Do empreendedorismo á responsabilidade social corporativa: Delta Cafés um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Paula Sofia de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16246
Resumo: A elevada competitividade entre empresas, países e regiões, com diferentes capacidades económicas e em estados de desenvolvimento distintos, leva a que, inseridos num contexto de crise económico-financeira, estes agentes lutem pela sua sobrevivência e pelo possível crescimento económico através de um denominador comum: o empreendedorismo. No entanto, o empreendedorismo ganha tanto mais impacto e razão de ser quando é praticado na sua vertente económica e social. Por seu lado, o desenvolvimento económico e os seus promotores, nomeadamente as empresas, sobre o qual incide a presente dissertação, podem ser tão mais beneficiadas quanto maior for o seu contributo para o meio económico e social em que estão inseridos, desde que adoptem uma estratégia de responsabilidade social bem definida. Este trabalho pretende então dar a conhecer através da revisão de literatura apresentada, as definições e contributos teóricos fundamentais dos conceitos de empreendedorismo, de empreendedorismo social e de responsabilidade social corporativa. Procura estabelecer relação entre estes temas, analisar os vários pontos de vista face à prática do último. E, ainda os possíveis benefícios auferidos pelas empresas que o praticam, bem como pelos respectivos stakeholders. Para a aplicação dos conceitos apresentados na revisão de literatura e visando dar resposta à questão de investigação, desenvolveu-se um estudo empírico baseado numa metodologia de estudo de caso, em que é visada a empresa Delta Cafés. Esta empresa é pioneira em matéria de responsabilidade social e ainda não foi alvo de muitos estudos académicos que permitam validar muitas das proposições formuladas de um modo mais comum sobre a mesma. Pretende-se com isto, que as conclusões obtidas possam servir de exemplo para tantas outras empresas que procuram o seu espaço num contexto difícil, em que as iniciativas económicas devidamente concertadas com as acções de cariz social poderão ser uma das soluções para o problema introduzido neste resumo; ABSTRACT:The high competitiveness among companies, countries and the different geographic regions, all with economic capacities and different stages of development, means that, inserted in a context of economic and financial crisis, the struggle for survival and for the possible growth of economies, should be done through entrepreneurship in its economic and social outlook. In turn, economic development and its promoters, mainly enterprises, which are the focus of this thesis, can be more benefited as greater is the contribution to the economic and social environment in which they are inserted, requiring the adoption of a social responsibility strategy well defined. The present thesis seeks to present through a literature review, the definitions of entrepreneurship, social entrepreneurship and corporate social responsibility, the relationship between them and the various points of view about the last one, as well as the possible benefits that firms and their stakeholders can get through their practices. The dissertation also consists of an empirical study based on a case study methodology, in which the aim is Delta Cafés, because it is a company with proven entrepreneurial, and official acknowledgments in this matter. Moreover the importance of using this case study is because the company is pioneer in social responsibility and a real case of interest for this thesis, which will produce relevant results in this area. The findings may serve as an example for many other companies which seek their place in a difficult context, in which economic initiatives action concerted with social initiatives may be a good solution to the problem introduced in this summary.
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