Vivências e relações entre irmãos com e sem perturbação do espectro do autismo, no distrito de Braga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/77360 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
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Vivências e relações entre irmãos com e sem perturbação do espectro do autismo, no distrito de BragaExperiences and relationships between siblings with and without autism spectrum disorder, in the district of BragaIrmãosPerturbação do espectro do autismoRelaçõesVivênciasAutism spectrum disorderExperiencesRelationsSiblingsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)O presente estudo pretende conhecer, analisar e compreender a perceção de 7 participantes do distrito de Braga, em relação à Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) do seu irmão ou irmã. Foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas a participantes com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos. Os resultados deste estudo demonstram que os irmãos com maior conhecimento e compreensão sobre a PEA, manifestam menos embaraço na sua relação com o seu irmão com PEA e maior aceitação dos desafios que esta perturbação lhes coloca. A maioria dos participantes referem sentir-se bem em conversar com colegas e amigos, sobre a PEA do seu irmão ou irmã, não manifestando sentimentos de embaraço, frustração ou raiva. Todos os participantes demonstram possuir uma relação sólida e próxima com os seus irmãos com PEA, manifestando um grande sentido de tolerância aquando da presença das dificuldades de interação entre ambos. Afirmam reagir mal às atitudes menos adequadas de outros, ficando zangados e irritados quando alguém faz um comentário inadequado em relação ao seu irmão ou irmã. É também possível concluir que irmãos que têm um maior conhecimento e compreensão sobre a PEA, e que dialogam com os seus pais e família, compartilham os seus conhecimentos com o resto da família, com os amigos e até desconhecidos. Verificou-se ainda que todos os participantes manifestam um enorme orgulho nos seus irmãos com PEA, nos seus progressos e aquisições alcançadas. Todos os participantes demonstraram ser bastantes protetores na relação que estabelecem com os seus irmãos com PEA. Tendo em consideração o aumento da prevalência da PEA e a investigação insuficiente ao nível da temática em análise neste estudo consideramos que estes resultados poderão contribuir para uma melhor compreensão das vivências e relações entre irmãos, com e sem PEA, permitindo assim construir e adequar práticas de apoio que incluam as preocupações sentidas pelos irmãos de crianças com PEA, minimizando a influência desta perturbação nas dinâmicas familiares.This study aims to know, analyse and understand the perception of seven participants, from the district of Braga, in relation to the Autism Spectrum Disorder (ASD) of their brother or sister. A qualitative research has been developed by conducting semi-structured interviews to participants between the ages of 8 and 15 years old. The results of this study demonstrate that the siblings who have knowledge and understanding of ASD, reveal less embarrassment and greater acceptance of the challenges that ASD provides them with. Most participants reported feeling good about talking, with colleagues and friends, about ASD of their brother or sister, without expressing feelings of embarrassment, frustration or anger. All the participants indicate that they have a solid relationship with their siblings with ASD and demonstrate to have a great sense of tolerance when confronted with difficulties among the interactions. They also claim to react badly to less appropriate attitudes from others and admit getting upset or angry when someone makes a derogatory comment in relation to their brother or sister. It is also possible to conclude that the participants who have more knowledge and understanding about the ASD, and who dialogue with their parents and family, share their knowledge with the rest of the family, with friends and even strangers. It was also found that the participants demonstrate pride in their siblings with ASD, especially in their progress made so far. Furthermore, all the participants of this study proved to be very protective towards their siblings with ASD. Taking into account the increase in the prevalence of the ASD and the insufficient research at the level of the theme under analysis in this study, we believe that these results may contribute to a greater understanding of the experiences and relationships between siblings, with and without ASD, thus allowing for the construction and adaptation of support practices which include concerns experienced by siblings of children with ASD, minimizing the influence of this disturbance on the dynamics of family life.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoFerreira, Rute Sofia de Melo Sarmento20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77360por202782522info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:07.233192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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