O abandono dos estudantes no Ensino Superior: um estudo na Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leandro S.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Vasconcelos, Rosa, Mendes, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/26571
Resumo: No quadro de um estudo sobre o abandono académico no Ensino Superior, mais especificamente na Universidade do Minho, descrevem-se algumas características dos alunos que abandonaram e as razões que apontaram como justificação do seu abandono. Da mesma forma, registam-se algumas sugestões avançadas para poderem retomar o seu curso. Os resultados obtidos sugerem uma taxa mais elevada de abandono em alunos dos dois primeiros anos de frequência universitária, e em particular do 1.º ano. Em maior percentagem estes alunos não entraram num curso de 1.ª opção vocacional, e são maioritariamente do sexo masculino. Não são frequentes os problemas de relacionamento com os professores e com os colegas, não se constituindo por isso em razões importantes das taxas de abandono. A actividade laboral, os constrangimentos familiares e a fraca flexibilidade dos horários das aulas por parte da instituição surgem como as justificações mais mencionadas pelos ex-alunos para o seu abandono académico, aparecendo também a maior flexibilização dos horários como principal requisito para um eventual retomar do curso.
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