Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Klênio Jonessy de Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333
Resumo: This paper aims to analyze the Sequenza V of the composer Luciano Berio, focusing on its interpretation. The analysis proposes a discussion on sound processing that results from a polyphonic game of multiphonic character, fundamentally based on the sound. This work seeks to contribute to the fostering of reference in the area, especially on interpretative issues regarding the contemporary repertoire. The methodology resorted to know the literature, the music analysis and practical study and performative construction work on the trombone. The process of preparation and work of study on trombone followed the four dimensions of analysis proposed by the composer - temporal, pitch, dynamic and morphological - and are expressed in an interview published in 1980. This research attempts to show, yet, as the idea of latent polyphony is expressed in the Sequenza V and as gradually intensifying throughout the work.
id RCAP_cab4fd8f3fd916dd96d620f74b5a97bb
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/1333
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza VThis paper aims to analyze the Sequenza V of the composer Luciano Berio, focusing on its interpretation. The analysis proposes a discussion on sound processing that results from a polyphonic game of multiphonic character, fundamentally based on the sound. This work seeks to contribute to the fostering of reference in the area, especially on interpretative issues regarding the contemporary repertoire. The methodology resorted to know the literature, the music analysis and practical study and performative construction work on the trombone. The process of preparation and work of study on trombone followed the four dimensions of analysis proposed by the composer - temporal, pitch, dynamic and morphological - and are expressed in an interview published in 1980. This research attempts to show, yet, as the idea of latent polyphony is expressed in the Sequenza V and as gradually intensifying throughout the work.O presente artigo tem como objetivo analisar a Sequenza V do compositor Luciano Berio, com foco na sua interpretação. A análise propõe uma discussão sobre a transformação sonora que resulta de um jogo polifónico de caráter multifónico, baseado fundamentalmente no timbre. Com este trabalho, procura-se contribuir para a fomentação de referências da área, especialmente sobre aspectos interpretativos concernentes ao repertório contemporâneo. Como metodologia, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, à análise musical e ao estudo prático e construção performativa da obra ao trombone. O processo de preparação e estudo da obra no trombone seguiu as quatro dimensões de análise propostas pelo compositor - temporal, tonal, dinâmica e morfológica - e que estão expressas numa entrevista publicada em 1980. Esta pesquisa procura mostrar ainda como a ideia de polifonia latente se expressa na Sequenza V e como se intensifica progressivamente ao longo da obra.UA Editora2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333oai:proa.ua.pt:article/1333Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 148-157Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 148-1572184-6138reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1333https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1333/1105Barros, Klênio Jonessy de Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T07:45:32Zoai:proa.ua.pt:article/1333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:39.204342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V
title Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V
spellingShingle Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V
Barros, Klênio Jonessy de Medeiros
title_short Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V
title_full Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V
title_fullStr Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V
title_full_unstemmed Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V
title_sort Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V
author Barros, Klênio Jonessy de Medeiros
author_facet Barros, Klênio Jonessy de Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Klênio Jonessy de Medeiros
description This paper aims to analyze the Sequenza V of the composer Luciano Berio, focusing on its interpretation. The analysis proposes a discussion on sound processing that results from a polyphonic game of multiphonic character, fundamentally based on the sound. This work seeks to contribute to the fostering of reference in the area, especially on interpretative issues regarding the contemporary repertoire. The methodology resorted to know the literature, the music analysis and practical study and performative construction work on the trombone. The process of preparation and work of study on trombone followed the four dimensions of analysis proposed by the composer - temporal, pitch, dynamic and morphological - and are expressed in an interview published in 1980. This research attempts to show, yet, as the idea of latent polyphony is expressed in the Sequenza V and as gradually intensifying throughout the work.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333
oai:proa.ua.pt:article/1333
url https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/1333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1333
https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333
https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1333/1105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 148-157
Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 148-157
2184-6138
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130744157634560