Serviço Social e Metodologia do Atendimento Integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Filipa dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2078
Resumo: A Metodologia do Atendimento Integrado surge como uma necessidade da prática profissional do Serviço Social, conciliando a produção de saberes em Serviço Social com as crescentes e significativas alterações no âmbito das Políticas Públicas de cariz social e local. O interesse do tema é o corolário de uma prática profissional territorializada, enquadrada na rede social, que pretende a nível local e social, minimizar situações de exclusão social e pobreza, no sentido de alcançar o bem-estar social da população. O estudo apresentado é de natureza exploratória, tem subjacente um método qualitativo, que permite avaliar experiências e conhecimentos de práticas profissionais. Os instrumentos metodológicos, devidamente enquadrados com as referências teóricas da pesquisa, são a técnica da entrevista para a obtenção de informação referente ao objecto de estudo: a MAI, operacionalizada pelos gestores de caso da equipa de atendimento e acompanhamento social na freguesia de Santo António dos Cavaleiros. No tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo no sentido de contribuir para o avanço de conhecimento científico, através das interpretações e de novas inferências, ao nível teórico e empírico. A MAI intervém como principal resposta aos problemas sociais nas situações de pobreza e exclusão social, enaltecendo os direitos humanos e de cidadania, minimizando os problemas sociais, através do trabalho em rede. A introdução de novas experiências e práticas activas na promoção do bem-estar da população, numa óptica de desenvolvimento local e social, constituem desafios à intervenção social, sem perder de vista os princípios e valores do Serviço Social.
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