LEITURA E MOTIVAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6758 |
Resumo: | Realizaremos um estudo com a 5a, 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental a respeito da leitura e leitores em que se tentará estabelecer uma ligação e descobrir-se a extensão do poder de interferência entre os mesmos. Concomitantemente, estudar-se-á neste, quanto à motivação, o papel decisivo dos iniciadores dos indivíduos à leitura, sejam família ou escola; e o que induz alguns alfabetizados a tornarem- se leitores efetivos, ou seja, que se realizam em uma leitura e a buscam por prazer, e outros – a grande maioria da população brasileira – a se restringirem à leitura estritamente necessária ou acidental, partindo- se do princípio que saber ler, de fato, é muito mais que decodificar palavras, e tratando-se de leitores, se ambiciona demonstrar a transformação de vida, opiniões, atitudes e posicionamentos que leituras bem realizadas podem trazer aos mesmos. Ainda sobre leitores, espera-se apontar caminhos e sugestões para, além de incentivar o hábito da leitura, desenvolver o gosto pela mesma na infância e adolescência, tornando possível a formação à longo prazo de leitores críticos e cidadãos conscientes. Em relação à motivação mediada pelos formadores dos futuros leitores, também se pretende explanar acerca de sua e necessidade, reafirmando-se que existem papéis insubstituíveis na formação dos indivíduos, inclusive a literária. Para tanto, desejamos tornar possível o contato dos alunos com livros de literatura infanto-juvenil da Literatura Brasileira, onde distribuiremos duas obras do mesmo tema entre os alunos (a leitura das obras será feita através de rodízio das mesmas, em função da dificuldade de conseguir a quantia adequada de títulos de uma mesma obra), após a contextualização do tema abordado através de filmes e/ou artigos de meios periódicos, para que os mesmos possam realizar uma leitura acompanhada e mediada. Após a leitura proposta, irá se desenvolver uma gincana lúdica envolvendo os saberes adquiridos através dos livros e o tema dos mesmos serão tabulados e analisados. |
id |
UNICESU -1_6bcb3d30418e51a117a4c909f5359750 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6758 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA E MOTIVAÇÃOAdolescenteLeituraMotivaçãoRealizaremos um estudo com a 5a, 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental a respeito da leitura e leitores em que se tentará estabelecer uma ligação e descobrir-se a extensão do poder de interferência entre os mesmos. Concomitantemente, estudar-se-á neste, quanto à motivação, o papel decisivo dos iniciadores dos indivíduos à leitura, sejam família ou escola; e o que induz alguns alfabetizados a tornarem- se leitores efetivos, ou seja, que se realizam em uma leitura e a buscam por prazer, e outros – a grande maioria da população brasileira – a se restringirem à leitura estritamente necessária ou acidental, partindo- se do princípio que saber ler, de fato, é muito mais que decodificar palavras, e tratando-se de leitores, se ambiciona demonstrar a transformação de vida, opiniões, atitudes e posicionamentos que leituras bem realizadas podem trazer aos mesmos. Ainda sobre leitores, espera-se apontar caminhos e sugestões para, além de incentivar o hábito da leitura, desenvolver o gosto pela mesma na infância e adolescência, tornando possível a formação à longo prazo de leitores críticos e cidadãos conscientes. Em relação à motivação mediada pelos formadores dos futuros leitores, também se pretende explanar acerca de sua e necessidade, reafirmando-se que existem papéis insubstituíveis na formação dos indivíduos, inclusive a literária. Para tanto, desejamos tornar possível o contato dos alunos com livros de literatura infanto-juvenil da Literatura Brasileira, onde distribuiremos duas obras do mesmo tema entre os alunos (a leitura das obras será feita através de rodízio das mesmas, em função da dificuldade de conseguir a quantia adequada de títulos de uma mesma obra), após a contextualização do tema abordado através de filmes e/ou artigos de meios periódicos, para que os mesmos possam realizar uma leitura acompanhada e mediada. Após a leitura proposta, irá se desenvolver uma gincana lúdica envolvendo os saberes adquiridos através dos livros e o tema dos mesmos serão tabulados e analisados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T16:04:39Z2007-10-232021-01-26T16:04:39Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6758porIRIYODA, Luciane dos SantosOLIVEIRA, Mariana Letícia Furlanetto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-05T12:56:45ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA E MOTIVAÇÃO |
title |
LEITURA E MOTIVAÇÃO |
spellingShingle |
LEITURA E MOTIVAÇÃO IRIYODA, Luciane dos Santos Adolescente Leitura Motivação |
title_short |
LEITURA E MOTIVAÇÃO |
title_full |
LEITURA E MOTIVAÇÃO |
title_fullStr |
LEITURA E MOTIVAÇÃO |
title_full_unstemmed |
LEITURA E MOTIVAÇÃO |
title_sort |
LEITURA E MOTIVAÇÃO |
author |
IRIYODA, Luciane dos Santos |
author_facet |
IRIYODA, Luciane dos Santos OLIVEIRA, Mariana Letícia Furlanetto de |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Mariana Letícia Furlanetto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
IRIYODA, Luciane dos Santos OLIVEIRA, Mariana Letícia Furlanetto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Leitura Motivação |
topic |
Adolescente Leitura Motivação |
description |
Realizaremos um estudo com a 5a, 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental a respeito da leitura e leitores em que se tentará estabelecer uma ligação e descobrir-se a extensão do poder de interferência entre os mesmos. Concomitantemente, estudar-se-á neste, quanto à motivação, o papel decisivo dos iniciadores dos indivíduos à leitura, sejam família ou escola; e o que induz alguns alfabetizados a tornarem- se leitores efetivos, ou seja, que se realizam em uma leitura e a buscam por prazer, e outros – a grande maioria da população brasileira – a se restringirem à leitura estritamente necessária ou acidental, partindo- se do princípio que saber ler, de fato, é muito mais que decodificar palavras, e tratando-se de leitores, se ambiciona demonstrar a transformação de vida, opiniões, atitudes e posicionamentos que leituras bem realizadas podem trazer aos mesmos. Ainda sobre leitores, espera-se apontar caminhos e sugestões para, além de incentivar o hábito da leitura, desenvolver o gosto pela mesma na infância e adolescência, tornando possível a formação à longo prazo de leitores críticos e cidadãos conscientes. Em relação à motivação mediada pelos formadores dos futuros leitores, também se pretende explanar acerca de sua e necessidade, reafirmando-se que existem papéis insubstituíveis na formação dos indivíduos, inclusive a literária. Para tanto, desejamos tornar possível o contato dos alunos com livros de literatura infanto-juvenil da Literatura Brasileira, onde distribuiremos duas obras do mesmo tema entre os alunos (a leitura das obras será feita através de rodízio das mesmas, em função da dificuldade de conseguir a quantia adequada de títulos de uma mesma obra), após a contextualização do tema abordado através de filmes e/ou artigos de meios periódicos, para que os mesmos possam realizar uma leitura acompanhada e mediada. Após a leitura proposta, irá se desenvolver uma gincana lúdica envolvendo os saberes adquiridos através dos livros e o tema dos mesmos serão tabulados e analisados. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-26T16:04:39Z 2021-01-26T16:04:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6758 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771969259962368 |