A interação das marcas com o público através do Facebook: o mercado dos smartphones e as marcas Samsung e Apple
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/5459 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital sob orientação de Sandrina Teixeira Anabela Ribeiro |
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A interação das marcas com o público através do Facebook: o mercado dos smartphones e as marcas Samsung e AppleNotoriedadeLealdadeMarcaRedes sociaisFacebookSocial networksInternet marketingBrand awarenessBrand loyaltyBrandDissertação de Mestrado apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital sob orientação de Sandrina Teixeira Anabela RibeiroNota: 17 valoresAs redes sociais, e o Facebook em particular, constituem atualmente um meio privilegiado para as marcas interagirem com os seus clientes e potenciais clientes. Uma simples publicação feita através de um computador, tablet ou smartphone pode atingir, num curto espaço de tempo, milhões de pessoas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo perceber se é importante para as marcas o investimento na gestão desta interação no Facebook, averiguando o impacto da mesma na notoriedade das marcas e na lealdade do público às mesmas. É igualmente propósito deste estudo perceber quais as preferências do público relativamente à relação com as marcas nesta rede social. Para esse efeito, foi aplicado um inquérito por questionário estruturado a utilizadores do Facebook. Na medição das variáveis “notoriedade da marca” e “lealdade à marca”, o inquérito cingiu-se ao mercado de smartphones e às marcas Samsung e Apple, que conduzem políticas distintas na gestão de redes sociais. Foram obtidas 209 respostas validadas, tendo o processo de amostragem sido não-probabilístico por conveniência, pelo que não está garantida a representatividade da amostra em relação à população em estudo. Após a análise dos dados obtidos, pode-se afirmar que há evidência estatística de que, para a amostra recolhida, há impacto positivo da interação das marcas com o público no Facebook na sua notoriedade. Da mesma análise estatística resultou ainda ausência de evidência que comprove qualquer relação entre essa mesma interação e a lealdade dos consumidores à marca. Tais resultantes são um indicador de que as marcas devem investir neste processo, caso tenham como objetivo um acréscimo na sua notoriedade. Os inquiridos revelaram ainda uma preferência por publicações que incorporem pouco texto e à qual estejam anexadas uma música, vídeo, ou preferencialmente uma imagem.Social networks, and Facebook in particular, play a huge role for brands in the time being, since they are a powerful vehicle for them to interact with their customers and potential customers. A single post done through a computer, tablet or smartphone can reach millions of people in a very short time. This work aims to understand the importance for brands of investing in the management of this interaction, ascertaining its impact on brand awareness and brand loyalty. It is also a goal to understand which are the public’s preferences concerning this Facebook relationship with the brands. For this purpose, a questionnaire survey was applied to some users of this social network. Considering the measurement of the variables “brand awareness” and “brand loyalty”, the survey was restricted to the market of smartphones, and to the brands Samsung and Apple, which have distinct policies considering the management of their social networks. There were 209 collected answers, and the sampling process was non-probabilistic by convenience, so there is no guarantee that the sample is representative of the population in study. After the analysis of the collected data, it can be said that there is statistical evidence which shows that, for the sample concerned, there is a positive relationship between the brands’ interaction in Facebook and their brand awareness. On the other hand, the results showed that, for this sample, there was no relationship between that interaction and brand loyalty. These assumptions may indicate that brands should invest in this process shall the increase of their awareness be an important goal for them. The respondents yet showed a preference for short text posts, especially the ones attached to a video, music, or preferably an image.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoTeixeira, Sandrina FranciscaRibeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPintor, Simão Maciel Abranches2015-01-21T14:45:17Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/5459TID:201634406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:45:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/5459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:07.729047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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