Estudo do protocolo de gestão da mobilidade IP PMIPv6 em redes veiculares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/34040 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia de Comunicações |
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Estudo do protocolo de gestão da mobilidade IP PMIPv6 em redes veicularesStudy of IP mobility management protocol PMIPv6 in vehicular networksRedes veicularesProtocolos de gestão da mobilidade IPNS-3PMIPv6HandoverVANETsIP mobility management protocols621.39:656656:621.39Domínio/Área científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia de ComunicaçõesAs redes veiculares permitem que os veículos comuniquem entre si e/ou com a infraestrutura ao longo da via de tráfego. As redes veiculares vieram impulsionar o crescimento dos Intelligent Transportation System (ITS), assim como, permitir o desenvolvimento de uma panóplia de aplicações, tais como, aviso de acidentes que ocorreram nas vias, media streaming, etc.. De forma a manter uma qualidade de serviço adequada às diferentes aplicações, a infraestrutura existente ao longo das vias de tráfego, deve ser capaz de fornecer diferentes níveis de qualidade de serviço, onde estes serviços, por sua vez, também devem estar de acordo com os diferentes requisitos das aplicações. O Proxy Mobile IPv6 (PMIPv6) é um protocolo para a gestão da mobilidade IP que está a despertar a atenção da comunidade académica e da comunidade industrial devido às suas significativas vantagens em relação ao Mobile IPv6 (MIPv6). No sentido de avaliar a capacidade do PMIPv6 responder às exigentes características das redes veiculares, esta dissertação apresenta um conjunto de simulações em vários cenários que permitem aferir a desempenho deste protocolo.Vehicular networks allow vehicles to communicate with each other as well as with the infrastructure over the tra c route. Vehicular networks have given important new impulses to the growing of ITS and they have also allowed the development of a multitude of applications, such as warning about accidents that have occurred over the routes, media streaming, and so on. In order to maintain a quality of service that is adequate to the di erent applications, the existing infrastructure must be capable of supplying di erent levels of quality of service, which must also be in accordance with the di erent requirements of the applications. The PMIPv6 is a protocol for the IP mobility management that is drawing academic and industrial communities' attention to the matter, due to its signi cant advantages in relation to the MIPv6. So as to evaluate the ability of PMIPv6 to respond to the demanding characteristics of vehicular networks, the current dissertation presents a set of simulations in di erent scenarios which allow us to assess the performance of this protocol.Lopes, Nuno VascoSantos, AlexandreUniversidade do MinhoMartins, Renato André Ferreira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:31.506629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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