O perfil do diretor da escola : a importância das competências emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria da Luz Aires
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23899
Resumo: Na atual conjuntura social, o Homem é entendido como um todo, em interação com o meio que o rodeia, em que o conceito de inteligência emocional permite-lhe conviver e regular todas as ações no alcance do bem-estar pessoal. Neste seguimento, todo o ser humano tem de ser orientado no sentido das emoções e dos afetos, na medida em que tudo o que ele é, pensa, faz ou decide é fruto do resultado das suas sensibilidades, devidamente processadas pelo intelecto. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer as características da inteligência emocional que norteiam a ação do diretor de escola e que perspetivas têm os professores e os assistentes operacionais relativamente à forma como é levada a cabo a liderança. Foi utilizada uma metodologia mista, de natureza qualitativa e quantitativa. No método de colheita de dados quantitativo, o instrumento usado foi um questionário com caracterização sociodemográfica e Escala de Inteligência Emocional construída por Moreno, C. (2012). No método qualitativo optou-se pela entrevista semiestruturada. A amostra é constituída por 131 sujeitos, 3 diretores de escola, 100 professores e 28 assistentes operacionais. Os resultados apresentam os três diretores com consciência de que estão na posse das competências emocionais (pessoais e sociais) para o desempenho do cargo. Para os restantes grupos, professores e assistentes operacionais, o expectável nem sempre é verificado, apesar do reconhecimento de inúmeras características de inteligência emocional, os seus diretores não a manifestam sempre. As conclusões deste estudo permitem destacar o facto de o líder ter um papel decisivo no dinamismo dos grupos, na medida em que promove a eficácia e a eficiência da organização. Percebe-se que a necessidade de investimento na gestão de recursos humanos, ao nível pessoal, profissional e social, é condição para o sucesso das organizações.
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spelling O perfil do diretor da escola : a importância das competências emocionaisInteligência emocionalGestão eficazGestão escolarLiderança escolarEscola de sucessoEmotional intelligenceEffective managementSchool managementSchool leadershipSchool of successDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNa atual conjuntura social, o Homem é entendido como um todo, em interação com o meio que o rodeia, em que o conceito de inteligência emocional permite-lhe conviver e regular todas as ações no alcance do bem-estar pessoal. Neste seguimento, todo o ser humano tem de ser orientado no sentido das emoções e dos afetos, na medida em que tudo o que ele é, pensa, faz ou decide é fruto do resultado das suas sensibilidades, devidamente processadas pelo intelecto. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer as características da inteligência emocional que norteiam a ação do diretor de escola e que perspetivas têm os professores e os assistentes operacionais relativamente à forma como é levada a cabo a liderança. Foi utilizada uma metodologia mista, de natureza qualitativa e quantitativa. No método de colheita de dados quantitativo, o instrumento usado foi um questionário com caracterização sociodemográfica e Escala de Inteligência Emocional construída por Moreno, C. (2012). No método qualitativo optou-se pela entrevista semiestruturada. A amostra é constituída por 131 sujeitos, 3 diretores de escola, 100 professores e 28 assistentes operacionais. Os resultados apresentam os três diretores com consciência de que estão na posse das competências emocionais (pessoais e sociais) para o desempenho do cargo. Para os restantes grupos, professores e assistentes operacionais, o expectável nem sempre é verificado, apesar do reconhecimento de inúmeras características de inteligência emocional, os seus diretores não a manifestam sempre. As conclusões deste estudo permitem destacar o facto de o líder ter um papel decisivo no dinamismo dos grupos, na medida em que promove a eficácia e a eficiência da organização. Percebe-se que a necessidade de investimento na gestão de recursos humanos, ao nível pessoal, profissional e social, é condição para o sucesso das organizações.In the current social context, Man is perceived as a whole, interacting with the surrounding environment, where the concept of emotional intelligence entitles him to socialize and regulate all the actions that make his personal well-being possible. Being so, every human being has to be guided towards emotions and affections, insofar as everything he is, thinks, does or decides has its roots in his sensitivity, adequately processed by his intellect. The investigation issue of the current study is the research about the profile of the school head teacher and the importance of emotional skills. Its general purpose is to assess the inherent characteristics to emotional intelligence which guide the actions of the school headteacher and the perspectives that teachers and operational assistants have, regarding the way how his/her management is carried out. The methodology used was both of qualitative and quantitative nature. The method used to collect quantitative data was a questionnaire with sociodemographic characterization and Emotional Intelligence Scale designed by Moreno, C. (2012). The qualitative approach was based on the semi - structured interview. The sample comprises 131 subjects – 3 school head teachers, 100 teachers and 28 school operational assistants. The results show that the three head teachers are perfectly aware of their emotional skills (personal and social) to perform their duty, although they have differences in their performance and have diversified styles. In the other groups – teachers and operational assistants - the expected result can’t always be confirmed. In spite of the recognition of their innumerable characteristics of emotional intelligence, head teachers do not always meet their expectations. The conclusions of this study highlight the fact that the leader plays a decisive role in the dynamism of the groups, promoting the effectiveness and efficiency of the organization. It is perceived that the need to invest in human beings, be it in the personal, professional or social spheres, is a condition for the success of organizations.Ribeiro, Célia dos PrazeresPires, Sofia Margarida Guedes Campos SalvadoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCoelho, Maria da Luz Aires2018-01-19T11:50:07Z2017-09-2020172017-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23899TID:201743876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:40.182277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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