Relatório final de estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Pedro Miguel Costa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30390
Resumo: O presente relatório descreve o meu estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Helena Cidade Moura, pertencente ao Agrupamento de Escolas Ibn Mucana. Este momento constitui-se como o culminar de um processo formativo que foi desenvolvido ao longo de dois anos, habilitando-me profissionalmente para desempenhar a função de professor de educação física nos ensinos básico e secundário. Este documento expõe as atividades realizadas numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva. Inicialmente, foi efetuada uma análise sobre as principais características que compõem o contexto escolar. Posteriormente, existiu uma abordagem sobre as áreas inertes ao processo formativo de professores de educação física, demonstrando os principais fatores que contribuíram para a minha formação ao nível da organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Em cada uma delas foram analisadas as experiências, as dificuldades e as estratégias de superação. Este processo permitiu-me desenvolver uma reflexão sobre o domínio das minhas capacidades didáticas e pedagógicas através de um trabalho supervisionado. Tendo em vista o contínuo desenvolvimento profissional, concluo que será importante continuar a melhorar as minhas competências educativas em prol das aprendizagens dos alunos e de um desempenho docente cada vez mais eficaz.
id RCAP_ca9bd3b02f02d9a23ce1be1cba1e6752
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Ibn MucanaEstágio pedagógicoEducação físicaProfessorFunçãoEscolaFormaçãoEstratégiasAlunosÁreasAprendizagensPedagogical internshipPhysical EducationTeacherFunctionschoolTrainingStrategiesStudentsAreasLearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório descreve o meu estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Helena Cidade Moura, pertencente ao Agrupamento de Escolas Ibn Mucana. Este momento constitui-se como o culminar de um processo formativo que foi desenvolvido ao longo de dois anos, habilitando-me profissionalmente para desempenhar a função de professor de educação física nos ensinos básico e secundário. Este documento expõe as atividades realizadas numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva. Inicialmente, foi efetuada uma análise sobre as principais características que compõem o contexto escolar. Posteriormente, existiu uma abordagem sobre as áreas inertes ao processo formativo de professores de educação física, demonstrando os principais fatores que contribuíram para a minha formação ao nível da organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Em cada uma delas foram analisadas as experiências, as dificuldades e as estratégias de superação. Este processo permitiu-me desenvolver uma reflexão sobre o domínio das minhas capacidades didáticas e pedagógicas através de um trabalho supervisionado. Tendo em vista o contínuo desenvolvimento profissional, concluo que será importante continuar a melhorar as minhas competências educativas em prol das aprendizagens dos alunos e de um desempenho docente cada vez mais eficaz.This report outlines my pedagogical internship at High School Helena Cidade Moura, which is part of the Ibn Mucana School Group. This moment represents the culmination of a formative process developed over two years, professionally qualifying me to perform the role of a physical education teacher in primary and secondary education. This document presents the activities I participated in from a reflective, critical and projective perspective. Firstly, an analysis was carried out addressing the main characteristics of the school environment. Then, I explored aspects essential to the training process of physical education teachers, including how I improved in organizing and managing the teaching-learning process, research and pedagogical innovation, participation in school and relationship with the community. In each of these areas, experiences, difficulties and challenges were analyzed. This process allowed me to reflect and enhance my didactic and pedagogical skills under supervision. In conclusion, I acknowledge the importance of continuous professional development to benefit students learning and excel in my role as an educator.Duarte, António Pedro AraújoRepositório da Universidade de LisboaAugusto, Pedro Miguel Costa2024-03-14T12:50:56Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30390TID:203550471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:34:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:49.997738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
title Relatório final de estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
Augusto, Pedro Miguel Costa
Estágio pedagógico
Educação física
Professor
Função
Escola
Formação
Estratégias
Alunos
Áreas
Aprendizagens
Pedagogical internship
Physical Education
Teacher
Function
school
Training
Strategies
Students
Areas
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
title_full Relatório final de estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
title_sort Relatório final de estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
author Augusto, Pedro Miguel Costa
author_facet Augusto, Pedro Miguel Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, António Pedro Araújo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Pedro Miguel Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Professor
Função
Escola
Formação
Estratégias
Alunos
Áreas
Aprendizagens
Pedagogical internship
Physical Education
Teacher
Function
school
Training
Strategies
Students
Areas
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Professor
Função
Escola
Formação
Estratégias
Alunos
Áreas
Aprendizagens
Pedagogical internship
Physical Education
Teacher
Function
school
Training
Strategies
Students
Areas
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório descreve o meu estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Helena Cidade Moura, pertencente ao Agrupamento de Escolas Ibn Mucana. Este momento constitui-se como o culminar de um processo formativo que foi desenvolvido ao longo de dois anos, habilitando-me profissionalmente para desempenhar a função de professor de educação física nos ensinos básico e secundário. Este documento expõe as atividades realizadas numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva. Inicialmente, foi efetuada uma análise sobre as principais características que compõem o contexto escolar. Posteriormente, existiu uma abordagem sobre as áreas inertes ao processo formativo de professores de educação física, demonstrando os principais fatores que contribuíram para a minha formação ao nível da organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Em cada uma delas foram analisadas as experiências, as dificuldades e as estratégias de superação. Este processo permitiu-me desenvolver uma reflexão sobre o domínio das minhas capacidades didáticas e pedagógicas através de um trabalho supervisionado. Tendo em vista o contínuo desenvolvimento profissional, concluo que será importante continuar a melhorar as minhas competências educativas em prol das aprendizagens dos alunos e de um desempenho docente cada vez mais eficaz.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-14T12:50:56Z
2024
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30390
TID:203550471
url http://hdl.handle.net/10400.5/30390
identifier_str_mv TID:203550471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138190896922624