
Família
Envolvimento parental
Rendimento escolar
Metas académicas
Atribuições causais
Attachement
Family
Parental involvement
School performance
Academic goals
Causal attributions
description A presente investigação tem como objectivo principal analisar a relação existente entre a qualidade dos vínculos estabelecidos entre as figuras cuidadoras e os seus filhos e o rendimento escolar. A amostra é composta por 87 crianças (N = 87), de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Inventário para a Vinculação para a Infância e Adolescência (IVIA), Questionário de Atribuições Causais para o Rendimento Escolar (QARE) e Inventário de Metas Académicas (IMA). Os resultados obtidos indicam que: crianças com padrão de vinculação segura apresentam resultados escolares mais positivos, estabelecem metas mais orientadas para a aprendizagem e atribuem um maior número de causas para o seu rendimento escolar. Crianças com padrão de vinculação ansiosa-ambivalente estabelecem metas mais orientadas para o desempenho e crianças com padrão de vinculação evitante tendem a centrar o seu desempenho somente nas suas capacidades; ABSTRACT: This research has a main objective to analyze the relationship between the quality of the attachment established between the figures caregivers and their children and school performance. The sample comprised 87 children (N = 87), of both sexes, aged between 10 and 13 years. We used the following assessment tools: Attachment Inventory for Children and Adolescents (IVIA), Causal Attributions Questionnaire for Educational Achievement (QARE) and Academic Goals Inventory (IMA). The results indicate that: children with secure attachment patterns have more positive school outcomes, set goals more oriented toward learning and give a greater number of causes for their academic performance. Children with anxious-ambivalent attachment patterns oriented more set goals for performance and children with avoidant attachment patterns tend to focus their performance only on their capabilities.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-04-14T13:47:05Z
2015-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14074
http://hdl.handle.net/10174/14074
url http://hdl.handle.net/10174/14074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
teses@bib.uevora.pt
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136548725194752