A importância da consciência do corpo no ensino do canto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Heloísa Raquel dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24363
Resumo: Este Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório apresenta três capítulos. O primeiro apresenta uma caracterização da instituição onde se realizou o estágio, partindo da sua contextualização histórica e enquadramento institucional, além de vários elementos da estrutura organizacional e sistema de funcionamento. O segundo capítulo reflete sobre o processo da prática educativa desempenhada, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas lecionadas, bem as várias atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação, onde se procura analisar o modo como a consciência do corpo e corporalidade são exploradas dentro na pedagogia e ensino-aprendizagem do Canto, relacionando os contributos de outras áreas disciplinares, nomeadamente, a teoria psicogenética de Henri Wallon.
id RCAP_25d50663962ef55a4fa457a1309b5836
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24363
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da consciência do corpo no ensino do cantoCorpoConsciênciaPedagogiaEnsino-aprendizagem do cantoBodyConsciencePedagogyTeaching-learning of singingEste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório apresenta três capítulos. O primeiro apresenta uma caracterização da instituição onde se realizou o estágio, partindo da sua contextualização histórica e enquadramento institucional, além de vários elementos da estrutura organizacional e sistema de funcionamento. O segundo capítulo reflete sobre o processo da prática educativa desempenhada, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas lecionadas, bem as várias atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação, onde se procura analisar o modo como a consciência do corpo e corporalidade são exploradas dentro na pedagogia e ensino-aprendizagem do Canto, relacionando os contributos de outras áreas disciplinares, nomeadamente, a teoria psicogenética de Henri Wallon.This supervised teaching practice report presents all the activities carried out in the Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra during the academic year of 2021/2022, in the context of the Master in Music Teaching from the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. The report presents three chapters. The first presents a characterization of the institution where the internship took place, starting from its historical context and institutional framework, as well as various elements of the organizational structure and functioning system. The following chapter reflects on the process of the performed educational practice, contemplating its organization, observations and plannings of the lessons taught, as well as the various activities carried out over the course of the school year. The third chapter presents the project of investigation, where it is sought to analyze how body awareness and corporality are explored within the pedagogy and teaching-learning of singing, relating the contributions of other disciplinary areas, notably, the psychogenetic theory of Henri Wallon.Salgado, António Gabriel Castro CorreiaLy, JoaquinaPais, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSimões, Heloísa Raquel dos Santos2023-12-28T12:01:49Z2023-11-292023-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24363TID:203437233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T01:48:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:57:05.169328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da consciência do corpo no ensino do canto
title A importância da consciência do corpo no ensino do canto
spellingShingle A importância da consciência do corpo no ensino do canto
Simões, Heloísa Raquel dos Santos
Corpo
Consciência
Pedagogia
Ensino-aprendizagem do canto
Body
Conscience
Pedagogy
Teaching-learning of singing
title_short A importância da consciência do corpo no ensino do canto
title_full A importância da consciência do corpo no ensino do canto
title_fullStr A importância da consciência do corpo no ensino do canto
title_full_unstemmed A importância da consciência do corpo no ensino do canto
title_sort A importância da consciência do corpo no ensino do canto
author Simões, Heloísa Raquel dos Santos
author_facet Simões, Heloísa Raquel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgado, António Gabriel Castro Correia
Ly, Joaquina
Pais, Carla
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Heloísa Raquel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Consciência
Pedagogia
Ensino-aprendizagem do canto
Body
Conscience
Pedagogy
Teaching-learning of singing
topic Corpo
Consciência
Pedagogia
Ensino-aprendizagem do canto
Body
Conscience
Pedagogy
Teaching-learning of singing
description Este Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório apresenta três capítulos. O primeiro apresenta uma caracterização da instituição onde se realizou o estágio, partindo da sua contextualização histórica e enquadramento institucional, além de vários elementos da estrutura organizacional e sistema de funcionamento. O segundo capítulo reflete sobre o processo da prática educativa desempenhada, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas lecionadas, bem as várias atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação, onde se procura analisar o modo como a consciência do corpo e corporalidade são exploradas dentro na pedagogia e ensino-aprendizagem do Canto, relacionando os contributos de outras áreas disciplinares, nomeadamente, a teoria psicogenética de Henri Wallon.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28T12:01:49Z
2023-11-29
2023-11-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24363
TID:203437233
url http://hdl.handle.net/10400.22/24363
identifier_str_mv TID:203437233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136454958383104