Hortas comunitárias: uma nova filosofia de vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45282 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
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Hortas comunitárias: uma nova filosofia de vidaCommunity vegetable gardens: a new philosophy of lifeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)Numa sociedade fustigada por problemas estruturais, tais como a pobreza, o desemprego e a desintegração social, urge cada vez mais a necessidade de criar medidas alternativas e inovadoras para devolver o equilíbrio e a estabilidade a cada cidadão. Estas medidas devem, sobretudo, excluir o princípio do assistencialismo e dotar os indivíduos de competências para serem capazes de definir e construir o seu próprio projeto de vida. Nesta sequência, o presente relatório de estágio assenta num projeto de investigação/intervenção, desenvolvido no âmbito de um programa de hortas comunitárias dirigido, fundamentalmente, a famílias com dificuldades económicas e beneficiárias do RSI. Após o período de integração na instituição e a etapa do diagnóstico de necessidades, defini que a concretização do projeto de estágio teria como desígnio ocupar os tempos livres, de forma lúdica e pedagógica, conjugando o trabalho hortícola com outras atividades complementares abrangendo outras áreas, de forma a celebrar o espírito comunitário e a educação ao longo da vida. A componente prática materializou-se nas atividades desenvolvidas e no momento da sua planificação foi elaborado um projeto que assentasse numa lógica de educação e formação de desenvolvimento integral, em que as pessoas envolvidas tivessem a oportunidade de aprender coisas novas, explorar e descobrir novas competências, criar redes de convívio, experimentar novos desafios e interiorizar sentimentos e pensamentos positivos em relação à sua identidade.In a society afflicted by structural problems, such as poverty, unemployment and social disintegration, rises the need to create alternative and inventive measures that are able to restore the balance and the stability of each citizen. These measures must, mainly, exclude the principle of welfarism and endow the individuals with skills that will allow them to define and build their own life project. In this regard, this practice report is based on an investigation and intervention project, which was developed on the scope of a community vegetable gardens program aimed to assist, pivotally, households with financial difficulties and receiving social integration income. After the integration period in the institution and the needs assessment, I established that the implementation of the project would have, as primary plan, the occupation of free time, in a playful and pedagogical way, combining the horticultural work with complementary activities covering other fields, in order to celebrate de communal spirit and lifelong education. The practical component materialized in the developed activities and in the moment of their planning was drawn up a project founded on integral education and formation, in which the people involved had the chance to learn new things, to explore and find new skills, to build social networks, to experience new challenges and to assimilate feelings and positive thoughts about themselves.Martins, Custódia Alexandra AlmeidaUniversidade do MinhoAlmeida, Mafalda Sofia Portela de2017-02-132017-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45282por201668270info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:39.529318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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