Metodologia e praxis do roteiro de formação: uma proposta de implementação no Programa Aveiro-Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria de Fátima Gomes Pais
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4991
Resumo: O Programa Aveiro-Norte (PAN) surge como uma acção de intervenção da Universidade de Aveiro no Norte do Distrito, com o objectivo de promover o reforço do ensino superior orientado para a formação inicial politécnica, formação especializada e requalificação profissional. O objectivo último desta investigação é a concepção de um instrumento assente sobre a web – o roteiro de formação (RF) – que operacionalize a oferta formativa do PAN tendo em atenção que o público-alvo é composto por activos com fortes constrangimentos horários no acompanhamento da formação. Uma vez definido este quadro de referência, e depois do necessário enquadramento relativo ao Ensino a Distância, foi realizada uma investigação na área do Instructional Design (ID), na busca de princípios, modelos e estratégias que deverão estar subjacentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Assim, partindo do trabalho de Merril (2002), que sustenta uma definição de princípio enquadrando os conceitos de ‘prática’ (actividade específica) e de ‘programa’ (conjunto de práticas), tentou-se chegar a um conjunto de pressupostos que garantam o sucesso formativo em contexto de formação profissional. No estudo dos modelos de ID deu-se especial destaque à abordagem orientada a objectos de aprendizagem. Neste sentido, é feita a apresentação das principais normas e recomendações para a implementação de objectos de aprendizagem com especial ênfase para o Sharable Content Object Reference Model (SCORM). O desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica deve ter sempre presente o principal interlocutor: os alunos. Considerou-se, portanto, essencial o estudo do conceito de ‘Estilos de aprendizagem’ bem como de alguns instrumentos que permitem a sua determinação. Na posse do conjunto de pressupostos teóricos e tecnológicos anterior, é possível clarificar e formalizar o conceito de RF e estabelecer o quadro procedimental que envolve a sua concepção. Tendo presente o paradigma de investigação e desenvolvimento descreve-se o processo e os procedimentos necessários à sua implementação e avaliação para a disciplina de Algoritmos do Curso de Especialização Tecnológica de Multimédia, materializando o corpus dos pressupostos de ordem técnico-pedagógica definidos. Como conclusões da investigação são apresentados os aspectos de natureza metodológica, didáctica e tecnológica que se relevam pela positiva, bem como aqueles que necessitam de uma revisitação, apontando ainda os caminhos para futuras investigações nas temáticas abordadas.
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Uma vez definido este quadro de referência, e depois do necessário enquadramento relativo ao Ensino a Distância, foi realizada uma investigação na área do Instructional Design (ID), na busca de princípios, modelos e estratégias que deverão estar subjacentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Assim, partindo do trabalho de Merril (2002), que sustenta uma definição de princípio enquadrando os conceitos de ‘prática’ (actividade específica) e de ‘programa’ (conjunto de práticas), tentou-se chegar a um conjunto de pressupostos que garantam o sucesso formativo em contexto de formação profissional. No estudo dos modelos de ID deu-se especial destaque à abordagem orientada a objectos de aprendizagem. Neste sentido, é feita a apresentação das principais normas e recomendações para a implementação de objectos de aprendizagem com especial ênfase para o Sharable Content Object Reference Model (SCORM). O desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica deve ter sempre presente o principal interlocutor: os alunos. Considerou-se, portanto, essencial o estudo do conceito de ‘Estilos de aprendizagem’ bem como de alguns instrumentos que permitem a sua determinação. Na posse do conjunto de pressupostos teóricos e tecnológicos anterior, é possível clarificar e formalizar o conceito de RF e estabelecer o quadro procedimental que envolve a sua concepção. Tendo presente o paradigma de investigação e desenvolvimento descreve-se o processo e os procedimentos necessários à sua implementação e avaliação para a disciplina de Algoritmos do Curso de Especialização Tecnológica de Multimédia, materializando o corpus dos pressupostos de ordem técnico-pedagógica definidos. Como conclusões da investigação são apresentados os aspectos de natureza metodológica, didáctica e tecnológica que se relevam pela positiva, bem como aqueles que necessitam de uma revisitação, apontando ainda os caminhos para futuras investigações nas temáticas abordadas.The Aveiro-Norte Programme (ANP) consists of an initiative of the University of Aveiro in the north of the district, with the aim of promoting the reinforcement of higher education geared towards initial polytechnic education, specialized training and professional requalification. The ultimate goal of the present study is to conceive a web based instrument – a learning road map (LRM) – that might operationalize ANP’s educational offers, bearing in mind that its target audience is composed of workers with strong time constraints in attending the courses. Given this context and after establishing the required framework vis a vis Distance Education, a study was conducted in the area of Instructional Design (ID), to establish the principles, models and strategies that should underlie the learning process. From the work of Merril (2002) sustaining a principle definition which frames the concepts of practice (specific activity) and of programme (set of practices), we tried to crystalise a set of assumptions that might guarantee educational success in the context of professional training. In the study of ID models we gave special attention to the learning objects oriented approach. Therefore, a presentation is made of the main norms and recommendations for the implementation of learning objects, with special enphasis on the Sharable Content Object Reference Model (SCORM). The development of a pedagogical tool should always have in mind its main interlocutor: the learner. Consideration of learning styles was therefore essential, as well as the instruments that allow for their determination. In the possession of the aforementioned set of theoretical and technological assumptions, it was possible to clarify and formalize the concept of LRM and establish the set of procedures that involves its conception. Based on the research and development paradygm we describe the procedures carried out in its implementation and evaluation for the discipline of Algorythms of the Tecnological Specialization Course in Multimédia, materializing the corpus of technical and pedagogical assumptions defined for the study. As to the research conclusions, aspects of methodological, didactic and technological nature are presented, which reveal themeselves as positive, as well as those that require revisiting, and also those other ones that unveil the paths for future research in the areas studied.Universidade de Aveiro2012-01-02T14:54:19Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4991porFerreira, Maria de Fátima Gomes Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:06:17Zoai:ria.ua.pt:10773/4991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:50.983385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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