Fatores sociodemográficos, autoestima pessoal e comportamentos de Bullying em alunos do 3º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipa Manuela Gomes da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5714
Resumo: A presente investigação pretendeu estudar empiricamente o fenómeno de bullying em contexto escolar procurando responder a algumas questões relacionadas com determinantes sociodemográficos e autoestima pessoal. Os dois estudos assumiram um cariz transversal e quantitativo, baseando-se numa amostra de 368 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos de ambos os géneros a frequentar o 3º ciclo do ensino regular. A recolha de dados foi efetuada por meio de instrumentos de autorelato, submetidos a análises fatoriais confirmatórias e à avaliação da consistência interna: Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar e Rosenberg Self-esteem scale. Os resultados do primeiro estudo mostraram uma elevada prevalência de observadores de bullying na amostra comparativamente às vítimas, agressores e vítimas/agressores. As Análises Multivariadas de Variância (MANOVAs fatoriais) revelaram evidências de variabilidade em função do sexo nos agressores e nas vítimas e nos tipos de violência utilizada e sofrida. No segundo estudo os resultados dos testes post hoc indicaram a presença de diferenças significativas nos valores de autoestima na vítima e no observador. Os resultados das Análise Multivariadas de Variância (MANOVAs fatoriais) reportaram diferenças estatisticamente significativas nas dimensões Exclusão Social e Violência Verbal e Agressão Física na escala da Vítima e na dimensão Agressão Física e valores de autoestima na escala do Agressor. De acordo com os resultados das Regressões Múltiplas Padrão a autoestima é o preditor com maior peso explicativo na escala da vítima.
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