O intraempreendedorismo como um diferencial à inovação: o caso de uma agroindústria multinacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202632 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar o intraempreendedorismo no processo de inovação de uma empresa agroindustrial multinacional estabelecida no Brasil. Procedimentos de Pesquisa: Pesquisa aplicada com estratégia metodológica de estudo de caso único, em uma agroindústria multinacional com presença em todos os continentes e atuação no Brasil em diversas cadeias agrícolas. Em razão da complexidade da relação entre intraempreendedorismo e inovação combinou-se métodos quantitativos e qualitativos. Aplicou-se uma survey com 16 questões para uma amostra de 120 funcionários da principal divisão de negócios da empresa, cujos resultados foram construídos a partir dos métodos de análise fatorial exploratória, confirmatória e análise discriminante. Na sequência foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas envolvendo a presidência e diretores, sendo utilizada a análise de conteúdo, com o uso da análise de similitude e frequência de palavras. Resultados e Discussões: Verificou-se que intraempreendedorismo se apresenta em duas dimensões relacionadas ao comportamento do indivíduo e o perfil da empresa e estas dimensões são correlacionadas de forma positiva e significativa. Notou-se que estas dimensões estão associadas à inovação em produtos e processos da empresa. Pontua-se que não foram encontradas variáveis demográficas que discriminassem os resultados, sugerindo que o intraempreendedorismo ocorre de modo disseminado. Contudo, identificou-se que os níveis hierárquicos mais elevados são mais suscetíveis ao intraempreendedorismo. Os resultados das entrevistas corroboraram a importância do intraempreendedorismo à inovação da empresa, especialmente, ao valorizar os aspectos comportamentais e os estruturais, ponderando a importância destes para a competitividade da empresa. Os discursos dos respondentes mostram-se complementares e alinhados ao propósito da organização. Implicações Gerenciais: A inovação nas empresas não ocorre somente em centros de pesquisa e desenvolvimento ou por meio de pesquisadores dedicados para este fim, ela pode ocorrer, também, a partir do intraempreendedorismo, porém este não surge de forma aleatória, há necessidade de estabelecer uma cultura intraempreendedora por meio do fomento à características comportamentais dos funcionários e de aspectos estruturais da empresa que deve apoiar desde os níveis mais elevados da sua estrutura. Não obstante, deve-se reavaliar processos para verificar oportunidades de reduzir excessos de burocracias. Conclusões e Limitações da Pesquisa: A pesquisa aponta uma correlação positiva entre variáveis que caracterizam uma empresa intraempreendedora e verifica uma condição favorável à inovação. Entretanto, a pesquisa foi limitada a uma divisão de negócios dentro da empresa e, portanto, pode não representar o contexto de outras áreas dentro dela ou de outras organizações dentro do mesmo setor. Originalidade: O intraempreendedorismo mostrou-se relevante em empresa Agroindustrial, a despeito de ser uma atividade compreendida por vezes com baixa diferenciação. Os construtos criados para caracterizar o intraempreendedorismo abrem novas oportunidades de pesquisa, bem como, a diferença encontrada do intraempreendedorismo entre os níveis hierárquicos da empresa. A estratégia em combinar análise qualitativa e quantitativa também se mostrou acertada ao permitir maior compreensão e robustez dos resultados do estudo. |
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O intraempreendedorismo como um diferencial à inovação: o caso de uma agroindústria multinacionalIntrapreneurship as a differentiator for innovation: the case of an agribusiness multinational companyAgronegócioCompetitividadeCultura OrganizacionalEmpreendedorismo CorporativoGestão OrganizacionalAgribusinessCompetitivityOrganizational CultureCorporate EntrepreneurshipOrganizational ManagementObjetivo: Avaliar o intraempreendedorismo no processo de inovação de uma empresa agroindustrial multinacional estabelecida no Brasil. Procedimentos de Pesquisa: Pesquisa aplicada com estratégia metodológica de estudo de caso único, em uma agroindústria multinacional com presença em todos os continentes e atuação no Brasil em diversas cadeias agrícolas. Em razão da complexidade da relação entre intraempreendedorismo e inovação combinou-se métodos quantitativos e qualitativos. Aplicou-se uma survey com 16 questões para uma amostra de 120 funcionários da principal divisão de negócios da empresa, cujos resultados foram construídos a partir dos métodos de análise fatorial exploratória, confirmatória e análise discriminante. Na sequência foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas envolvendo a presidência e diretores, sendo utilizada a análise de conteúdo, com o uso da análise de similitude e frequência de palavras. Resultados e Discussões: Verificou-se que intraempreendedorismo se apresenta em duas dimensões relacionadas ao comportamento do indivíduo e o perfil da empresa e estas dimensões são correlacionadas de forma positiva e significativa. Notou-se que estas dimensões estão associadas à inovação em produtos e processos da empresa. Pontua-se que não foram encontradas variáveis demográficas que discriminassem os resultados, sugerindo que o intraempreendedorismo ocorre de modo disseminado. Contudo, identificou-se que os níveis hierárquicos mais elevados são mais suscetíveis ao intraempreendedorismo. Os resultados das entrevistas corroboraram a importância do intraempreendedorismo à inovação da empresa, especialmente, ao valorizar os aspectos comportamentais e os estruturais, ponderando a importância destes para a competitividade da empresa. Os discursos dos respondentes mostram-se complementares e alinhados ao propósito da organização. Implicações Gerenciais: A inovação nas empresas não ocorre somente em centros de pesquisa e desenvolvimento ou por meio de pesquisadores dedicados para este fim, ela pode ocorrer, também, a partir do intraempreendedorismo, porém este não surge de forma aleatória, há necessidade de estabelecer uma cultura intraempreendedora por meio do fomento à características comportamentais dos funcionários e de aspectos estruturais da empresa que deve apoiar desde os níveis mais elevados da sua estrutura. Não obstante, deve-se reavaliar processos para verificar oportunidades de reduzir excessos de burocracias. Conclusões e Limitações da Pesquisa: A pesquisa aponta uma correlação positiva entre variáveis que caracterizam uma empresa intraempreendedora e verifica uma condição favorável à inovação. Entretanto, a pesquisa foi limitada a uma divisão de negócios dentro da empresa e, portanto, pode não representar o contexto de outras áreas dentro dela ou de outras organizações dentro do mesmo setor. Originalidade: O intraempreendedorismo mostrou-se relevante em empresa Agroindustrial, a despeito de ser uma atividade compreendida por vezes com baixa diferenciação. Os construtos criados para caracterizar o intraempreendedorismo abrem novas oportunidades de pesquisa, bem como, a diferença encontrada do intraempreendedorismo entre os níveis hierárquicos da empresa. A estratégia em combinar análise qualitativa e quantitativa também se mostrou acertada ao permitir maior compreensão e robustez dos resultados do estudo.Objective: Evaluate intrapreneurship in the innovation process of a multinational company from the Agri-industrial sector established in Brazil. Research Procedures: Research applied with a methodological strategy for a single case study, in a multinational Agri-industry with presence in all continents and working in Brazil in various agricultural fields. Because of the complexity of the relationship between intrapreneurship and innovation, it combines quantitative and qualitative methods. A survey was applied with 16 quests for a sample of 120 employees of the main business division of the company, whose results were constructed from two methods of exploratory, confirmatory and discriminant analysis. In the sequence, four semi-structured interviews involving the presidency and directors were conducted, being used to analyze the content, as the use of the analysis of similarity and frequency of words. Results and Discussions: It was verified that intrapreneurship appears in two dimensions related to the behavior of the individual and the company profile and these dimensions are positively and significantly correlated. It was noted that these dimensions are associated with innovation in the company's products and processes. Needs to be pointed that no demographic variables have been found that discriminate our results, suggesting that intrapreneurship occurs in a widespread manner. However, it has been identified that the highest hierarchical levels are more significant to or intrapreneurship. The results of the interviews will corroborate the importance of intrapreneurship in the innovation of the company, especially, to value aspects of the behavior and the structures, weighing the importance of these for the competitiveness of the company. The speeches, two respondents, show complementary and aligned with the purpose of the organization. Management Implications: Innovation inside companies does not happen only in research and development centers or through dedicated researchers for this purpose, it can also run from intrapreneurship, therefore this does not arise randomly, it is necessary to establish a intrapreneurial culture by means of fostering behavioral characteristics from employees and structural aspects of the company, that must be supported from the highest levels of its structure. However, processes should be re-evaluated to verify opportunities to reduce excess bureaucracies. Conclusions and Limitations of the Research: The research indicates a positive correlation between variables that characterize an intrapreneurial company and verifies a favorable condition for innovation. However, the research was limited to one business division within the company and therefore cannot represent the context of other areas within the company or other companies within the same sector. Originality: Intrapreneurship has shown to be relevant in an Agri-industrial company, despite being an activity understood at times as a low differentiation. Constructs created to characterize intrapreneurship open new research opportunities, like, to the difference found from intrapreneurship between the hierarchical levels from the companies. The strategy in combining qualitative and quantitative analysis also proved successful in allowing better understanding and robustness of two results of the study.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, David Ferreira Lopes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bordignon, Marina Durigon2021-02-04T13:18:12Z2021-02-04T13:18:12Z2020-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20263233004102073P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T18:04:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202632Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:47:07.845577Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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