Memória, paródia e inquietude. Desmundo, de Ana de Miranda e Uma Viagem à Índia, de Gonçalo M. Tavares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28922 |
Resumo: | A partir da leitura comparatista, exploraremos a função da memória e da paródia nos textos Desmundo, de Ana de Miranda e Uma Viagem à Índia, de Gonçalo M. Tavares, segundo a teoria filosófica de Walter Benjamin e Eduardo Lourenço. Ambos os textos incidem em olhares portugueses excêntricos – uma marginalizada e um aherói – que problematizam os Descobrimentos e redimensionam os elos intertextuais entre Os Lusíadas, Iracema, Ulisses de Joyce na perspectiva da revisitação irónica, de forma a reinterpretar o caos decorrente do choque de culturas no Brasil colonial, assim como o tédio e a derrisão na viagem do século XXI, sob o signo do esvaziamento de ética e do diálogo de Alteridades. |
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Memória, paródia e inquietude. Desmundo, de Ana de Miranda e Uma Viagem à Índia, de Gonçalo M. TavaresMemory, parody and disquiet. Desmundo, by Ana de Miranda, and Uma viagem à Índia, by Gonçalo M. TavaresMemóriaParódiaViagem de decepçãoTédioMiranda, Ana, 1951-..... DesmundoTavares, Gonçalo M.A partir da leitura comparatista, exploraremos a função da memória e da paródia nos textos Desmundo, de Ana de Miranda e Uma Viagem à Índia, de Gonçalo M. Tavares, segundo a teoria filosófica de Walter Benjamin e Eduardo Lourenço. Ambos os textos incidem em olhares portugueses excêntricos – uma marginalizada e um aherói – que problematizam os Descobrimentos e redimensionam os elos intertextuais entre Os Lusíadas, Iracema, Ulisses de Joyce na perspectiva da revisitação irónica, de forma a reinterpretar o caos decorrente do choque de culturas no Brasil colonial, assim como o tédio e a derrisão na viagem do século XXI, sob o signo do esvaziamento de ética e do diálogo de Alteridades.Out of a comparative reading, the role of memory and parody will be explored in the texts Desmundo, by Ana Miranda, and A Journey to India, by Gonçalo M. Tavares, according to Walter Benjamin’s philosophical theory of history, Eduardo Lourenço’s thought. Both texts focus on Portuguese eccentric views - a marginalized female protagonist and a non-hero - that problematize the Discoveries and resize the intertextual links between The Lusiads, Iracema and Joyce’s Ulysses from the perspective of an ironic revisiting, so as to reinterpret the chaos resulting from the clash of cultures in colonial Brazil, and also the tedium and derision that occur in the 21st-century journey, under the sign of the emptying of ethics and the dialogue on Alterity.Repositório da Universidade de LisboaMartins, Celina2017-09-11T15:17:29Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28922por1982-9701info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:01.817375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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