Cantar em português: a importância do reportório português no ensino do canto em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Bruno Ricardo Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13706
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_ca742aaf112ad323a3d93795a13e041e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cantar em português: a importância do reportório português no ensino do canto em PortugalCantoPedagogiaLíngua portuguesaSingingPedagogyPortuguese languageRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - Pretende-se com o presente relatório de estágio compreender a realidade do ensino especializado da música, tendo sido o CMP a instituição escolhida para o efeito. Através das aulas observadas de três classes distintas, a experiência foi enriquecedora pelas diferentes estratégias pedagógicas partilhadas nas aulas observadas e nas lecionadas, potenciando assim uma maior interação com os professores colaboradores, os alunos selecionados e a comunidade escolar em geral.Resumo II - Na tentativa de melhor compreender as motivações para o parco uso do reportório para canto de compositores e poetas portugueses surge esta investigação “Cantar em português – A importância do reportório português no ensino do canto em Portugal”, com o intuito de alertar os docentes para uma maior utilização do nosso reportório, prevenir as instituições de ensino para a falta de acesso a material de apoio à docência que se encontram em bibliotecas ou outras instituições e, por fim aliciar os compositores portugueses e investigadores a contribuir com o aumento de espólio musical que sirva não só o enriquecimento cultural, mas também ao enriquecimento pedagógico. A variedade sonora da língua portuguesa é uma poderosa fonte de possibilidades pedagógicas no ensino do canto em Portugal.Abstract I - The aim of this internship report is to understand the reality of specialized music education, with the CMP being the institution chosen for this purpose. Through the observed lessons of three different classes, the experience was enriching by the different pedagogical strategies shared in the observed classes and in the taught ones, thus enhancing a greater interaction with the collaborating teachers, the selected students and the school community in general.Abstract II - In an attempt to better understand the motivations for the sparse use of the repertoire for singing by Portuguese composers and poets, this investigation emerges “Singing in Portuguese - The importance of the Portuguese repertoire in the teaching of singing in Portugal”, in order to alert teachers to a greater use of our repertoire, preventing educational institutions from lacking access to teaching support materials found in libraries or other institutions and, finally, enticing Portuguese composers and researchers to contribute to the increase in musical assets that serve not only cultural enrichment, but also pedagogical enrichment. The sound variety of the Portuguese language is a powerful source of pedagogical possibilities in the teaching of singing in Portugal.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMadureira, LuísPinheiro, RicardoRCIPLNogueira, Bruno Ricardo Dias2021-09-10T15:15:45Z2020-12-292020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13706TID:202645800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:36.166389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cantar em português: a importância do reportório português no ensino do canto em Portugal
title Cantar em português: a importância do reportório português no ensino do canto em Portugal
spellingShingle Cantar em português: a importância do reportório português no ensino do canto em Portugal
Nogueira, Bruno Ricardo Dias
Canto
Pedagogia
Língua portuguesa
Singing
Pedagogy
Portuguese language
title_short Cantar em português: a importância do reportório português no ensino do canto em Portugal
title_full Cantar em português: a importância do reportório português no ensino do canto em Portugal
title_fullStr Cantar em português: a importância do reportório português no ensino do canto em Portugal
title_full_unstemmed Cantar em português: a importância do reportório português no ensino do canto em Portugal
title_sort Cantar em português: a importância do reportório português no ensino do canto em Portugal
author Nogueira, Bruno Ricardo Dias
author_facet Nogueira, Bruno Ricardo Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madureira, Luís
Pinheiro, Ricardo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Bruno Ricardo Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Canto
Pedagogia
Língua portuguesa
Singing
Pedagogy
Portuguese language
topic Canto
Pedagogia
Língua portuguesa
Singing
Pedagogy
Portuguese language
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
2020-12-29T00:00:00Z
2021-09-10T15:15:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13706
TID:202645800
url http://hdl.handle.net/10400.21/13706
identifier_str_mv TID:202645800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133487183167488