Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nuno José Francisco de Brito
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18549
Resumo: O presente trabalho trata abordagens melódicas e vocais aplicadas na bateria dentro do repertório jazz, desde a manipulação da altura dos sons ao estilo de Ari Hoenig, à orquestração de padrões rítmicos na estética do beatbox praticado por Tigran Hamasyan, e à aplicação de vocabulário rítmico vocal de B C Manjunath proveniente da música clássica do Sul da Índia. No geral, a definição e aplicação de uma abordagem melódica é tão única como o instrumentista que opta por defini-la ou aplicá-la. Na atualidade, encontram-se três exemplos de referência em campos melódico-vocais distintos: i) o baterista norte-americano Ari Hoenig desenvolve uma abordagem de percussão melódica na bateria dentro do repertório jazz; ii) o pianista arménio Tigran Hamasyan incorpora sons de beatbox nas suas composições; e iii) o percussionista indiano B C Manjunath, enquanto intérprete de percussão vocal no estilo konakkol. A metodologia que serve de base a este estudo divide-se em três etapas: recolha; interpretação e aplicação. A primeira etapa inclui a recolha de referências bibliográficas e audiovisuais relacionadas com os temas principais do trabalho, nomeadamente Ari Hoenig, Tigran Hamasyan e B C Manjunath, autores que suportam a análise. A segunda etapa integra o tratamento e interpretação dos elementos recolhidos através da transcrição e construção de um repertório, desenvolvendo-se também modelos de notação musical específicos para cada abordagem. A terceira e última etapa consiste na aplicação desse repertório à bateria, tanto ao nível solístico como ao nível coletivo com um conjunto variado de instrumentistas. Este trabalho tem assim como propósito criar novas possibilidades performativas para a bateria e potenciar diferentes dinâmicas na relação com outros instrumentistas.
id RCAP_cae96d24a7bb78e06c0fd819bdd496b1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateriaPercussão melódicaAri HoenigBeatboxTigran HamasyanPercussão vocalB C ManjunathMelodic drummingVocal percussionO presente trabalho trata abordagens melódicas e vocais aplicadas na bateria dentro do repertório jazz, desde a manipulação da altura dos sons ao estilo de Ari Hoenig, à orquestração de padrões rítmicos na estética do beatbox praticado por Tigran Hamasyan, e à aplicação de vocabulário rítmico vocal de B C Manjunath proveniente da música clássica do Sul da Índia. No geral, a definição e aplicação de uma abordagem melódica é tão única como o instrumentista que opta por defini-la ou aplicá-la. Na atualidade, encontram-se três exemplos de referência em campos melódico-vocais distintos: i) o baterista norte-americano Ari Hoenig desenvolve uma abordagem de percussão melódica na bateria dentro do repertório jazz; ii) o pianista arménio Tigran Hamasyan incorpora sons de beatbox nas suas composições; e iii) o percussionista indiano B C Manjunath, enquanto intérprete de percussão vocal no estilo konakkol. A metodologia que serve de base a este estudo divide-se em três etapas: recolha; interpretação e aplicação. A primeira etapa inclui a recolha de referências bibliográficas e audiovisuais relacionadas com os temas principais do trabalho, nomeadamente Ari Hoenig, Tigran Hamasyan e B C Manjunath, autores que suportam a análise. A segunda etapa integra o tratamento e interpretação dos elementos recolhidos através da transcrição e construção de um repertório, desenvolvendo-se também modelos de notação musical específicos para cada abordagem. A terceira e última etapa consiste na aplicação desse repertório à bateria, tanto ao nível solístico como ao nível coletivo com um conjunto variado de instrumentistas. Este trabalho tem assim como propósito criar novas possibilidades performativas para a bateria e potenciar diferentes dinâmicas na relação com outros instrumentistas.The present work deals with melodic and vocal approaches applied to the drums within the jazz repertoire, from the manipulation of the pitch of sounds in the style of Ari Hoenig, to the orchestration of rhythmic patterns in the beatbox aesthetic practiced by Tigran Hamasyan, and the application of B C Manjunath's vocal rhythmic vocabulary from South Indian classical music. Overall, the definition and application of a melodic approach is as unique as the instrumentalist who chooses to define or apply it. Currently, there are three reference examples in distinct melodic-vocal fields: i) American drummer Ari Hoenig develops a melodic drumming approach within the jazz repertoire; ii) Armenian pianist Tigran Hamasyan incorporates beatbox sounds in his compositions; and iii) Indian percussionist B C Manjunath, as a performer of vocal percussion in the konakkol style. The methodology that serves as the basis for this study is divided into three stages: collection; interpretation; and application. The first stage includes the collection of bibliographic and audiovisual references related to the main themes of the work, namely Ari Hoenig, Tigran Hamasyan, and B C Manjunath, authors who support the analysis. The second stage integrates the treatment and interpretation of the elements collected through the transcription and construction of a repertoire, also developing specific musical notation models for each approach. The third and final stage consists in the application of this repertoire to the drums, both solo and with a diverse ensemble of instrumentalists. The purpose of this work is to create new performative possibilities for the drums and to enhance different dynamics in the relationship with other instrumentalists.Coimbra, Daniela da CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Nuno José Francisco de Brito2021-09-24T18:08:22Z2021-07-292021-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18549TID:202757889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:31.282244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateria
title Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateria
spellingShingle Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateria
Oliveira, Nuno José Francisco de Brito
Percussão melódica
Ari Hoenig
Beatbox
Tigran Hamasyan
Percussão vocal
B C Manjunath
Melodic drumming
Vocal percussion
title_short Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateria
title_full Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateria
title_fullStr Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateria
title_full_unstemmed Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateria
title_sort Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateria
author Oliveira, Nuno José Francisco de Brito
author_facet Oliveira, Nuno José Francisco de Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coimbra, Daniela da Costa
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nuno José Francisco de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Percussão melódica
Ari Hoenig
Beatbox
Tigran Hamasyan
Percussão vocal
B C Manjunath
Melodic drumming
Vocal percussion
topic Percussão melódica
Ari Hoenig
Beatbox
Tigran Hamasyan
Percussão vocal
B C Manjunath
Melodic drumming
Vocal percussion
description O presente trabalho trata abordagens melódicas e vocais aplicadas na bateria dentro do repertório jazz, desde a manipulação da altura dos sons ao estilo de Ari Hoenig, à orquestração de padrões rítmicos na estética do beatbox praticado por Tigran Hamasyan, e à aplicação de vocabulário rítmico vocal de B C Manjunath proveniente da música clássica do Sul da Índia. No geral, a definição e aplicação de uma abordagem melódica é tão única como o instrumentista que opta por defini-la ou aplicá-la. Na atualidade, encontram-se três exemplos de referência em campos melódico-vocais distintos: i) o baterista norte-americano Ari Hoenig desenvolve uma abordagem de percussão melódica na bateria dentro do repertório jazz; ii) o pianista arménio Tigran Hamasyan incorpora sons de beatbox nas suas composições; e iii) o percussionista indiano B C Manjunath, enquanto intérprete de percussão vocal no estilo konakkol. A metodologia que serve de base a este estudo divide-se em três etapas: recolha; interpretação e aplicação. A primeira etapa inclui a recolha de referências bibliográficas e audiovisuais relacionadas com os temas principais do trabalho, nomeadamente Ari Hoenig, Tigran Hamasyan e B C Manjunath, autores que suportam a análise. A segunda etapa integra o tratamento e interpretação dos elementos recolhidos através da transcrição e construção de um repertório, desenvolvendo-se também modelos de notação musical específicos para cada abordagem. A terceira e última etapa consiste na aplicação desse repertório à bateria, tanto ao nível solístico como ao nível coletivo com um conjunto variado de instrumentistas. Este trabalho tem assim como propósito criar novas possibilidades performativas para a bateria e potenciar diferentes dinâmicas na relação com outros instrumentistas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24T18:08:22Z
2021-07-29
2021-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18549
TID:202757889
url http://hdl.handle.net/10400.22/18549
identifier_str_mv TID:202757889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474174148608