Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Brigham
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ramos, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/5620
Resumo: O presente artigo apresenta, de forma resumida, um estudo de avaliação da metodologia b-learning no curso de Mestrado em Multimédia em Educação, edição 2007/2009, da Universidade de Aveiro, Portugal, que constituiu tema de uma dissertação de Mestrado. A investigação efectuada recorreu a dois instrumentos de recolha de dados: registos dos fóruns de discussão e dos blogues centrais das unidades curriculares, cuja análise de conteúdo permitiu identificar potenciais aspectos da metodologia b-learning a justificarem atenção especial; questionários que permitiram recolher dados, de uma forma mais precisa, sobre a percepção de alunos e de professores relativamente a vários indicadores. Os resultados desta investigação, cujo principal objectivo é contribuir para a melhoria das condições de ensino/aprendizagem no Ensino Superior em contextos de utilização da metodologia b-learning e, em particular, na Universidade de Aveiro, permitem concluir que a metodologia se adequou bem às características e expectativas dos participantes, na sua maioria professores de diferentes níveis de ensino; no entanto justifica-se, corroborando aliás outros autores, atenção em relação a aspectos como a necessidade de preparação prévia dos docentes e discentes, a necessidade de melhoria contínua dos serviços disponibilizados pela plataforma tecnológica de suporte, a vantagem em controlar o ritmo de eventos nas comunidades de aprendizagem e a utilidade de estratégias que limitem a sobrecarga informacional dos discentes.
id RCAP_d9c3780700a76b5ed72a7070d21816bc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/5620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveirob-learningMestrado Multimédia em EducaçãoUniversidade de AveiroEducação à distânciae-learningAvaliaçãoO presente artigo apresenta, de forma resumida, um estudo de avaliação da metodologia b-learning no curso de Mestrado em Multimédia em Educação, edição 2007/2009, da Universidade de Aveiro, Portugal, que constituiu tema de uma dissertação de Mestrado. A investigação efectuada recorreu a dois instrumentos de recolha de dados: registos dos fóruns de discussão e dos blogues centrais das unidades curriculares, cuja análise de conteúdo permitiu identificar potenciais aspectos da metodologia b-learning a justificarem atenção especial; questionários que permitiram recolher dados, de uma forma mais precisa, sobre a percepção de alunos e de professores relativamente a vários indicadores. Os resultados desta investigação, cujo principal objectivo é contribuir para a melhoria das condições de ensino/aprendizagem no Ensino Superior em contextos de utilização da metodologia b-learning e, em particular, na Universidade de Aveiro, permitem concluir que a metodologia se adequou bem às características e expectativas dos participantes, na sua maioria professores de diferentes níveis de ensino; no entanto justifica-se, corroborando aliás outros autores, atenção em relação a aspectos como a necessidade de preparação prévia dos docentes e discentes, a necessidade de melhoria contínua dos serviços disponibilizados pela plataforma tecnológica de suporte, a vantagem em controlar o ritmo de eventos nas comunidades de aprendizagem e a utilidade de estratégias que limitem a sobrecarga informacional dos discentes.This article summarizes a research study that aimed to evaluate the blearning methodology adopted in the Master in Multimedia in Education (2007/2009 edition) from the University of Aveiro, Portugal, which was the subject of a master dissertation (Silva, 2009). This research relied on two research tools for data gathering: discussion records from the forums and blogs of the central subjects, whose content analysis identified potential aspects of b-learning methodology requiring special attention; questionnaires to collect more precise data on the students and teachers´ perceptions on a wide range of relevant indicators. The results of this research, whose main objective is to contribute to the improvement of teaching and learning in higher education using b-learning methodology, in particular, at the University of Aveiro, showed that the methodology was well adapted to the characteristics and expectations of participants (mostly teachers from different levels of education). However, some topics of concern were also identified: the need for continuous improvement of the services provided by the technological platform support; the advantage in controlling the pace of the learning communities events; and the adoption of strategies that limit the students´ informational overload.Educom - APTE2012-01-30T18:19:31Z2010-11-01T00:00:00Z2010-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5620por1646-933XSilva, André BrighamRamos, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:50Zoai:ria.ua.pt:10773/5620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:44.358943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro
title Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro
spellingShingle Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro
Silva, André Brigham
b-learning
Mestrado Multimédia em Educação
Universidade de Aveiro
Educação à distância
e-learning
Avaliação
title_short Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro
title_full Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro
title_fullStr Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro
title_full_unstemmed Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro
title_sort Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro
author Silva, André Brigham
author_facet Silva, André Brigham
Ramos, Fernando
author_role author
author2 Ramos, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Brigham
Ramos, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv b-learning
Mestrado Multimédia em Educação
Universidade de Aveiro
Educação à distância
e-learning
Avaliação
topic b-learning
Mestrado Multimédia em Educação
Universidade de Aveiro
Educação à distância
e-learning
Avaliação
description O presente artigo apresenta, de forma resumida, um estudo de avaliação da metodologia b-learning no curso de Mestrado em Multimédia em Educação, edição 2007/2009, da Universidade de Aveiro, Portugal, que constituiu tema de uma dissertação de Mestrado. A investigação efectuada recorreu a dois instrumentos de recolha de dados: registos dos fóruns de discussão e dos blogues centrais das unidades curriculares, cuja análise de conteúdo permitiu identificar potenciais aspectos da metodologia b-learning a justificarem atenção especial; questionários que permitiram recolher dados, de uma forma mais precisa, sobre a percepção de alunos e de professores relativamente a vários indicadores. Os resultados desta investigação, cujo principal objectivo é contribuir para a melhoria das condições de ensino/aprendizagem no Ensino Superior em contextos de utilização da metodologia b-learning e, em particular, na Universidade de Aveiro, permitem concluir que a metodologia se adequou bem às características e expectativas dos participantes, na sua maioria professores de diferentes níveis de ensino; no entanto justifica-se, corroborando aliás outros autores, atenção em relação a aspectos como a necessidade de preparação prévia dos docentes e discentes, a necessidade de melhoria contínua dos serviços disponibilizados pela plataforma tecnológica de suporte, a vantagem em controlar o ritmo de eventos nas comunidades de aprendizagem e a utilidade de estratégias que limitem a sobrecarga informacional dos discentes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-01T00:00:00Z
2010-11
2012-01-30T18:19:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/5620
url http://hdl.handle.net/10773/5620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educom - APTE
publisher.none.fl_str_mv Educom - APTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137487214346240