Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro,João Pedro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011
Resumo: Com este artigo pretende-se reflectir sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de desenvolvimento (gestão da formação e gestão das carreiras) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de desenvolvimento para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da gestão da formação e da gestão das carreiras.
id RCAP_5244eedd02694386a7c80433a915d972
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-24082009000100011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvelEstratégias EmpresariaisFormaçãoCarreirasSector de Componentes para AutomóvelCom este artigo pretende-se reflectir sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de desenvolvimento (gestão da formação e gestão das carreiras) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de desenvolvimento para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da gestão da formação e da gestão das carreiras.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies n.5 2009reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011Cordeiro,João Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:21:03Zoai:scielo:S1646-24082009000100011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:28:12.847886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel
title Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel
spellingShingle Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel
Cordeiro,João Pedro
Estratégias Empresariais
Formação
Carreiras
Sector de Componentes para Automóvel
title_short Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel
title_full Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel
title_fullStr Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel
title_full_unstemmed Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel
title_sort Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel
author Cordeiro,João Pedro
author_facet Cordeiro,João Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro,João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias Empresariais
Formação
Carreiras
Sector de Componentes para Automóvel
topic Estratégias Empresariais
Formação
Carreiras
Sector de Componentes para Automóvel
description Com este artigo pretende-se reflectir sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de desenvolvimento (gestão da formação e gestão das carreiras) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de desenvolvimento para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da gestão da formação e da gestão das carreiras.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies n.5 2009
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137352417804288