As representações da masculinidade nos anúncios publicitários da AXE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Irina Sofia Esteves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/123550
Resumo: O objectivo desta tese é desvendar como os estereótipos de género são veiculados por meio do humor nos anúncios. É um trabalho multidisciplinar que inclui contributos dos estudos de publicidade e argumentação, com base nos pressupostos dos estudos de masculinidades. Este trabalho é um estudo de caso de 5 anúncios da marca AXE nos anos de 2006, 2012, 2013, 2016 e 2019, e é realizado por meio da desconstrução e reconstrução argumentativa, metodologia que permite identificar o tipo de argumentos utilizados na publicidade em formato de vídeo, e detectar a informação implícita necessária para aceder aos estereótipos de género que a publicidade comunica. O resultado desta análise assinala as mudanças no tipo de argumentos de persuasão e no tipo de estereótipos de género presentes antes e depois do rebranding da marca, uma mudança no tipo de masculinidade promovida pelo conteúdo publicitário e conclui que o humor é uma ferramenta de transmissão de mensagens, sobretudo as mais controversas.
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