Motivação para a leitura ao longo da escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Lourdes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Monteiro, Vera, Peixoto, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.14417/ap.248
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.248
Resumo: Este trabalho teve como principal objectivo a caracterização da motivação para a leitura em alunos dos diferentes ciclos da escolaridade obrigatória. Participaram no estudo 1405 alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de motivação para a leitura, na qual eram contemplados cinco domínios motivacionais distintos: Prazer, Importância e Curiosidade, Razões Sociais, Reconhecimento Social e Autopercepção de Competência. Os resultados evidenciaram um efeito significativo do ano de escolaridade que se traduziu em níveis motivacionais mais elevados, por parte dos alunos mais novos, em todos os domínios, com excepção da Autopercepção de Competência a qual sofre um acréscimo entre o 1º e o 2º Ciclo. Constatou-se, igualmente, a existência de um efeito devido ao género, traduzindo-se na existência de valores motivacionais mais elevados por parte das raparigas.
id RCAP_ca8da1c701bae0e0370c11f0ff8b8c45
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a leitura ao longo da escolaridadeGénero; Leitura; Motivação; Motivação para a leituraEste trabalho teve como principal objectivo a caracterização da motivação para a leitura em alunos dos diferentes ciclos da escolaridade obrigatória. Participaram no estudo 1405 alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de motivação para a leitura, na qual eram contemplados cinco domínios motivacionais distintos: Prazer, Importância e Curiosidade, Razões Sociais, Reconhecimento Social e Autopercepção de Competência. Os resultados evidenciaram um efeito significativo do ano de escolaridade que se traduziu em níveis motivacionais mais elevados, por parte dos alunos mais novos, em todos os domínios, com excepção da Autopercepção de Competência a qual sofre um acréscimo entre o 1º e o 2º Ciclo. Constatou-se, igualmente, a existência de um efeito devido ao género, traduzindo-se na existência de valores motivacionais mais elevados por parte das raparigas.ISPA - Instituto Universitário2012-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.248https://doi.org/10.14417/ap.248Análise Psicológica; Vol 27, No 4 (2009); 563-572Análise Psicológica; Vol 27, No 4 (2009); 563-5721646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/248http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/248/pdfMata, LourdesMonteiro, VeraPeixoto, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:08Zoai:ojs.localhost:article/248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:43.558118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a leitura ao longo da escolaridade
title Motivação para a leitura ao longo da escolaridade
spellingShingle Motivação para a leitura ao longo da escolaridade
Motivação para a leitura ao longo da escolaridade
Mata, Lourdes
Género; Leitura; Motivação; Motivação para a leitura
Mata, Lourdes
Género; Leitura; Motivação; Motivação para a leitura
title_short Motivação para a leitura ao longo da escolaridade
title_full Motivação para a leitura ao longo da escolaridade
title_fullStr Motivação para a leitura ao longo da escolaridade
Motivação para a leitura ao longo da escolaridade
title_full_unstemmed Motivação para a leitura ao longo da escolaridade
Motivação para a leitura ao longo da escolaridade
title_sort Motivação para a leitura ao longo da escolaridade
author Mata, Lourdes
author_facet Mata, Lourdes
Mata, Lourdes
Monteiro, Vera
Peixoto, Francisco
Monteiro, Vera
Peixoto, Francisco
author_role author
author2 Monteiro, Vera
Peixoto, Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Lourdes
Monteiro, Vera
Peixoto, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Género; Leitura; Motivação; Motivação para a leitura
topic Género; Leitura; Motivação; Motivação para a leitura
description Este trabalho teve como principal objectivo a caracterização da motivação para a leitura em alunos dos diferentes ciclos da escolaridade obrigatória. Participaram no estudo 1405 alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de motivação para a leitura, na qual eram contemplados cinco domínios motivacionais distintos: Prazer, Importância e Curiosidade, Razões Sociais, Reconhecimento Social e Autopercepção de Competência. Os resultados evidenciaram um efeito significativo do ano de escolaridade que se traduziu em níveis motivacionais mais elevados, por parte dos alunos mais novos, em todos os domínios, com excepção da Autopercepção de Competência a qual sofre um acréscimo entre o 1º e o 2º Ciclo. Constatou-se, igualmente, a existência de um efeito devido ao género, traduzindo-se na existência de valores motivacionais mais elevados por parte das raparigas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.248
https://doi.org/10.14417/ap.248
url https://doi.org/10.14417/ap.248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/248
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/248/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 27, No 4 (2009); 563-572
Análise Psicológica; Vol 27, No 4 (2009); 563-572
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822218921618440192
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14417/ap.248