A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Fernando Manuel
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22525
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_cac337d412e3ec348dc625ac4b1f4385
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvelInovação tecnológicaCompetitividadeProdução FlexívelCooperação EmpresarialSector de componentes para a indústria automóvelTechnological InnovationCompetitionFlexible ProductionManagerial CooperationAutomotive Components SectorMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA indústria automóvel tem desempenhado ao longo do último século um importante papel nas economias dos países mais desenvolvidos, devido em grande parte à capacidade de regeneração a nível tecnológico e organizativo. Actualmente, o mercado é dominado pelos grandes construtores americanos, europeus e japoneses. A estagnação tendencial das vendas, nestes mercados tem induzido estratégias de deslocalização da produção para as economias emergentes da Ásia, América Latina e Europa de Leste, com o propósito de aproveitar as oportunidades de crescimento que estes mercados têm conhecido nos últimos anos. Os vultuosos investimentos anunciados para os próximos anos nestas regiões, deverão contribuir para alargar o fosso actual, estimado em 25%, entre a capacidade instalada e a procura de veículos, fenómeno que prefigura, a médio/longo prazo, uma crise de sobrecapacidade que poderá levar ao encerramento de muitas fábricas a nível mundial. Há contudo outras tendências de mudança nesta indústria que devem necessariamente ser tomadas em consideração. Numa economia global em convergência, a competitividade-custo, está a ser superada por factores de natureza qualitativa, de entre os quais destacamos a inovação tecnológica, entendida esta como a aplicação de novos conhecimentos tecnológicos que resultam em novos ou melhorados produtos, processos ou serviços. Assim a primeira parte deste trabalho é dedicada ao estudo sintético do quadro conceptual que envolve a inovação. Na segunda e terceira partes, contextualizadas por aquela envolvente teórica, procedemos à avaliação da importância relativa da inovação tecnológica na autonomia e flexibilidade estratégica das empresas fabricantes de componentes para automóveis em Portugal. A indústria automóvel portuguesa tem vindo a sofrer, nos últimos anos, uma alteração profunda nos domínios tecnológico e de organização, associada a novas formas de cooperação empresarial e de concorrência nos mercados. A indústria de componentes, acompanhando este movimento, tem enfrentado fortes desafios que lhe vão sendo colocados pelos construtores, nomeadamente ao nível da qualidade e da gestão da produção. Apesar dos elevados índices de crescimento registados nos últimos anos, tanto nas vendas totais, como nas exportações, continua muito dependente das especificações técnicas dos seus clientes, facto que lhe inibe a autonomia e a flexibilidade estratégica. Neste estudo concluímos que há duas situações bem distintas, neste sector, em Portugal. Por um lado, temos as empresas isoladas, enquanto que, por outro, temos aquelas que estão inseridas em grupos ou em multinacionais. As primeiras, muito dependentes dos seus clientes e possuindo um reduzido poder de mercado, são obrigadas a trabalhar com margens apertadas. A menor capacidade de actualização tecnológica daí resultante, relega-as para uma posição de fornecedores de segundo e terceiro nível, facto que lhes dificulta a acumulação dos meios de capital necessários para fazer face a uma mudança radical da carteira de clientes, no caso de uma crise continuada na indústria automóvel. As segundas, com pouca autonomia de gestão e de decisão, seguem uma política definida pela casa mãe, não revelando problemas de inserção nos mercados. A gestão tecnológica é, também ela, assegurada a nível central, garantindo-lhes uma actualização constante e o acompanhamento das inovações mais recentes. É esta autonomia tecnológica que lhes confere o estatuto de fornecedores de primeiro nível, estando a sua sobrevivência especialmente dependente da capacidade em acompanharem os movimentos de deslocalização dos construtores e da capacidade em combinarem novas tecnologias, de molde a assegurarem o fornecimento de sistemas completos no cada vez mais modularizado automóvel.The automotive industry has played a very important role for the last century, as far as the economy of well-developed countries is concerned. This great performance is mainly due to the capacity of rethinking and reorganising things in a technological level. Nowadays, the big american, european and japanese constructors dominate the automotive market. However, these countries have been going through a period of market stagnation, which made the constructors search for better countries where lo develop their business; the asian, latin american and east european emerging economies, with their high growth rates have thus attracted them. On the other hand, the announced large investments expected in these countries for the coming years will probably contribute to deepen the existing 25% estimated gap between the installed capacity and the demand for vehicles. This phenomenon appears to be drastic as in medium/long term, due to the over capacity; one can foresee a period of crisis, which may lead to the closure of lots of factories in the whole world. In a global converging economy, the binomial competition-costs have been overtaken by factors of qualitative nature. Among these factors we would like to stress the technological innovation, seen as the application of new technological knowledge which leads to new or improved products, processes or services. In the first part of this assignment we will try to make a plain approach to the conceptions dealt with in innovation. In the second and third parts, according to the approach formerly referred to, we intend to evaluate the relative importance of technological innovation in what concerns the autonomy and strategic flexibility of the manufacturing of components for the automotive industry, in Portugal. The Portuguese automotive industry has been through a deep change for the last few years in what concerns its technological and organisational levels. This change implies new forms of managerial co-operation and market competition. As a means of keeping up with this new tendency, car constructors have strongly challenged the automotive components' industry into improving itself, namely in what concerns quality and production management. In spite of the promising increase in sells as well as in the exportations that have been achieved for the last few years, the automotive components' industry is still very dependent on its clients' technical instructions what, obviously, contributes to hold back its autonomy and strategic flexibility. As a result of this study we may conclude that there are two very different situations in this sector, in Portugal: on the one hand, there are companies that are on their own, on the other hand there are others which belong to economical groups or multinationals. The former, strongly dependent on their clients and having a reduced market power, must survive with limited margins. As a consequence, they have more difficulty in being technological up-dated and are, therefore, drawn into a second or third level suppliers, what makes it difficult for these companies to accumulate enough capital, so as to make a complete change in the kind of clients they have, specially in case of recession in the automotive industry. The biggest problem companies working on their own have to face on being up-dated is not the technological inflexibility, but the difficulty in changing the sort of clients they have, as in what concerns equipment's they are modem and are able to produce other new products. The latter haven't much autonomy, at the management and decision level, as they have to follow the main company guidelines, don'! reveal difficulties in what concerns market integration. The main company assures the technological management too, which allows them a constant up dating and also keeping up with the latest innovations. Their technological autonomy assures them the position of first level suppliers and their surviving is only dependent on their capacity to follow the constructors displacement, and to combine new technologies, so as to assure the supply of full systems to a more and more modular product.Instituto Superior de Economia e GestãoGodinho, Manuel MiraRepositório da Universidade de LisboaValente, Fernando Manuel2021-11-08T14:52:34Z1999-011999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22525porValente, Fernando Manuel (1999). “A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvel”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:55.930873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvel
title A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvel
spellingShingle A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvel
Valente, Fernando Manuel
Inovação tecnológica
Competitividade
Produção Flexível
Cooperação Empresarial
Sector de componentes para a indústria automóvel
Technological Innovation
Competition
Flexible Production
Managerial Cooperation
Automotive Components Sector
title_short A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvel
title_full A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvel
title_fullStr A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvel
title_full_unstemmed A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvel
title_sort A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvel
author Valente, Fernando Manuel
author_facet Valente, Fernando Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godinho, Manuel Mira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Fernando Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação tecnológica
Competitividade
Produção Flexível
Cooperação Empresarial
Sector de componentes para a indústria automóvel
Technological Innovation
Competition
Flexible Production
Managerial Cooperation
Automotive Components Sector
topic Inovação tecnológica
Competitividade
Produção Flexível
Cooperação Empresarial
Sector de componentes para a indústria automóvel
Technological Innovation
Competition
Flexible Production
Managerial Cooperation
Automotive Components Sector
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01
1999-01-01T00:00:00Z
2021-11-08T14:52:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22525
url http://hdl.handle.net/10400.5/22525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Valente, Fernando Manuel (1999). “A inovação tecnológica no sector de componentes para a indústria automóvel”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131162202865664