LEITURA E MOTIVAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IRIYODA, Luciane dos Santos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: OLIVEIRA, Mariana Letícia Furlanetto de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6758
Resumo: Realizaremos um estudo com a 5a, 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental a respeito da leitura e leitores em que se tentará estabelecer uma ligação e descobrir-se a extensão do poder de interferência entre os mesmos. Concomitantemente, estudar-se-á neste, quanto à motivação, o papel decisivo dos iniciadores dos indivíduos à leitura, sejam família ou escola; e o que induz alguns alfabetizados a tornarem- se leitores efetivos, ou seja, que se realizam em uma leitura e a buscam por prazer, e outros – a grande maioria da população brasileira – a se restringirem à leitura estritamente necessária ou acidental, partindo- se do princípio que saber ler, de fato, é muito mais que decodificar palavras, e tratando-se de leitores, se ambiciona demonstrar a transformação de vida, opiniões, atitudes e posicionamentos que leituras bem realizadas podem trazer aos mesmos. Ainda sobre leitores, espera-se apontar caminhos e sugestões para, além de incentivar o hábito da leitura, desenvolver o gosto pela mesma na infância e adolescência, tornando possível a formação à longo prazo de leitores críticos e cidadãos conscientes. Em relação à motivação mediada pelos formadores dos futuros leitores, também se pretende explanar acerca de sua e necessidade, reafirmando-se que existem papéis insubstituíveis na formação dos indivíduos, inclusive a literária. Para tanto, desejamos tornar possível o contato dos alunos com livros de literatura infanto-juvenil da Literatura Brasileira, onde distribuiremos duas obras do mesmo tema entre os alunos (a leitura das obras será feita através de rodízio das mesmas, em função da dificuldade de conseguir a quantia adequada de títulos de uma mesma obra), após a contextualização do tema abordado através de filmes e/ou artigos de meios periódicos, para que os mesmos possam realizar uma leitura acompanhada e mediada. Após a leitura proposta, irá se desenvolver uma gincana lúdica envolvendo os saberes adquiridos através dos livros e o tema dos mesmos serão tabulados e analisados.
id UNICESU -1_6bcb3d30418e51a117a4c909f5359750
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6758
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LEITURA E MOTIVAÇÃOAdolescenteLeituraMotivaçãoRealizaremos um estudo com a 5a, 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental a respeito da leitura e leitores em que se tentará estabelecer uma ligação e descobrir-se a extensão do poder de interferência entre os mesmos. Concomitantemente, estudar-se-á neste, quanto à motivação, o papel decisivo dos iniciadores dos indivíduos à leitura, sejam família ou escola; e o que induz alguns alfabetizados a tornarem- se leitores efetivos, ou seja, que se realizam em uma leitura e a buscam por prazer, e outros – a grande maioria da população brasileira – a se restringirem à leitura estritamente necessária ou acidental, partindo- se do princípio que saber ler, de fato, é muito mais que decodificar palavras, e tratando-se de leitores, se ambiciona demonstrar a transformação de vida, opiniões, atitudes e posicionamentos que leituras bem realizadas podem trazer aos mesmos. Ainda sobre leitores, espera-se apontar caminhos e sugestões para, além de incentivar o hábito da leitura, desenvolver o gosto pela mesma na infância e adolescência, tornando possível a formação à longo prazo de leitores críticos e cidadãos conscientes. Em relação à motivação mediada pelos formadores dos futuros leitores, também se pretende explanar acerca de sua e necessidade, reafirmando-se que existem papéis insubstituíveis na formação dos indivíduos, inclusive a literária. Para tanto, desejamos tornar possível o contato dos alunos com livros de literatura infanto-juvenil da Literatura Brasileira, onde distribuiremos duas obras do mesmo tema entre os alunos (a leitura das obras será feita através de rodízio das mesmas, em função da dificuldade de conseguir a quantia adequada de títulos de uma mesma obra), após a contextualização do tema abordado através de filmes e/ou artigos de meios periódicos, para que os mesmos possam realizar uma leitura acompanhada e mediada. Após a leitura proposta, irá se desenvolver uma gincana lúdica envolvendo os saberes adquiridos através dos livros e o tema dos mesmos serão tabulados e analisados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T16:04:39Z2007-10-232021-01-26T16:04:39Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6758porIRIYODA, Luciane dos SantosOLIVEIRA, Mariana Letícia Furlanetto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-05T12:56:45ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA E MOTIVAÇÃO
title LEITURA E MOTIVAÇÃO
spellingShingle LEITURA E MOTIVAÇÃO
IRIYODA, Luciane dos Santos
Adolescente
Leitura
Motivação
title_short LEITURA E MOTIVAÇÃO
title_full LEITURA E MOTIVAÇÃO
title_fullStr LEITURA E MOTIVAÇÃO
title_full_unstemmed LEITURA E MOTIVAÇÃO
title_sort LEITURA E MOTIVAÇÃO
author IRIYODA, Luciane dos Santos
author_facet IRIYODA, Luciane dos Santos
OLIVEIRA, Mariana Letícia Furlanetto de
author_role author
author2 OLIVEIRA, Mariana Letícia Furlanetto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv IRIYODA, Luciane dos Santos
OLIVEIRA, Mariana Letícia Furlanetto de
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Leitura
Motivação
topic Adolescente
Leitura
Motivação
description Realizaremos um estudo com a 5a, 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental a respeito da leitura e leitores em que se tentará estabelecer uma ligação e descobrir-se a extensão do poder de interferência entre os mesmos. Concomitantemente, estudar-se-á neste, quanto à motivação, o papel decisivo dos iniciadores dos indivíduos à leitura, sejam família ou escola; e o que induz alguns alfabetizados a tornarem- se leitores efetivos, ou seja, que se realizam em uma leitura e a buscam por prazer, e outros – a grande maioria da população brasileira – a se restringirem à leitura estritamente necessária ou acidental, partindo- se do princípio que saber ler, de fato, é muito mais que decodificar palavras, e tratando-se de leitores, se ambiciona demonstrar a transformação de vida, opiniões, atitudes e posicionamentos que leituras bem realizadas podem trazer aos mesmos. Ainda sobre leitores, espera-se apontar caminhos e sugestões para, além de incentivar o hábito da leitura, desenvolver o gosto pela mesma na infância e adolescência, tornando possível a formação à longo prazo de leitores críticos e cidadãos conscientes. Em relação à motivação mediada pelos formadores dos futuros leitores, também se pretende explanar acerca de sua e necessidade, reafirmando-se que existem papéis insubstituíveis na formação dos indivíduos, inclusive a literária. Para tanto, desejamos tornar possível o contato dos alunos com livros de literatura infanto-juvenil da Literatura Brasileira, onde distribuiremos duas obras do mesmo tema entre os alunos (a leitura das obras será feita através de rodízio das mesmas, em função da dificuldade de conseguir a quantia adequada de títulos de uma mesma obra), após a contextualização do tema abordado através de filmes e/ou artigos de meios periódicos, para que os mesmos possam realizar uma leitura acompanhada e mediada. Após a leitura proposta, irá se desenvolver uma gincana lúdica envolvendo os saberes adquiridos através dos livros e o tema dos mesmos serão tabulados e analisados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-26T16:04:39Z
2021-01-26T16:04:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6758
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771969259962368