Introdução do pensamento computacional na formaçao inicial de professores. Questões de avaliação e investigação/ Introducing computational thinking in pre-service teacher education. Issues in evaluation and research.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, José
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Espadeiro, Rui
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14233
Resumo: Abstract — The text describes and analyses the introduction of computational thinking in the context of initial teacher education in a university context through the use of Scracth programming language. The approach is based in theorethical and practical framework in order to study and evaluate the development of computational thinking. We designed a pilot study aimed to investigate the adequacy of the dimensions present in the referred framework, in the context of initial teacher training, as well as evaluating the attributed relevance to the development of computational thinking by future teachers as part of their training process. A sample of 44 students participated in the research selected from undergraduate and master's courses. A qualitative research methodology was adopted, using Programming Scratch Language and multimedia projects, reports and focus-group interviews as main data collection techniques. Results shows the importance of providing experiences and learning opportunities to the initial teacher training students, appropriate to the development of computational thinking so that students can, as citizens, to prepare for an increasingly demanding and complex society and, as future education professionals, to take fully advantage of the fully educational potential of the computers and particularly the computacional environments for children. Resumo — O estudo teve como objetivo investigar os resultados da aplicação prática dos princípios constantes no referencial teórico de avaliação do pensamento computacional em estudantes dos cursos de pós-graduação no quadro da formação inicial de professores bem como avaliar a relevância atribuída ao desenvolvimento do pensamento computacional por futuros professores, como parte de seu processo de formação. Uma amostra de 44 estudantes foi selecionada a partir de cursos de licenciatura e de mestrado que participaram na investigação. Foi implementada uma proposta educativa, com recurso ao ambiente computacional Scratch, decorreu ao longo de um semestre lectivo. Foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa, que combina o recurso à análise dos blocos de programação usados pelos estudantes na criação dos projectos e aplicações computacionais, com entrevistas focus-group e análise de conteúdo dos relatórios. Os resultados mostram a utilidade do quadro referencial utilizado na avaliação dos conceitos, das práticas e perspectivas computacionais desenvolvidas. O estudo apresenta evidências do reconhecimento da importância de proporcionar experiências e oportunidades de aprendizagem aos alunos de formação inicial de professores, necessárias ao seu desenvolvimento como cidadãos e como futuros professores, ajudando-os a prepararem-se para um contexto profissional cada vez cada vez mais complexo e exigente bem como a aproveitar plenamente o potencial educativo dos computadores e das tecnologias e recursos digitais no trabalho educativo com
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