Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333 |
Resumo: | This paper aims to analyze the Sequenza V of the composer Luciano Berio, focusing on its interpretation. The analysis proposes a discussion on sound processing that results from a polyphonic game of multiphonic character, fundamentally based on the sound. This work seeks to contribute to the fostering of reference in the area, especially on interpretative issues regarding the contemporary repertoire. The methodology resorted to know the literature, the music analysis and practical study and performative construction work on the trombone. The process of preparation and work of study on trombone followed the four dimensions of analysis proposed by the composer - temporal, pitch, dynamic and morphological - and are expressed in an interview published in 1980. This research attempts to show, yet, as the idea of latent polyphony is expressed in the Sequenza V and as gradually intensifying throughout the work. |
id |
RCAP_cab4fd8f3fd916dd96d620f74b5a97bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/1333 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza VThis paper aims to analyze the Sequenza V of the composer Luciano Berio, focusing on its interpretation. The analysis proposes a discussion on sound processing that results from a polyphonic game of multiphonic character, fundamentally based on the sound. This work seeks to contribute to the fostering of reference in the area, especially on interpretative issues regarding the contemporary repertoire. The methodology resorted to know the literature, the music analysis and practical study and performative construction work on the trombone. The process of preparation and work of study on trombone followed the four dimensions of analysis proposed by the composer - temporal, pitch, dynamic and morphological - and are expressed in an interview published in 1980. This research attempts to show, yet, as the idea of latent polyphony is expressed in the Sequenza V and as gradually intensifying throughout the work.O presente artigo tem como objetivo analisar a Sequenza V do compositor Luciano Berio, com foco na sua interpretação. A análise propõe uma discussão sobre a transformação sonora que resulta de um jogo polifónico de caráter multifónico, baseado fundamentalmente no timbre. Com este trabalho, procura-se contribuir para a fomentação de referências da área, especialmente sobre aspectos interpretativos concernentes ao repertório contemporâneo. Como metodologia, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, à análise musical e ao estudo prático e construção performativa da obra ao trombone. O processo de preparação e estudo da obra no trombone seguiu as quatro dimensões de análise propostas pelo compositor - temporal, tonal, dinâmica e morfológica - e que estão expressas numa entrevista publicada em 1980. Esta pesquisa procura mostrar ainda como a ideia de polifonia latente se expressa na Sequenza V e como se intensifica progressivamente ao longo da obra.UA Editora2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333oai:proa.ua.pt:article/1333Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 148-157Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 148-1572184-6138reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1333https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1333/1105Barros, Klênio Jonessy de Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T07:45:32Zoai:proa.ua.pt:article/1333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:39.204342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V |
title |
Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V |
spellingShingle |
Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V Barros, Klênio Jonessy de Medeiros |
title_short |
Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V |
title_full |
Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V |
title_fullStr |
Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V |
title_full_unstemmed |
Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V |
title_sort |
Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V |
author |
Barros, Klênio Jonessy de Medeiros |
author_facet |
Barros, Klênio Jonessy de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Klênio Jonessy de Medeiros |
description |
This paper aims to analyze the Sequenza V of the composer Luciano Berio, focusing on its interpretation. The analysis proposes a discussion on sound processing that results from a polyphonic game of multiphonic character, fundamentally based on the sound. This work seeks to contribute to the fostering of reference in the area, especially on interpretative issues regarding the contemporary repertoire. The methodology resorted to know the literature, the music analysis and practical study and performative construction work on the trombone. The process of preparation and work of study on trombone followed the four dimensions of analysis proposed by the composer - temporal, pitch, dynamic and morphological - and are expressed in an interview published in 1980. This research attempts to show, yet, as the idea of latent polyphony is expressed in the Sequenza V and as gradually intensifying throughout the work. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333 oai:proa.ua.pt:article/1333 |
url |
https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/1333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1333 https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333 https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1333/1105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 148-157 Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 148-157 2184-6138 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130744157634560 |